Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

    ray1: Que boa notícia!!! Fico á espera de notícias em breve!!!



    Até logo!

    Comentar


    • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

      Lia,



      Estou a torcer por vocês.
      Susana e Afonso (14/09/2004)
      Nobody is perfect!!!
      I'm nobody.

      Comentar


      • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

        Já há novidades? Espero que corra tudo bem!!!

        Comentar


        • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

          Ola!nao vim responder mais cedo porque estive fora todo o dia,la fui falar com a dra Henedina bem nao tenho grandes novidades,a dra depois de ver o rodrigo ficou com algumas duvidas embora me dissesse que ha a ipotese de ele ser celiaco mas nao e tao evidente como era o lucas,disse me que com o resultado das analises seria melhor, como eu nao tinha,ela resolveu escrever uma carta a medica do rodrigo a explicar o ponto de vista porque a dra Henedina acha que o rodrigo pode tambem ter a mutaçao lactase,sinceramente nem sei bem o que e,mas eu quando cheguei do hospital fui falar com a medica do rodrigo que por acaso estava de serviço e foi uma simpatia,deu me as analises o resultado da eco e ainda fez um relatorio,a dra Henedina explicou me que se ele tiver as enzimas do figado aumentadas a probabilidade e grande de ele ser celiaco vejam la tenho aqui os resultados e nao percebo nada,queria pedir a momlucas se me poder dizer quais foram os resultados do lucas e me disser o nome das analises para eu comparar sao tantas que nao percebo nada,pronto amigas nao tenho mais nada a dizer em relaçao a consulta,a dra disse que de facto o rodrigo tem sintomas de dc mas nao tao evidentes como os do lucas para mandar fazer a biopsia sem pelo menos saber das analises porque tambem a a tal possibilidade da mutaçao lactase,e a analise e feita la no hospital de s marcos,a dra Henedina referenciou isso na carta dirigida a medica do Rodrigo por isso fico a espera que a momlucas me elucide com os resultados do lucas para eu pelo menos ter uma ideia.amigas obrigada bjs
          [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

          Comentar


          • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

            liabraga (13-05-2009)Ola!nao vim responder mais cedo porque estive fora todo o dia,la fui falar com a dra Henedina bem nao tenho grandes novidades,a dra depois de ver o rodrigo ficou com algumas duvidas embora me dissesse que ha a ipotese de ele ser celiaco mas nao e tao evidente como era o lucas,disse me que com o resultado das analises seria melhor, como eu nao tinha,ela resolveu escrever uma carta a medica do rodrigo a explicar o ponto de vista porque a dra Henedina acha que o rodrigo pode tambem ter a mutaçao lactase,sinceramente nem sei bem o que e,mas eu quando cheguei do hospital fui falar com a medica do rodrigo que por acaso estava de serviço e foi uma simpatia,deu me as analises o resultado da eco e ainda fez um relatorio,a dra Henedina explicou me que se ele tiver as enzimas do figado aumentadas a probabilidade e grande de ele ser celiaco vejam la tenho aqui os resultados e nao percebo nada,queria pedir a momlucas se me poder dizer quais foram os resultados do lucas e me disser o nome das analises para eu comparar sao tantas que nao percebo nada,pronto amigas nao tenho mais nada a dizer em relaçao a consulta,a dra disse que de facto o rodrigo tem sintomas de dc mas nao tao evidentes como os do lucas para mandar fazer a biopsia sem pelo menos saber das analises porque tambem a a tal possibilidade da mutaçao lactase,e a analise e feita la no hospital de s marcos,a dra Henedina referenciou isso na carta dirigida a medica do Rodrigo por isso fico a espera que a momlucas me elucide com os resultados do lucas para eu pelo menos ter uma ideia.amigas obrigada bjs


            Boa noite, amiga!



            Apesar de não teres marcado biopsia para o Rodrigo, eu acho que estás cada vez mais perto de deslindar isto!



            Olha, as análises que tens não têm valores de referência? As enzimas do fígado são as Transaminases, se esse valor estiver acima dos valores de referência ficas a saber que se encontrou uma das "provas" que a Dra. Henedina precisava para se convencer da DC!



