Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Doença Celíaca/ Intolerância ao Gluten

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #76
    RE:

    Inserido Inicialmente por ninha77

    A T3 dela está alta, devia estar entre 0.92-2.79 e tem 3.20
    Não é nada de extraordinário mas foge ao intervalo normal

    Fui eu que pedi as analises à tiroide porque descobrimos que o meu marido tem hipotiroidismo (também é a T3) por puro acaso porque ele não tem problemas de peso

    Ela tem 25 meses e pesa 9.7 Kgs, ainda não chegou aos 10

    Bjks

    Sim, não é um valor absolutamente acima do esperado, só ligeiramente.

    Mas o que disse o medico sobre esse valor? Que mais analises endocronologicas fizeste? A minha pipoca também vai fazer essas analises...

    Bjs

    Comentar


    • #77
      RE:

      Momlucas obrigada pelo conselho! Eu tenho andado tao confusa com esta situaçao toda e ainda por cima o rodrigo que ja nao vomitava a tanto tempo ontem vomitou e tambem desde ontem que anda mais palido do que o normal. Em relaçao a iniciar a dieta sg e depois voltar a introduzir acho isso muito estranho porque como disse e como eu tambem ja li os sintomas de facto sao mais severos nao compreendo porque e que os medicos querem a reintroduçao se tudo der positivo mesmo a biopsia isso e normal acontecer?Entao nao e a biopsia que vai dizer se a criança tem dc ou nao?ou mesmo dando positivo para dc e mesmo necessaria a reintroduçao do gluten? Desculpe se estou a repetir-me mas e tudo tao confuso!Ou sera por a experiencia ser nova para mim.Eu acho que cada dia que passa vou aprendendo coisas novas sobre a doença e como e tanta informaçao ando um pouco perdida mas acho que com o tempo as coisas com certeza vao mudar.Muito obrigada pela sua ajuda se nao fosse este topico eu ja tinha dado em maluca](*,) beijinhos[/quote]

      Lia, a reintrodução só é feita quando não há certezas sobre o diagnóstico, ie, quando não se fez a biópsia antes de iniciar a dieta ou esta foi inconclusiva (acontece com alguma frequência se a biópsia não for feita por um médico/analista que perceba do assunto).
      No teu caso, em princípio, não será preciso visto que a médica irá fazer biópsia independentemente do resultado das análises, o que só indica que o Rodrigo está a ser muito bem acompanhado. Sabes que nestas idades, é muito comum as análises serem falsos negativos (como no caso do Lucas), daí ser importante confirmar sempre com a biópsia.
      No entanto, e como diz a médica do Lucas, cuja especialidade é a DC, a prova de ouro é a resposta à dieta: se tirarmos o glúten e a criança começar a ficar bem, então é porque tem intolerância ao glúten. Pelo que leio em foruns americanos, os especialistas de lá pensam o mesmo e há muita contestação à volta do teste da reintrodução ao glúten.

      Deixo aqui um artigo norte-americano sobre o Teste do Gluten (Gluten Challenge, em Inglês):

      Desafiar o Teste do Glúten - Por Dr. Ron Hoggan, Ed.D.
      Este artigo apareceu na edição de Outono de 2005 do Boletim Informativo gratuito Celiac.com.

      Existe uma abundância de histórias sobre pessoas que começam a dieta isenta de glúten, acham que se sentem melhor e depois decidem que querem confirmar o diagnóstico de doença celíaca. Vão enfrentar vários problemas: em primeiro lugar, eles podem ser sensíveis ao glúten e não ter as lesões intestinais da doença celíaca. Isto é muito provável uma vez que cerca de doze por cento da população é sensível ao glúten, mas apenas um pouco mais de um por cento da população em geral, desenvolve a doença celíaca. Outro problema enfrentado por estes indivíduos é que pode demorar mais de cinco anos após o regresso a uma dieta com glúten até que as lesões característica da doença celíaca possam ser visto numa biopsia. Resumindo, após o início da dieta isenta de glúten, apenas uma biopsia positiva é significativa. Uma biopsia negativa não exclui a doença celíaca.

