Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

E assim vai a cultura geral dos nossos "piquenos"

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
    É verdade, devem ter escolhido os piores para fazer valer o seu ponto de vista. O estudo, que não o é porque não me parece ter qualquer validade cientifica não é por aí além importante mas ainda assim eu acho inconcebível que alunos que frequentaram o ensino secundário e estão no ensino superior não saibam responder a algumas perguntas que foram colocadas! E a questão não é serem jovens mas sim serem jovens que têm já um percurso académico que lhes devia dar essas ferramentas. Se fizessem a pergunta a pessoas na casa dos 30/40/50 sem qualquer formação eu não acharia tão escandaloso. O problema é que muitos dos miúdos chegam mesmo até ao fim do seu curso e até mestrado sem saber coisas, na minha opinião, básicas no que diz respeito a cultura geral.
    Eu sabia responder a todas porque gosto de ler, de ver documentários, de cinema. E gosto disto, porque fui incentivada pelos meus pais.
    Mas nem no meu secundário, nem na licenciatura, nem no meu mestrado, foi abordado algum destes temas.

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
      ainda assim eu acho inconcebível que alunos que frequentaram o ensino secundário e estão no ensino superior não saibam responder a algumas perguntas que foram colocadas! E a questão não é serem jovens mas sim serem jovens que têm já um percurso académico que lhes devia dar essas ferramentas. Se fizessem a pergunta a pessoas na casa dos 30/40/50 sem qualquer formação eu não acharia tão escandaloso. O problema é que muitos dos miúdos chegam mesmo até ao fim do seu curso e até mestrado sem saber coisas, na minha opinião, básicas no que diz respeito a cultura geral.
      Ora aqui está exactamente a minha opinião! Obrigada, Rufer.

      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
        Mas nem no meu secundário, nem na licenciatura, nem no meu mestrado, foi abordado algum destes temas.
        Então eu devo ter tido excelentes professores no secundário porque metade dos temas, ou mais, foram abordados nas aulas.
        Opá, mas nem as capitais dos países aprenderam em geografia?!

        Comentar


        • #19
          Há muitos anos atrás, quando acabei o meu curso e andava em entrevistas para emprego, deparei-me com um tipo de teste só de cultura geral, mais nada. A primeira etapa era precisamente fazer esse teste de cultura geral, só quem passasse é que ía às fazes seguintes. Mas também ao longo da minha vida fui a muitas entrevistas, testes, etc. e aquela empresa foi a única que se preocupou em fazer aquele tipo de teste. Se eu estivesse na área de recursos humanos começava logo por aí (cultura geral).

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
            É possível. Mas para mim é menos grave uma pessoa de 45 anos, que se calhar nem o 12º ano tem, não saber responder do que jovens universitários que praticamente já nasceram na era da sociedade de informação e têm todos os dados que necessitam ao alcance de um dedo. E não acredito que um jovem acabado de sair do secundário não se lembre de ouvir o prof de português dizer que quem escreveu os Maias foi o Eça, ou quem escreveu o Evangelho foi o Saramago, ou nunca terem ouvido falar na capela sistina, etc etc. Só se faltaram muito às aulas.

            E o pior comentário para mim é a moça no final do vídeo que diz que cultura geral é coisa que não lhe interessa!

            Concordo contigo que numa amostra de 100 eles escolheram os piores, claro. Mas, infelizmente, acredito que o nível cultural dos jovens ande muito por baixo.
            No meu secudnário lia-se o Memorial do Convento e a Aparição. Em momento algum, nos foi dito quais eram as outras obras dos escritores.
            Sei, porque gosto muito de ler.

            E eu acho que a cultura é isso mesmo: geral. Não tem que estar ligada a pessoas qualificadas ou não. Dou formação e já encontrei pessoas com o 9ºano com um sentido muito crítico, muito informadas e com muita cultura geral.

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
              Já pararam para pensar que se calhar, se fizessem estas perguntas a alguém na casa dos 35/40/45 também não saberiam?
              Isto é tudo muito bonito, mas qual é a validade deste estudo? Perguntaram a quantas pessoas? Se calhar, perguntaram a 100 e aproveitaram dez que não sabiam. E pronto...mais uma vez lá vamos nós falar dos jovens...

              Ainda esta semana umas senhoras que iam no mesmo autocarro que eu achavam que a troika era uma empresa gerida pelo Passos Coelho!
              É óbvio que apanharam os piores para publicar, acredito que a maior parte dos 100 inquiridos responderam certo. Também há certas pessoas que com 35/40 e 45 anos não saberíam responder, mas estamos a falar de alunos universitários e muitos deles foram inquiridos com perguntas da área de estudo deles. O que me faz impressão são as patacoadas que dizem em alternativa de não saberem a resposta correta.
              Então admite-se que um aluno de Turismo não saiba a capital de Itália? Jesus!!!

              Comentar


              • #22
                Claro, Ritazza! Se eles não sabem é porque alguém não os ensinou. Só que, lá está, é precisamente por sabermos que a cultura geral de muitos portugueses se baseia nas informações da Maria que devemos estar preocupados. :|

                E em relação às faixas etárias, os jovens que eu conheço têm, no seu geral, menos cultura geral do que as pessoas de mais idade (faixa etária acima dos 45 anos e inferior a 60 anos). Isto também não é nenhum estudo mas, do que eu vou vendo, penso que o antigo 5º ano preparava melhor as pessoas do que o actual 12º ano.

