Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

    Estive quase para apagar tudo quanto já escrevi neste tópico e foram os dois últimos posts que me fizeram mudar de ideias.

    Todas temos direito a escrever aqui ou em qualquer outro tópico.

    Se não me fiz entender vou tentar que me percebam:



    Não condeno quem dá LA, se o fizesse estava a fazer algo contra mim própria.

    Para mim o LM é melhor que o LA.

    Para mim amamentar dá mais trabalho do que dar LA.

    4º O facto de não ter quase dado de mamar à minha filha apenas aguçou a minha autocritica.

    Tive muitas razões para dar LA há 12 anos atrás, algumas bem mais válidas do que as que tenho lido, em blogues, em foruns, em tópicos, e nem estou a dizer que foi neste tópico em particular, porque já nem me lembro do que foi dito.

    Podia desculpar-me de não ter amamentado, não o fiz e não o farei. Podia ter dito que era jovem, mal informada, que estava com uma depressão que durou mais de 3 anos, que me sentia no fundo do poço. Para não falar que acreditava que tinha pouco leite, pois a bebé tinha engordado pouco. Com a agravante que is estudar à noite e ninguém me avisou que tinha que deixar leite para o bebé e portanto ela chegou a ficar sem mamar cinco horas. Um dia a minha mãe encheu-se de a ouvir chorar e deu-lhe LA. Fez bem, matou-lhe a fome.

    Mas para mim nenhuma destas razões chegou para justificar a minha derrota.

    Amamentar o meu 2º filho foi e é uma vitória.

    A vontade de amamentar o meu 2º filho está relacionada com muitas razões, algumas delas mais válidas do que outras para determinadas pessoas. Uma delas é que sabia de antemão que tinha uma probabilidade imensa de ter novamente um filho intolerante ao leite de vaca, por isso lutei.

    Ainda bem que lutei, amamentar uma criança que já anda é fantástico!

    10º A minha mãe amamentou-me pouco tempo, adoro-a. Não tem nada a ver. Pois não tem. Mas o facto de não ter, não quer dizer que o LM não é melhor que o LA.

    11º Quem não dá de mamar porque não quer ou porque não pode ou porque não deu não me causa nenhum abalo e não leva de mim nenhum comentário pessoal. Mas quem lutou para dar de mamar (que é o que acontece à maioria das mulheres que amamentam) tem a minha admiração, porque sei quanto custa.

    12º Quando falo em 80 % das mães que não amamentam para além dos 6 meses não estou a inventar, é pesquisar na net e vão ver como digo a verdade. Aqui está apenas um dos artigos que fala disso: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.as...ent_id=1126625

    Mas há melhores e é só procurar.

    13º Não acredito que 80 % das mulheres não tenham leite, são factores culturais e económicos que influenciam a amamentação, quando não são outros. Os números falam por si, o que não quer dizer que dentro destes 80 % não existam mulheres que de facto não tinham leite. O problema é que quando uma mulher desiste de amamentar os argumentos são sempre válidos, e diz sempre que o bebé estava em primeiro lugar, que não tinha leite ou que o bebé não estava satisfeito. Ora, ora... somos o único mamífero que evolui e deixou de dar leite.

    14º Tal como disse logo no meu 1º post não dar de mamar não é um drama, se assim fosse, a maioria das mulheres dava de mamar, pois não poderia viver num drama. O ser humano só aguenta até um determinado nível de sofrimento (que é claro que varia de pessoa para pessoa). Comprova-se assim que não dar de mamar não provoca assim tanto sofrimento.

    15º O bem estar materno é uma das muitas razões para deixar de amamentar, é válido como qualquer outra. mas aborrece-me ouvir: "Uma mãe contente faz um bebé contente", pressupondo que tudo é válido. Se o que fizer a mãe feliz for abandonar o bebé, ou bater-lhe, então a mãe tem que o fazer , para fazer o bebé feliz? É claro que isto é um exagero mas é só para mostrar como esta ideia não é assim tão correcta e tão linear. Ser mãe acarreta muitas das vezes novas responsabilidades e muitos sacrifícios. Cada uma faz aqueles que entende e pode.