      Existem várias opiniões a quantidade de glúten, que possa resultar numa biopsia definitiva. A realidade é que essa recomendação não é consistente na literatura médica. Algumas pessoas com doença celíaca irão experimentar um retorno de danos intestinais dentro de poucas semanas de consumo com pequenas quantidades de glúten. Estes testes curtos são valiosos para esses indivíduos. No entanto, muitas pessoas com doença celíaca ou dermatite herpetiforme precisarão de muito maiores doses de glúten, durante muito mais tempo, para produzir as típicas lesões na parede intestinal. Infelizmente para estes indivíduos, uma biópsia negativa após uma breve exposição ao glúten pode, e é muitas vezes mal interpretada levando à exclusão da doença celíaca. Os exames de sangue podem aumentar este problema. Se, como parece provável, os pacientes celíacos que demoram a ter uma recaída e são também os que desenvolvem menores lesões intestinais, serão também os pacientes celíacos para quem as análises sanguíneas serão pouco credíveis. Excluir a doença celíaca com base num curto teste com pequenas quantidades de glúten é um erro que poderia levar a sérias, mesmo mortais, consequências.

      Por vezes esquece-se que o consumo de glúten numa pessoa com doença celíaca pode levar a uma variedade de cancros e debilitantes doenças auto-imunes. Qualquer recomendação de um teste de glúten deve ser acompanhada por uma clara advertência de que o processo pode acabar por excluir muitos casos de doença celíaca. A ausência de tais advertências é imperdoável.

      E quanto à sensibilidade ao glúten não-celíaca? A ausência de uma lesão intestinal não exclui danos induzidos a outros tecidos, órgãos e sistemas por consumo de glúten. A investigação e informação nesta área é, infelizmente, pouca, mas nós sabemos que a gliadina não digerida ou parcialmente digerida pode danificar uma vasta gama de células humanas. Assim, uma pessoa só precisa consumir glúten e experimentar um aumento da permeabilidade intestinal para os danos induzidos pelo glúten serem um factor prevalente num sem número de doenças.

      Existem várias respostas parciais para este problema. Um, que eu já coloquei anteriormente, é o de empregar o teste rectal do Dr. Michael N. Marshs para o diagnóstico da doença celíaca, particularmente quando o indivíduo já iniciou uma dieta isenta de glúten. Este teste permite um diagnóstico definitivo da doença celíaca até seis meses após o início da dieta isenta de glúten. Isso iria detectar um grande número de pacientes celíacos que encontraram alívio através de dieta isenta de glúten, e, agora, querem um diagnóstico. Outra peça do puzzle é o teste para anticorpos IgG anti-gliadina. Embora estes anticorpos sejam considerados "não-específicos", eles identificam, sem dúvida, uma resposta imunológica a um dos mais comuns alimentos na dieta regular norte-americana. Embora estes indivíduos possam experimentar melhorias com a dieta isenta de glúten, ainda não sabemos o suficiente sobre sensibilidade ao glúten não-celíaca para fazer mais do que recomendar que continuem com esta dieta, já que se sentem melhor.”

      Comentar


      • #78
        RE:

        Eligee ou mom2lucas

        Como funciona o Enterolab? Voces fizeram a análise? Pelo pouco que li é nos Estados Unidos, certo?
        Se quiserem responder por pm só para ter ideia dos valores, é que se estiver ao meu alcance nem penso duas vezes!

        Obrigada

        Comentar


        • #79
          RE:

          Bem, na consulta com o gastroenterologista este desvalorizou o positivo para a Gliadina nas análises. Segundo ele, dos 3 parametros para os quais se procuram anticorpos (o endomísio e a transglutaminase) a Gliadina é o que menos testa a sensibilidade ao gluten. E o valor é considerado muito baixo. O peso que ganhou entretanto, na opinião dele, é pouco significativo, uma vez que se esperava mais.