            E sim, é provavel que o Rodrigo tenha também intolerância á lactose... aparece frequentemente associada á DC. Não raro, muitos celíacos são também intolerantes á lactose. Mas essa mutação do gene lactase, pelo que eu percebi, só testes genéticos podem encontrar... nos casos em que se desconfia, por norma, retira-se leite e derivados da alimentação e pronto, mais ainda se houver uma DC diagnosticada. Deus queira que não se confirme isso também... é mais um transtorno na alimentação do Rodrigo, mas enfim... tens de pensar que o que importa é ele ser saudável, independentemente do que come ou bebe, né?



            Bem, mas vamos aguardar pela mom2lucas, a ver o que ela tem a dizer.



            Eu cá acho que, agora sim, estão no bom caminho: a Dra. Henedina não vai descansar enquanto não diagnosticar a DC ou outra coisa qualquer! Por certo vai procurar tudo até ter a certeza! Assim sim!!!



            Um beijo muito grande e outro especial para o Rodrigo!


            Comentar


            • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

              Ola eli!pois tens razao,eu acho que agora estou no bom caminho vamos la ver embora a dra Henedina me tenha dito que a dra que esta a seguir o rodrigo e muito boa medica,pelos vistos conhece,em relaçao as analises vou esperar que a momlucas diga alguma coisa,fixei alguns nomes mas nao sei se serao os mais importantes,TGO,«valores de referencia,10/34»os do rodrigo 40,TGP dentro do normal,creatinina esta a baixo do normal,potassio acima do normal,cloretos acima do normal,IgA tudo normal,pdw,a baixo do normal,plaquetas 305.000,IgA anti-gliadina1,5u/ml, IgG anti-gliadina2,3u/ml, IgA anti-endomicio negativo, anti transglutaminase 0,1u/ml, grau de digestabilidadedas fezes:raros hidratos de carbono,alguns lipidos,rarosprotidos,figado de dimensoes aumentadas,10cm de eixo longitudinal,com parenquimahomogeneo...enfim nao percebo nada disto pode ser que a momlucas me ajude,se faltar mais algum valor eu tenho tudo aqui so nao sei quais os mais importantes.eli mais uma vez obrigada beijoquinhas para ti e para a pipoca.
              [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

              Comentar


              • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                liabraga (13-05-2009)Ola eli!pois tens razao,eu acho que agora estou no bom caminho vamos la ver embora a dra Henedina me tenha dito que a dra que esta a seguir o rodrigo e muito boa medica,pelos vistos conhece,em relaçao as analises vou esperar que a momlucas diga alguma coisa,fixei alguns nomes mas nao sei se serao os mais importantes,TGO,«valores de referencia,10/34»os do rodrigo 40,TGP dentro do normal,creatinina esta a baixo do normal,potassio acima do normal,cloretos acima do normal,IgA tudo normal,pdw,a baixo do normal,plaquetas 305.000,IgA anti-gliadina1,5u/ml, IgG anti-gliadina2,3u/ml, IgA anti-endomicio negativo, anti transglutaminase 0,1u/ml, grau de digestabilidadedas fezes:raros hidratos de carbono,alguns lipidos,rarosprotidos,figado de dimensoes aumentadas,10cm de eixo longitudinal,com parenquimahomogeneo...enfim nao percebo nada disto pode ser que a momlucas me ajude,se faltar mais algum valor eu tenho tudo aqui so nao sei quais os mais importantes.eli mais uma vez obrigada beijoquinhas para ti e para a pipoca.




                Bom Dia, Lia!





                Das duas Transaminases, TGO E TGP, só uma está aumentada... não sei o que isso significa mas sei que a TGO é precisamente a mais importante no diagnóstico de doenças hepaticas. A creatinemia está abaixo do normal e isso é que é intrigante porque se ele tem problema renal quando muito deveria ter a creatinina nos valores normais (por ainda não haver lesão grave) mas não abaixo! A creatinina aumentada é um marcador serológico importante para diagnosticar insuficiencia renal!





                Em contrapartida, o potássio elevado pode significar problema renal ou perda por vomitos, diarreias e má absorção intestinal. Como a creatinemia está abaixo do normal, logo não há perda de função renal, só pode ser pelas diarreias e pela ma-absorção intestinal consequencia da DC...