    16º Acredito que um bebé amamentado é mais feliz do que aquele que não o é, que se a sua relação com a mãe é diferente, bem como com a comida. É óbvio que uma criança maior ou um adulto não se lembram se foram amamentados e por isso, isso não influencia a sua felicidade. mas quando tem 1 ano , ou 2, ou até 3 os seus pensamentos são muito básicos, a sua vida é muito baseada na experiência. Ser amamentado é ter uma relação única com determinada pessoa. É a mãe que nutre, que dá de comer, é aquela mulher em particular. O biberão não providencia isto até porque qualquer pessoa pode dar um biberão. E mesmo quando é a mãe a dá-lo o bebé de dias sabe lá quem é mãe!! Não acredito que saiba automaticamente que é a mãe. Ele aprende a conhecer a mãe. A reconhecer o bater do coração, a voz, aprende o cheiro, o toque, o carinho. Não acredito que nasça ensinado e então ser amamentado ajuda nesse reconhecimento e nessa aprendizagem, facilitando a vida ao bebé.

    17º Não creio que amamentar seja só um processo fisiológico, tal como não é estar apaixonado, tal como não é parir um bebé. Não em acredito em processos regido por hormonas que controlam, que nos fazem apaixonar, que nos fazem amamentar. Acredito que o ser humano é muito mais do que isso e por isso não o reduzo apenas a processos físicos, hormonais, culturais, económicos e mais que tais. cada um acredita no quer. Não reduzo o ser humano a um animal nem a uma máquina. É um ser diferente de todos os outros á face da terra e por isso muito há ainda para dizer e descobrir. Por isso quando vejo que 80 % das mulheres portuguesas falham na amamentação não acredito que em todas seja o resultado de um falhanço físico ou hormonal.

    18º As dificuldades que para algumas mulheres não são ultrapassáveis para outras são. Por isso duas mães numa mesma situação de dificuldades na amamentação, uma consegue prosseguir e a outra não. Daí que por vezes surgem comentários mais incompreensivos que falam "em passar a mão pelo pêlo", pois essas mães tem dificuldade em perceber o porquê do abandono da amamentação quando passaram por situações semelhantes. Eu ainda não conheci nenhuma mãe que amamenta que não tenha passado por dificuldades, simplesmente superou-as. Pode dizer-se que o pensamento destas mulheres não é o mais correcto pois estão a ser incompreensivas com as outras mas, no meu ponto de vista, não estão a ser mais incompreensivas do que as mães que afirmam que as suas dificuldades eram inultrapassáveis menosprezando o esforço e dedicação daquelas que o conseguiram (através das suas afirmações). Eu não me sinto nada lesada por estas incompreensões mas quem quer ser compreendido e respeitado deve fazer o mesmo, deve mostrar-se compreensivo e compreender que as suas dificuldades podiam , se calhar, não ser assim tão difíceis.



    Espero ter sido clara.



    (Vou actualizando esta resposta á medida que me for lembrando de algo válido para dizer).

    Comentar


    • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

      Não vou entrar em discussões.



      Para mim é simples: o LM é melhor que o melhor dos LA. Se for possível amamentar até tarde, melhor. Sendo que o bem estar do bebé e da mãe e prioritário, e que em certas situações é preferível ou mesmo necessário dar LA.

      Comentar


      • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

        Caalex (19-02-2010)Não vou entrar em discussões.



        Para mim é simples: o LM é melhor que o melhor dos LA. Se for possível amamentar até tarde, melhor. Sendo que o bem estar do bebé e da mãe e prioritário, e que em certas situações é preferível ou mesmo necessário dar LA.


        Se não querias entrar em discussões era bom não me teres atacado pessoalmente. Quem ataca é bom que possua argumentos suficientes pois se não tiver o seu ataque não tem sentido.

        Comentar


        • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

          Olá.

          Gostaria de deixar aqui o meu testemunho sobre este assunto.

          Há quase seis anos atrás tive uma linda menina Ao fim de meia hora de ter nascido já estava agarradinha ás minha maminhas , o que para mim foi uma felicidade enorme.

          No entanto, após apenas algumas mamadas notei logo que os meus bicos do peito já estavam a ficar inchados.... a enfermeiras viu, e aconselhou-me a utilizar bicos de silicone e continuar a colocar a pomada aconselhada.