          Fez muitas perguntas no sentido de encontrar o "quadro típico" da DC. E de facto ela nunca teve vómitos ou diarreias, sempre foi muito activa.

          Eu continuo a achar que ela tem ganho peso (mesmo que não assim muuuito), tem melhor aspecto, deixou de ter olheiras, melhorou a tendência para a obstipação... sinto-a melhor.

          Ele passou-lhe analises para despiste de problemas endocrinologicos e repetir as análises do gluten.

          Este post, para além de servir para partilhar e desabafar convosco a minha inquietação com isto serve também para alertar: se existirem suspeitas de DC façam imediatamente a biopsia! Como disse a mom2lucas, é rápida, indolor e a melhor forma de diagnosticar a DC! Nem hesitem!

          Bjs a todas

          Comentar


          • #80
            RE:

            Inserido Inicialmente por Viky
            Eligee ou mom2lucas

            Como funciona o Enterolab? Voces fizeram a análise? Pelo pouco que li é nos Estados Unidos, certo?
            Se quiserem responder por pm só para ter ideia dos valores, é que se estiver ao meu alcance nem penso duas vezes!

            Obrigada
            Eu optei por fazer a análise genética pelo Enterolab pois o meu filho já tinha a DC confirmada por biópsia. Custou-me à volta de 100 euros, mais 37 para a Fedex qando enviei o material. Tinha pensado fazer em lisboa no Germano de Sousa, mas para além de não ter disponibilidade de tempo para a fazer aí, custava 250 euros (mais ou menos)... não comparticipada.
            Foram muito rápidos a enviar o material para colecta (um cotonete gigante) e depois de eu enviar demoraram uns 17 dias a enviar a resposta para o meu email.

            O painel completo (análise às fezes para detecção de anticorpos + teste genético), como podes ver no site deles, custa 369 dólares (288 euros) ; o painel de análises às fezes (sem genética) fica em 249 dólares (195 euros). Atenção que nem todos os médicos concordam com a metodologia deles, mas eu li nos foruns de celíacos tantos relatos de gente satisfeita por ter sido diagnosticada (e bem) que resolvi usar o serviço deles.

            Comentar


            • #81
              RE:

              Momlucas vou seguir o seu conselho e nao vou retirar o gluten.obrigada pelo artigo que deixou de facto e exclarecedor em muitos pontos .Eu estive a ler o que a Eleege escreveu sobre a pequena dela e o meu rodrigo nao vomita quase nada so de longe a longe e bem disposto tambem embora se irrite muito facilmente,queria perguntar se as crianças com dc sao sempre muito tristes ou podem nao ser porque o rodrigo de facto ate e um menino bem disposto embora muito sossegado para a idade digo eu por experiencia com os meus outros filhos,acho que ele embora seteja na idade de explorar tudo e muito calmo e tambem por vezes irrita-se com qualquer coisa desculpe se as minhas perguntas nao fazem muito sentido para si. muito obrigada bjs
              [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

              Comentar


              • #82
                RE:

