Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

E assim vai a cultura geral dos nossos "piquenos"

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
    Edit: acredito que este tipo de vídeos, mesmo que escandalosos para alguns, sirvam de "chapada" aos miudos daquela idade e pode ser que hoje aprendam algumas coisas daquela cultura geral questionada.
    Espero que sim. Que aproveitem para pesquisar o que não sabiam responder. Que carcaças, no meu tempo quando não sabia uma coisa e tinha que pesquisar tinha que procurar em enciclopédias bafientas, e quando as de casa não tinha a informação lá tinha de ir procurar na biblioteca. Agora é só pegar num computador ou telemóvel e ir ao google. Mais fácil não deve haver.

    Comentar


    • #32
      Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
      Bem, eu fui espreitar o curso de turismo do politécnico da guarda e o curso abrange bastante mais do que isso, logo no 1º ano têm geografia de turismo, ou coisa assim do género.
      E os conteúdos lá dentro tem? Depois se for preciso os cursos não tem avaliação contínua e podes só ir a exame no final do semestre...com cábulas! Enfim...

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
        Claro que é. Caminhamos a passos largos para o Big Brother is watching you, o Orwell é que sabia (olha, mais um que nunca devem ter ouvido falar).
        eu ouvi falar e li
        Sócia nº 104 Mães OMS

        [/url]
        Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

        Comentar


        • #34
          Ignorância há em todo o lado! Em todas as faixas etárias, paises, etc... Nestes casos é mesmo uma falta de conhecimento geral do mundo que nos rodeia!

          Já pensaram que neste momento o principal requisito (50%) para se entrar no ensino superior é a nota da prova especifica da cadeira mais relacionada com o curso a que se candidata?!?!? Cada vez mais somos logo desde cedo encaminhados para áreas muito especificas, deixando-se totalmente de lado todos os outros temas.

          Por exemplo: Historia de Portugal... do nosso pais! Quantos sabemos tim tim por tim a nossa historia?!?! Eu sei o básico, não conheco pormenores, nomes de todos os reis e conquistadores e tenho vergonha, mas sinceramente a ultima vez que tive contacto com a nossa historia foi no 9º ano, já lá vão mais de 15 anos e não é um tema que se fale no dia a dia ou que venha nos semanários! Será que sei o básico?!?! Posso ser considerada ignorante aos olhos de muita gente! Tal como eu tb acho ignorância completa alguem não saber de imediato o resultado de 2 ao quadrado ou de raiz quadrada de 4! Garanto que há por ai muita gente que não sabe o básico dos básicos de matemática!

          Sem duvida que é vergonhoso, mas será que de alguma forma e em temas que não nos são tão familiares, nós que nos consideramos minimamente cultos tb não falhamos?!?!?

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
            Já pararam para pensar que se calhar, se fizessem estas perguntas a alguém na casa dos 35/40/45 também não saberiam?
            Isto é tudo muito bonito, mas qual é a validade deste estudo? Perguntaram a quantas pessoas? Se calhar, perguntaram a 100 e aproveitaram dez que não sabiam. E pronto...mais uma vez lá vamos nós falar dos jovens...

            Ainda esta semana umas senhoras que iam no mesmo autocarro que eu achavam que a troika era uma empresa gerida pelo Passos Coelho!
            E até digo mais: este tipo de "estudo", ou reportagem vá, já é velhinho e tem barbas. Desde bem pequena que me lembro de, a dada altura, aparecerem estes "achincalhamentos" aos universitários. Não há um único ano que passe sem que façam perguntas destas aos estudantes.

            E fico com um bocado de comichão quando dizem "esta geração" ou "estes jovens de hoje em dia não sabem nada". É que a avaliar pelas calinadas e pelos pontapés na gramática que eu muitas vezes vejo por este fórum, pelo Facebook, pelos 1500 blogues que hoje todos escrevem, de pessoas de "gerações" anteriores, fico com a plena ideia de que o problema não está, apenas, nas gerações actuais, não senhor...
            Receitas da Lótus

            Comentar


            • #36
              Será que podemos dizer mesmo que a culpa é só dos Jovens?

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
                Foi isso que disse lá em cima, a culpa também é do sistema! Eu não digo que eles não tenham culpa da ignorância demonstrada...Só acho que temos de perceber que isto é o resultado de outras tantas coisas.
                Eu tirei psicologia e no 3ºano, tive uma cadeira dado pelo Guilherme de Oliveira Martins (que também não devem saber quem é) sobre História da Cultura Portuguesa. Na minha faculdade era obrigatória em todos os cursos...

                sei pois: é o mister bean!!
                Mas esse gajo não está ligado "às leis"?

                Comentar


                • #38
                  Sim, os conteudos não estão lá.

                  Epá mas a sério... Não saber a capital dos Estados Unidos da América? Que nós não saibamos ensinar os putos, que os conteudos sejam desajustados e maus no seu geral, que eles não tenham vontade de saber mais... Mas porra, não prestam atenção quando vêm filmes? O cinema americano comum é mais divulgado que o arroz, já nem falo em telejornais, mas de filmes de entretenimento. E não conseguem memorizar que a capital dos EUA é Washington?

                  Comentar


                  • #39
                    Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                    E até digo mais: este tipo de "estudo", ou reportagem vá, já é velhinho e tem barbas. Desde bem pequena que me lembro de, a dada altura, aparecerem estes "achincalhamentos" aos universitários. Não há um único ano que passe sem que façam perguntas destas aos estudantes.