                Tenho uma teoria de conspiração sobre este tema mas é melhor nem começar a entrar muito por aí, que dá pano para mangas. Mas convenhamos que é extremamente útil termos um povo que não sabe nem quer saber.

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                  Então eu devo ter tido excelentes professores no secundário porque metade dos temas, ou mais, foram abordados nas aulas.
                  Opá, mas nem as capitais dos países aprenderam em geografia?!
                  No meu tempo, a geografia existia no 7º, 8º e 9º (acho eu). Lembro-me que a matéria rondava o clima, as montanhas e afins.
                  Mas por exemplo, nunca tive de saber os rios de cor (como colegas minhas mais velhas).

                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por pateta Ver Mensagem
                    É óbvio que apanharam os piores para publicar, acredito que a maior parte dos 100 inquiridos responderam certo. Também há certas pessoas que com 35/40 e 45 anos não saberíam responder, mas estamos a falar de alunos universitários e muitos deles foram inquiridos com perguntas da área de estudo deles. O que me faz impressão são as patacoadas que dizem em alternativa de não saberem a resposta correta.
                    Então admite-se que um aluno de Turismo não saiba a capital de Itália? Jesus!!!
                    Claro que não se admite! Mas em turismo dá-se o que? Gestão, contabilidade, línguas...A verdade é que às tantas, estão os cursos mal formulados!

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
                      Tenho uma teoria de conspiração sobre este tema mas é melhor nem começar a entrar muito por aí, que dá pano para mangas. Mas convenhamos que é extremamente útil termos um povo que não sabe nem quer saber.
                      Claro que é. Caminhamos a passos largos para o Big Brother is watching you, o Orwell é que sabia (olha, mais um que nunca devem ter ouvido falar).

                      Comentar


                      • #26
                        Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
                        No meu tempo, a geografia existia no 7º, 8º e 9º (acho eu). Lembro-me que a matéria rondava o clima, as montanhas e afins.
                        Mas por exemplo, nunca tive de saber os rios de cor (como colegas minhas mais velhas).
                        A sério? Penso que no 7º ano ainda tinha de saber rios, capitais da Europa... Tenho 28 anos, isto foi há uns 15 anos atrás.

                        Comentar


                        • #27
                          Está-me a parecer que hoje a Google vai andar a trabalhar muito em busca das respostas a essas questões colocadas...

                          Já agora, H2O é fórmula Quimica da água... e não símbolo quimico. Quando a miuda respondeu pH até-se-me arrepiei toda! LOL

                          Edit: acredito que este tipo de vídeos, mesmo que escandalosos para alguns, sirvam de "chapada" aos miudos daquela idade e pode ser que hoje aprendam algumas coisas daquela cultura geral questionada.

                          Comentar


                          • #28
                            Bem, eu acho que em Português algum professor há-de ter falado dos Maias, ou de Saramago! A questão é que dos jovens aos quais é dada a oportunidade de estudar espera-se que estejam por dentro de coisas básicas até mesmo porque têm acesso privilegiado e tempo para aceder à informação.
                            Mas atenção que, na minha opinião, a culpa não é só deles! A culpa é do sistema de ensino que tem vindo a decrescer em exigência, a culpa é também muito da estruturação dos cursos superiores. A título de exemplo, eu acho inconcebível que as engenharias, por exemplo, não tenham uma cadeira exigente com base em português, métodos de comunicação! É por esse motivo que por vezes temos excelentes profissionais a nível técnico mas quando têm que abrir a boca ou escrever é um desastre! Eu, apesar de ser de um curso ligado ás humanidades, tirei línguas e tinha uma cadeira que era Espistemologia das ciências humanas que em termos específicos não me serviu para nada mas deu-me uma bagagem a nível de cultura geral espectacular. Acho isto fundamental!



                            \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
                              Claro que não se admite! Mas em turismo dá-se o que? Gestão, contabilidade, línguas...A verdade é que às tantas, estão os cursos mal formulados!
                              Bem, eu fui espreitar o curso de turismo do politécnico da guarda e o curso abrange bastante mais do que isso, logo no 1º ano têm geografia de turismo, ou coisa assim do género.

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
                                Bem, eu acho que em Português algum professor há-de ter falado dos Maias, ou de Saramago! A questão é que dos jovens aos quais é dada a oportunidade de estudar espera-se que estejam por dentro de coisas básicas até mesmo porque têm acesso privilegiado e tempo para aceder à informação.
                                Mas atenção que, na minha opinião, a culpa não é só deles! A culpa é do sistema de ensino que tem vindo a decrescer em exigência, a culpa é também muito da estruturação dos cursos superiores. A título de exemplo, eu acho inconcebível que as engenharias, por exemplo, não tenham uma cadeira exigente com base em português, métodos de comunicação! É por esse motivo que por vezes temos excelentes profissionais a nível técnico mas quando têm que abrir a boca ou escrever é um desastre! Eu, apesar de ser de um curso ligado ás humanidades, tirei línguas e tinha uma cadeira que era Espistemologia das ciências humanas que em termos específicos não me serviu para nada mas deu-me uma bagagem a nível de cultura geral espectacular. Acho isto fundamental!
                                Foi isso que disse lá em cima, a culpa também é do sistema! Eu não digo que eles não tenham culpa da ignorância demonstrada...Só acho que temos de perceber que isto é o resultado de outras tantas coisas.
                                Eu tirei psicologia e no 3ºano, tive uma cadeira dado pelo Guilherme de Oliveira Martins (que também não devem saber quem é) sobre História da Cultura Portuguesa. Na minha faculdade era obrigatória em todos os cursos...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X