                Inserido Inicialmente por liabraga
                Momlucas vou seguir o seu conselho e nao vou retirar o gluten.obrigada pelo artigo que deixou de facto e exclarecedor em muitos pontos .Eu estive a ler o que a Eleege escreveu sobre a pequena dela e o meu rodrigo nao vomita quase nada so de longe a longe e bem disposto tambem embora se irrite muito facilmente,queria perguntar se as crianças com dc sao sempre muito tristes ou podem nao ser porque o rodrigo de facto ate e um menino bem disposto embora muito sossegado para a idade digo eu por experiencia com os meus outros filhos,acho que ele embora seteja na idade de explorar tudo e muito calmo e tambem por vezes irrita-se com qualquer coisa desculpe se as minhas perguntas nao fazem muito sentido para si. muito obrigada bjs
                Fazem todo o sentido, eu sei que falam que as crianças celíacas são tristes, mas o Lucas não era propriamente triste, tinha os seus momentos de energia e alegria, mas de facto irritava-se facilmente. Na fase pior dos sintomas, ficou pouco activo, lembro-me de o ir buscar ao colégio e de ver os outros meninos todos a brincar e o Lucas encostado a um canto, com ar cansado.
                Mas tudo passou assim que começou a dieta: no dia em que a médica dele me ligou com o resultado da biópsia, disse-me que dali a um mês eu teria um filho "novo"... e foi verdade, as cores voltaram-lhe às bochechas, ficou cheio de energia ( e apetite ) as birrinhas diminuíram consideravelmente. Face a esta mudança, tivemos que definir uma nova personalidade dele: deixámos de ter um filho calmo, que se deitava sozinho às 9 da noite (percebemos então que era cansaço o que ele sentia) para passarmos a ter uma criança que fala pelos cotovelos, enérgica, tão enérgica que até lhe demos um trampolim no Natal a ver se ele se cansa...
                Pergunta o que quiseres, sei o quanto me ajudou as respostas que me foram dando as mães de miúdos celíacos do fórum que visitava na altura do diagnóstico.

                Comentar


                • #83
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por Viky
                  Eligee ou mom2lucas

                  Como funciona o Enterolab? Voces fizeram a análise? Pelo pouco que li é nos Estados Unidos, certo?
                  Se quiserem responder por pm só para ter ideia dos valores, é que se estiver ao meu alcance nem penso duas vezes!

                  Obrigada
                  Precisamente por aquilo que a mom2lucas falou de não haver grande correspondência com as práticas de diagnóstico no nosso país e não haver concordância entre médicos, vou procurar fazer aqui em Lisboa... talvez possa ser melhor aceite pelo pediatra e pelo gastroenterologista dela...

                  Hoje já la vou procurar detalhes e confirmar o preço (que a mom2lucas já disse) e venho cá dar notícias!

                  Comentar


                  • #84
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por mom2lucas
                    Inserido Inicialmente por liabraga
                    Momlucas vou seguir o seu conselho e nao vou retirar o gluten.obrigada pelo artigo que deixou de facto e exclarecedor em muitos pontos .Eu estive a ler o que a Eleege escreveu sobre a pequena dela e o meu rodrigo nao vomita quase nada so de longe a longe e bem disposto tambem embora se irrite muito facilmente,queria perguntar se as crianças com dc sao sempre muito tristes ou podem nao ser porque o rodrigo de facto ate e um menino bem disposto embora muito sossegado para a idade digo eu por experiencia com os meus outros filhos,acho que ele embora seteja na idade de explorar tudo e muito calmo e tambem por vezes irrita-se com qualquer coisa desculpe se as minhas perguntas nao fazem muito sentido para si. muito obrigada bjs
                    Fazem todo o sentido, eu sei que falam que as crianças celíacas são tristes, mas o Lucas não era propriamente triste, tinha os seus momentos de energia e alegria, mas de facto irritava-se facilmente. Na fase pior dos sintomas, ficou pouco activo, lembro-me de o ir buscar ao colégio e de ver os outros meninos todos a brincar e o Lucas encostado a um canto, com ar cansado.
                    Mas tudo passou assim que começou a dieta: no dia em que a médica dele me ligou com o resultado da biópsia, disse-me que dali a um mês eu teria um filho "novo"... e foi verdade, as cores voltaram-lhe às bochechas, ficou cheio de energia ( e apetite ) as birrinhas diminuíram consideravelmente. Face a esta mudança, tivemos que definir uma nova personalidade dele: deixámos de ter um filho calmo, que se deitava sozinho às 9 da noite (percebemos então que era cansaço o que ele sentia) para passarmos a ter uma criança que fala pelos cotovelos, enérgica, tão enérgica que até lhe demos um trampolim no Natal a ver se ele se cansa...
                    Pergunta o que quiseres, sei o quanto me ajudou as respostas que me foram dando as mães de miúdos celíacos do fórum que visitava na altura do diagnóstico.
                    Sabem o que penso acerca disso? O grau de cansaço, tristeza e irritabilidade há-de depender do grau e tipo de intolerância, porque isso está directamente relacionado com os níveis de ferro no sangue.