                    E fico com um bocado de comichão quando dizem "esta geração" ou "estes jovens de hoje em dia não sabem nada". É que a avaliar pelas calinadas e pelos pontapés na gramática que eu muitas vezes vejo por este fórum, pelo Facebook, pelos 1500 blogues que hoje todos escrevem, de pessoas de "gerações" anteriores, fico com a plena ideia de que o problema não está, apenas, nas gerações actuais, não senhor...
                    Lotus, por conhecer miúdas como tu é que me faz (aínda) mais impressão estas cenas!

                    Comentar


                    • #40
                      Eu acho q n saber quem escreveu os Maias é mt mau!!È certo q n devem ter sido todos a repsonder mal, tb sabemos q a geração anda asism e n é so no nosso pais..ja vi entrevistas idênticas a pessoas de França, Inglaterra e EUA e anda tudo pelo menos!! Os jovens preocupam-se mais c outras coisas...quem comeu quem, quem deu porrada a quem..vão às aulas e pelos vistos n prestam mta atenção e qd estudam à pressão, dps n entra tudo...
                      Eu era uma aluna q estava muiotas vezes distraída nas aulas mas conseguia ouvir o q os profes diziam e sabia o mínimo para caso me fizessem perguntas destas, responder! Eu tb gosto de me informar, gosto de saber das coisas..e estou numa era intermediária..faço parte da geração q ainda pesquisou em bibliotecas e enciclopédias e tb na internet. Soube tirar o partido das ferramentas para a minha cultura geral..coisa q acho q os miudos n estão mt por aí virados!

                      n podemos generalizar,é verdade mas..ainda ha pc estava-se a discutir sobre a Cátia, e afinal, ha miudos no universitário q sabem tanto ou menos q ela..!?

                      O incentivo ao estudo pode vir de casa, dos professores mas tb parte de cada pessoa! E n acredito q num curso de Turismo n se fale das capitais, pelos menos europeias, isso sim seria inconcebivel..
                      Sócia nº 104 Mães OMS

                      [/url]
                      Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                        Espero que sim. Que aproveitem para pesquisar o que não sabiam responder. Que carcaças, no meu tempo quando não sabia uma coisa e tinha que pesquisar tinha que procurar em enciclopédias bafientas, e quando as de casa não tinha a informação lá tinha de ir procurar na biblioteca. Agora é só pegar num computador ou telemóvel e ir ao google. Mais fácil não deve haver.
                        Eu digo-te o que é que eles vão procurar no google?!?!?!? Facebook! Para saber o que os amigos andaram a fazer nas ultimas horas... eu vejo aqui na empresa, é a primeira coisa que ligam quando chegam e está sempre em rodapé!

                        Comentar


                        • #42
                          ah pois claro...a falta de cultura geral está em todas as faixas etárias..mas convenhamos q n podemos tb exigir tanto de uma faixa de 40/50 cm aos de 18/30, visto q o leque de informações e a facilidade de acesso n é o mesmo!

                          Mas pd haver gente dessa primeira faixa etária q n saiba quem é a troika, mas saber os rios de Portugal, saber as regioões e distritos e capitais de distrito de Portugal. Coisas q qd perguntava aos meus alunos, eles n sabiam..
                          Sócia nº 104 Mães OMS

                          [/url]
                          Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                          Comentar


                          • #43
                            Flor, sê sincera: tu não conheces colegas teus que se inserem plenamente nesta onde de falta de cultura geral? Tu podes não te inserir e conheceres mais pessoas que não se inserem. Mas, muito sinceramente, qual é o grupo que achas que se adequa mais à descrição dos jovens hoje em dia? Obviamente que as excepções existem. Graças a Deus!!! Venham muitos como tu! Mas eu não creio que é assim tão geral os "miudos" com conhecimentos...

                            Sorry: editei porque a ultima frase estava um bocadinho confusa.

                            Comentar


                            • #44
                              Muito francamente? Acho que este tipo de reportagem só vem alimentar o ego daqueles que ainda não aceitam as pessoas que seguem para o ensino superior. Já tive inúmeras conversas com indivíduos que se mostram, claramente, contra quem resolve tirar um curso universitário.
                              Vivemos num país onde o serralheiro é que é trabalhador, onde o trolha é que dá no duro. Passas um dia inteiro enfiado numa biblioteca a fazer investigação? Ou és gay ou então tens os papás a trabalhar para ti! Não sabes o que é a vida! Devias era andar a chapar massa nas paredes para veres o que é bom!
                              Receitas da Lótus

                              Comentar


                              • #45
                                Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                                Muito francamente? Acho que este tipo de reportagem só vem alimentar o ego daqueles que ainda não aceitam as pessoas que seguem para o ensino superior. Já tive inúmeras conversas com indivíduos que se mostram, claramente, contra quem resolve tirar um curso universitário.
                                Vivemos num país onde o serralheiro é que é trabalhador, onde o trolha é que dá no duro. Passas um dia inteiro enfiado numa biblioteca a fazer investigação? Ou és gay ou então tens os papás a trabalhar para ti! Não sabes o que é a vida! Devias era andar a chapar massa nas paredes para veres o que é bom!
                                É uma opinião... No entanto, eu acho que estas reportagens são por outro motivo (e mais relacionado com a minha teoria da conspiração). Pessoalmente acho que são achegas para que se perceba que o nossos sistema de ensino está a ficar mais desadequado e empobrecido, que os jovens precisam de ser mais alertas e conhecedores.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X