                Da digestibilidade das fezes não entendo muito, de facto. Mas dá-me ideia que não parece haver ma absorção porque hidratos de carbono são raros e aparecem apenas alguns lípidos (gorduras) o que provavelmente significa que o intestino os absorve...



                Enfim... a ideia com que fico é que as analises do Rodrigo são confusas... como as da minha piolha... aquela da Hormona do Crescimento aumentada na Filipa então foi demais!!!:hehe: Por isso é que os médicos hesitam tanto! E na verdade, a DC parece-me a resposta mais satisfatoria, ou seja: se o Rodrigo não tem declaradamente problemas renais e do fígado então... o que pode estar mais perto de causar problemas a esse nível??? A DC!!!





                Bem, isto já sou eu a divagar... aguardemos opinião das médicas do Rodrigo e a comparação dos resultados da mom2lucas!





                Até logo!

                Comentar


                • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                  Ola Eli!ja estive a falar com a Momlucas fiquei mais exclarecida pelo que estivemos a falar de facto o rodrigo tem o figado alterado e isso e uma das coisas que a dra Henedina me falou que se o rodrigo tivesse era um passo importante para mandar fazer a biopsia,vou mandar por mail as os valores das analises e fazer novas para ver o que diz a dra,hoje o rodrigo foi fazer a cintigrafia e pelo que disseram embora nao dissessem tudo foi que ha um rim que nao funciona bem mas de hoje a 8 dias tem consulta com a nefro e ja fico a saber mais ao certo.beijinhos e obrigada
                  [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

                  Comentar


                  • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                    Olá Lia,

                    Então, conseguiste as análises? Quando puderes, manda notícias.

                    Comentar


                    • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                      Ola momlucas,as analises so para a semana,mas mandei o resultado daquelas que tenho para a dra Henedina entretanto tendo as outras mando tambem,vou esperar que a dra me responda com a opiniao do que acha dos resultados,espero que responda brevemente porque esta anciedade deixa-me maluca,tambem acho que agora e uma questao de dias e como te disse a dra Henedina disse-me que se o Rodrigo tivesse o TGO alterado era um passo muito importante para mandar fazer a biopsia e pelo que vi esta mesmo aumentado,embora no teu lucas estivesse mais aumentado do que no rodrigo,mas o limite e de 37,e a do meu filho estao 40 por isso vamos ver o que diz a dra Henedina.obrigada beijinhos.
                      [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

                      Comentar


                      • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                        Ola amigas,queria pedir se me podem ajudar a colocar as fotos dp piolho nao sei como desapareceram,estou farta de tentar e nao consigo.beijinhos
                        [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

                        Comentar


                        • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                          Olá, Lia!



                          Andei um bocadinho ausente... desculpa. Espero que tenhas depressa o resultado das novas análises! As outras já têm uns meses e se pensares que a TGO já nessa altura estava acima dos valores de referência... agora até é provavel que esteja bem mais... vais ver que a Dra. Henedina vai pedir a biopsia em breve. Graças a deus, parece-me que tudo se está a encaminhar!



                          Quanto ás fotos... deves ter apagado sem querer alguma coisa do link das fotos... acho que deverias seguir os passos todos como fizeste qunado as colocaste da 1ª vez!



                          Bjs

                          Comentar


                          • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                            Olá a todas!



                            O meu filho nasceu com 3820kg e na consulta dos 6 meses estava com 10700kg. Também é comprido por isso não se nota que é gordo

                            No dia 4 deste mês foi pela primeira vez para o berçário, nunca esteve doente nem constipado mas logo nessa primeira semana andou com tosse.

                            Na 5ª feira passada começou com diarreia, ele que geralmente só faz cocó 1 ou 2 vezes por dia na 6ª chegou às 7 vezes. No sábado pensei que ele estivesse melhor mas no domingo começou a fazer um cocó verde e muito, muito , mesmo muito malcheiroso!! Até me fica entranhado no nariz..

                            Entretanto tb me apercebi que ele perdeu algum peso, talvez meio kg. Associei isto tudo à ida para o berçário mas depois de ler os vossos testemunhos fiquei a pensar... será que isto é devido à introdução das papas com gluten? Ou será uma virose?
                            Você nasce sem pedir e morre sem querer...Aproveite o intervalo!