                    A Filipa tinha (aos 14 meses) os níveis de ferritina apenas ligeiramente mais baixos que o esperado para a idade. Sempre comeu muita carne (desde os 9 meses que mastiga a carne á parte e come sempre carne ou peixe na sopa). Daí não terem baixado muito, talvez... Daí conseguir manter-se activa.

                    Se tivesse mantido o gluten (e partindo do pressuposto que tenho razão) talvez agora já começasse a não ter energia para brincar (na altura ainda não andava e corria como hoje)...

                    Mom2lucas: o peso do Lucas estagnou aos 18 meses. Ele ficou logo menos activo? Talvez ajudasse ter uma ideia se o meu raciocínio está correcto...


                    Comentar


                    • #85
                      RE:

                      Eli, já foi há algum tempo e como são memórias que não gosto de guardar, as datas não estão bem definidas, mas posso-te dizer que fomos a Cabo Verde quando ele tinha 15 meses e esteve sempre bem, adorava brincar na piscina e detestava a praia (ainda detesta), só fazia birras na hora de comer. Nessa altura, ainda só tinha os vómitos ocasionais que não associávamos a nada.

                      Na consulta dos 18 meses, reparei que o peso e a altura não tinham aumentado tanto como normalmente, ainda que ele estivesse forte e alto, e a pediatra disse que ele tinha a barriga mais inchada do que o normal, mas que provavelmente não seria nada. Nesta altura fazia umas birrinhas mas nada de anormal.

                      Eu é que fiquei a cismar na barriga inchada e como a partir dos 18 meses ele estava a fazer viroses atrás de viroses, a perder peso e a ficar pálido, quando ele fez 19 meses perguntei à pediatra se não seria DC. Disse que era quase impossível que ele tivesse DC... foi ficando progressivamente mais doente, mais magro, mais cansado, mais irritável. Quando foi diagnosticado aos 22 meses, era apenas uma sombra da criança que tínhamos levado para Cabo Verde, mas que regressou em força após o início da dieta, como já referi.

                      Concordo contigo, penso que a gravidade dos sintomas tem a ver com a exposição ao glúten: a tua menina teve poucos meses, felizmente, o meu um ano, daí ter uma sintomatologia pior. E depois há tolerâncias e tolerâncias... uns reagem melhor a ingestões acidentais, outros até tem de ficar de cama, como num exemplo que já te referi numa PM.

                      Pessoalmente, acho que estás no caminho certo, continua.

                      Comentar


                      • #86
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por EliGee
                        Inserido Inicialmente por ninha77

                        A T3 dela está alta, devia estar entre 0.92-2.79 e tem 3.20
                        Não é nada de extraordinário mas foge ao intervalo normal

                        Fui eu que pedi as analises à tiroide porque descobrimos que o meu marido tem hipotiroidismo (também é a T3) por puro acaso porque ele não tem problemas de peso

                        Ela tem 25 meses e pesa 9.7 Kgs, ainda não chegou aos 10

                        Bjks

                        Sim, não é um valor absolutamente acima do esperado, só ligeiramente.

                        Mas o que disse o medico sobre esse valor? Que mais analises endocronologicas fizeste? A minha pipoca também vai fazer essas analises...

                        Bjs
                        Ainda nada, só amanhã é que ela dá consultas aqui na clinica por isso já devo ter resposta

                        Bjks

                        Comentar


                        • #87
                          RE:

                          Ola mais uma vez estive a ler o que escreveram e fiquei exclarecida e tambem fiquei com mais certezas da dc no rodrigo embora haja algumas coisas que me deixam duvidas como por exemplo o rodrigo começou com os sintomas ha mais o menos 1 ano pelo menos foi quando comecei a notar a barriguita dele grande ate achei que era dele ser mais magro porque com 10 meses ele começou a perder algum peso mas como foi uma fase que ele esteve doente achei que era essa a causa mas como estava a dizer por volta de 1 ano começou a ficar barrigudito eu comecei a ficar preocupada pois a barriga parecia crescer de dia para dia como ja tinha dito falei varias vezes com varios medicos inclusive a medica dele e sempre me foi dito que era normal vejam la que ate o meu marido dizia que eu estava a ver coisas a mais mas eu la no fundo sabia que alguma coisa se passava para terem uma ideia o meu rodrigo esta exatamente como a imagem que a Momlucas pos no post mostrei hoje ao meu marido ele ficou pasmo com as semelhanças embora o rabinho dele nao esteja como o da imagem mas de lado e de frente e tal e qual.Com isto queria perguntar se com um ano de sintomas e normal ele ainda ser uma criança bem disposta e nao se mostrar cançado como ouço dizer?desculpem mas eu la no fundo quero acreditar que o meu pequeno esta saudavel e vai ser tudo negativo mas..........dou por mim nos hiper mercados a ver os alimentos sg que tipos de alimentos ha aqui nos super mercados perto se ele gostara ou nao,nem sei como me sinto em relaçao a isto tudo mas ja me senti pior acho que estou a entrar na fase de aceitar o que vem por ai e enfrentar tudo ate ja tenho falado com o meu filho mais velho que tem 10 anos sobre tudo tenho-lhe explicado o que vai acontecer se o pequenito tiver dc para ele tambem se adaptar as coisas novas que podem vir por ai ainda nao falei com a minha filha porque ela nao entende so tem 4 anos e acho que por hoje nao tenho mais questoes desculpem mas eu sou mesmo uma chata mas e tao bom vir aqui e desabafar com pessoas que ja passaram ou que passam pelo mesmo que eu porque me entendem como ninguem beijinhos e obrigada.ps:Eu ate ja penso como sera na escola com a comida vai ser tao complicado .No infantario esta fora de questao eu ia polo num este ano mas ja nem quero pensar nisso vou ficar com o meu pequenino ele neste momento esta comigo porque eu estou em casa e continuara...
                          [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

                          Comentar


                          • #88
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por liabraga
                            Ola mais uma vez estive a ler o que escreveram e fiquei exclarecida e tambem fiquei com mais certezas da dc no rodrigo embora haja algumas coisas que me deixam duvidas como por exemplo o rodrigo começou com os sintomas ha mais o menos 1 ano pelo menos foi quando comecei a notar a barriguita dele grande ate achei que era dele ser mais magro porque com 10 meses ele começou a perder algum peso mas como foi uma fase que ele esteve doente achei que era essa a causa mas como estava a dizer por volta de 1 ano começou a ficar barrigudito eu comecei a ficar preocupada pois a barriga parecia crescer de dia para dia como ja tinha dito falei varias vezes com varios medicos inclusive a medica dele e sempre me foi dito que era normal vejam la que ate o meu marido dizia que eu estava a ver coisas a mais mas eu la no fundo sabia que alguma coisa se passava para terem uma ideia o meu rodrigo esta exatamente como a imagem que a Momlucas pos no post mostrei hoje ao meu marido ele ficou pasmo com as semelhanças embora o rabinho dele nao esteja como o da imagem mas de lado e de frente e tal e qual.Com isto queria perguntar se com um ano de sintomas e normal ele ainda ser uma criança bem disposta e nao se mostrar cançado como ouço dizer?desculpem mas eu la no fundo quero acreditar que o meu pequeno esta saudavel e vai ser tudo negativo mas..........dou por mim nos hiper mercados a ver os alimentos sg que tipos de alimentos ha aqui nos super mercados perto se ele gostara ou nao,nem sei como me sinto em relaçao a isto tudo mas ja me senti pior acho que estou a entrar na fase de aceitar o que vem por ai e enfrentar tudo ate ja tenho falado com o meu filho mais velho que tem 10 anos sobre tudo tenho-lhe explicado o que vai acontecer se o pequenito tiver dc para ele tambem se adaptar as coisas novas que podem vir por ai ainda nao falei com a minha filha porque ela nao entende so tem 4 anos e acho que por hoje nao tenho mais questoes desculpem mas eu sou mesmo uma chata mas e tao bom vir aqui e desabafar com pessoas que ja passaram ou que passam pelo mesmo que eu porque me entendem como ninguem beijinhos e obrigada.ps:Eu ate ja penso como sera na escola com a comida vai ser tao complicado .No infantario esta fora de questao eu ia polo num este ano mas ja nem quero pensar nisso vou ficar com o meu pequenino ele neste momento esta comigo porque eu estou em casa e continuara...
                            Compreendo muito bem, fiz esse percurso exacto... desde acharem que eu é que estava a imaginar coisas até andar no supermercado a ver os produtos SG de modo a preparar-me para o diagnóstico.
                            Sabes como é, cada criança é um caso e os sintomas variam de indivíduo para indivíduo. Penso que até já coloquei um artigo aqui sobre o aumento de casos atípicos de DC, mas mesmo uma apresentação típica não inclui todos os sintomas.
                            Já te disse isto, mas caso se confirme a DC, vais ver que não é nenhum quebra-cabeças, o ser humano adapta-se a tudo. Até a questão da comida no infantário se resolve, procurando um estabelecimento que já esteja habituado a crianças com DC ou outras restrições alimentares.
                            Já tentaste contactar a médica a ver se ela adianta os resultados dos exames? Imagino a ansiedade em que estejas.