                            Comentar


                            • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                              Ola ele,eu nao disse mais nada mas tenho a resposta da dra Henedina,disse me que as analises estao normais,nao referiu sequer a tgo que esta aumentada amiga so me resta mesmo pensar que o Rodrigo nao e celiaco,confesso que perdi as forças nao vou falar mais em dc vou esperar que o tempo me de razao,foi se a minha ultima esperança e confesso que fiquei um bocado para nao dizer muito desiludida com a resposta que recebi,amiga vou agora pensar no problema do rim e depois desse problema resolvido logo se ve,veremos,naom percebo como a dra me diz que as analises estao normais se de facto eu que nao percebo nada vejo alteraçoes mas enfim...beijinhos e obrigada.
                              [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

                              Comentar


                              • RE: Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

                                bia1976 (18-05-2009)Olá a todas!







                                O meu filho nasceu com 3820kg e na consulta dos 6 meses estava com 10700kg. Também é comprido por isso não se nota que é gordo



                                No dia 4 deste mês foi pela primeira vez para o berçário, nunca esteve doente nem constipado mas logo nessa primeira semana andou com tosse.



                                Na 5ª feira passada começou com diarreia, ele que geralmente só faz cocó 1 ou 2 vezes por dia na 6ª chegou às 7 vezes. No sábado pensei que ele estivesse melhor mas no domingo começou a fazer um cocó verde e muito, muito , mesmo muito malcheiroso!! Até me fica entranhado no nariz..



                                Entretanto tb me apercebi que ele perdeu algum peso, talvez meio kg. Associei isto tudo à ida para o berçário mas depois de ler os vossos testemunhos fiquei a pensar... será que isto é devido à introdução das papas com gluten? Ou será uma virose?


                                Olá bia!



                                Pode ser mesmo só uma virose. Há quanto tempo introduziste o gluten? De que forma? Papas? Quantas vezes come ao dia?



                                É que é assim: os pediatras quando pedem que vigiemos as reacções quando se introduz o gluten, fazem-no porque essa é uma medida a adoptar sempre que se introduz qualquer coisa nova na alimentação pelo risco de reacção alergica ou intolerância alimentar. Contudo, a intolerância ao gluten, é um tipo muito específico de intolerância alimentar. Se pode provocar alterações intestinais, nomedamente na consistência e aspecto do cócó? Sim, e sim, pode ser imediata. Contudo, uma virose (dessas que se apanham por exemplo nas creches) também pode ser a explicação para isso. E, á partida a mais certa.



                                Para que haja perda de peso derivada da intolerãncia a esta proteína (ou estagnação na curva do percentil) é preciso que decorram alguns meses (ainda para mais sendo ele tão pequenino e a alimentação ainda tão pouco diversificada: sopas, leite e eventualmente uma papa c/ gluten). Para teres uma ideia: introduzi o gluten aos 6 meses e só aos 14 meses a minha filha estava a ganhar mesmo muito pouco peso (15gr/mês!)... Isto porque a estagnação do peso deriva do facto de a mucosa do intestino ir progressivamente perdendo as vilosidades responsáveis pela absorção dos nutrientes... isto é coisa para levar algum tempo (mais ou menos variavel, dependendo da quantidade de gluten ingerido e da capacidade de resposta do organismo). Perder peso em menos de um mês, parece-me que não está relacionado. Parece-me... Podes sempre tirar o gluten para ver se a frequencia e a consistência melhoram. Se vires melhorias, tanto pode ser a virose que passou como o gluten mas aí reeintroduzes o gluten a ver o que acontece. Se voltar a acontecer, manténs o gluten e pedes ao pediatra que faça analises para despiste.



                                Contudo, existe a possibilidade (grande) de falso-negativo, pelo que deves sempre vigiar. Vigiar não implica NUNCA retirar o gluten da alimentação dele!!! Até que outros sintomas se manifestem: barriga distendida, agitação, vómitos, queda de cabelo (mais fragil, mal semeado), olheiras e palidez, gases, má progressão ponderal, entre outros.



                                Mas calma, em principio será uma virose. Experimenta não dar papa com gluten durante uns dias e vem cá contar os desenvolvimentos!



                                Bjs e as melhoras do teu filhote!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X