                            Comentar


                            • #89
                              RE:

                              Ola Momlucas mais uma vez obrigada e sim contactei a medica e ela disse que ainda nao sabia de nada ate porque nao tinha o processo do rodrigo com ela mas para nao me preocupar que qualquer coisa me contactava para eu ter calma que a ansiedade e o pior de tudo.Claro que para ela e normal este tipo de situaçoes, falar e facil mas eu vou mesmo tentar nao pensar muito e vou esperar ja faltou mais,tenho que pensar positivo,afinal ha doenças tao mais graves e maes que passam por situaçoes tao difisseis e a vida e mesmo assim cada um com o seu problema. Eu hoje fui pesar o rodrigo e ele perdeu mais 200gr,mas ja e normal se calhar na semana que vem ganha algum vamos ver.bjs obrigada.
                              [sup][URL=http://img177.imageshack.us/i/ferias09036.jpg/][IMG]http://img177.imageshack.us/img177/8114/ferias09036.th.j] [sub][sub]

                              Comentar


                              • #90
                                RE:

                                Inserido Inicialmente por mom2lucas
                                Inserido Inicialmente por Mãe Pipoca
                                A DC é algo que já me passou pela cabeça mas pelo facto da barriguinha grande, depois penso que ora, se ele comeu isso é normal. Quando notavam a barriga mais inchada era permanentemente?
                                Ele sempre esteve num percentil 95 tanto no peso como comprimento, só não tem aumentado tanto ( em ambos ) agora a partir dos 15 meses mas tb acho que seja normal senão qq dia estava do meu tamanho #-o ... o médico acha-o bem e nem sequer nunca se pos esta possibilidade, o que me fez pensar mais foi a barriguinha inchada.
                                Olá! Olha no caso do meu filho a barriga inchou bastante aos 18 meses e estava sempre inchada, como na imagem que já coloquei mais acima neste tópico. Ele também estava no percentil 90-95 e a partir dos 18 meses deixou de crescer e engordou muito pouco.
                                A barriga inchada foi o que me fez chegar ao diagnóstico de DC, mas atenção que o meu filho tinha outros sintomas... o teu menino pode ser só "barrigudinho" ou então reagir à lactose, que também pode dar barriga inchada.
                                Presta atenção se ela fica maior ou menor ou compara-a com outros meninos da mesma idade, mas ele não tendo nenhum sintoma, eu, no teu lugar, não estaria muito preocupada.
                                É.... ele tem evoluído bem, não vou estar a pensar nisso.
                                Obrigada

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X