          Enquanto tive só o colostro, a coisa aguentou-se.... mas quando passado dois dias o leite desceu, começou o meu pesadelo...

          Eu tinha as maminhas completamente cheias ( estao a ver a Pamela Anderson? Pois, as minhas mamocas punham as dela a um canto!!!) e o leite nao saia....

          Com a bomba ( tentei a manual e a electrica) tirava uns 10ml de 2 em 2 horas, tentei com as maos, com duches, toalhas quentes, frias....TUDO!!!

          Cada vez mais a minha filha tinha que chuchar com mais força, e ficava sempre com fome á mesma... pois o que saia era muito pouco....

          Passei a primeira semana de vida da minha filha a tentar e tentar e nada resultava.... tomei até ocitosina e nada... o leite nao saia....

          Ao fim de uma semana, cheguei ao ponto em que os meus bicos estavam completamente feridos, eu tinha que morder uma toalha para aguentar as dores a dar de mamar...

          Mas toda a gente me dizia "Tens que aguentar.... é mesmo assim, a menina precisa do teu leite, etc...) e eu a sentirme a pior mae do mundo por chorar desalmadamente só de pensar em alimentar a minha filha....

          Ao fim de sete dias, nao aguentei mais.... o pouco leite que saia já vinha avermelhado com sangue.... e as dores nao vos passam pela cabeça....

          Fui á medica e decidimos que eu deveria secar o peito e começár a dar LA.

          Foi a melhor decisao da minha vida.... Parei de sofrer fisicamente, e começei a puder gozar a minha bebe, sem stress, sem dores,só amor....

          No entanto, custou-me muito "perdoar-me" a mim propria por ter "falhado" em nao dar maminha á minha filha....

          Mas com o tempo, ao ver que ela é e sempre foi extremamente saudável, ao ver que seria mesmo impossivel eu ter uma ligaçao maior com a minha linda do que tenho actualmente, apercebi-me que tinha tomado a deciao correcta.

          5 anos depois.... nasceu o meu principe

          Prematuro de 34 semanas, teve mesmo que ser alimentado com LA durante os primeiros dois dias, mas assim que foi possivel, ao fim de dois dias, lá veio ele para as minha mamocas Sensaçao maravilhosa...

          Mas durou pouco tempo...Ao fim de dois dias, novamente quando o leite baixou, começou novamente o pesadelo....

          Mas desta vez, como o meu bebe esteve 10 dias internado, eu tinha a equipa de enfermagem toda a ajudar-me, a tentar que eu conseguisse amamentar o meu bebe, ainda para mais sendo prematuro....

          O primeiro dia aguentei as dores horriveis que tinha no peito, tentei novamente de tudo e mais alguma coisa.... e pouco ou nada saia...

          Cheguei ao ponto ( e isto se nao fosse tao serio até dava para rir...) de ter 3!!! enfermeiras a massagarem-me o peito ao mesmo tempo enquanto a máquina funcionava na força máxima!! E muito pouco saia!!!!

          Ao fim de três dias as dores já eram tantas que não consegui pegar no meu filho ao colo e isso foi a gota de água...fui á medica e disse com todas as letras que não queria mais amamentar, que não queria tentar mais, pois nao iria permitir chegar ao ponto em que cheguei da minha filha....A médica até me leu o que pos no relatório. " Mae decidiu secar o leite por problemas a amamentar, está triste mas decidida!"

          E assim foi, sequei o leite, e no dia a seguir já podia pegar novamente no meu filho, sem chorar de dores ao o fazer.

          Hoje o meu filho tem 11 meses, saudável, bem disposto, e muitisssimo ligado a mim

          O peso na consciência apagou-se por completo, ficou mesmo só a "pena" de nao ter podido amamentar, mas que não é preciso fazer um drama disso, pois não é isso que nos torna umas mães mais ou menos capazes.



          Resumindo, sim o LM pode ser melhor a nível de muita coisa, mas quando isso causa transtorno á mãe, então é pior para o bebe do que beber LA.

          E quanto ao vinculo mãe-filho, isso não me convence....acho impossível os meus filhos gostarem mais de mim só porque eu lhes teria dado LM...

          O amor, o carinho, o cuidado, não estão no leite que se dá, mas sim na forma como lidamos com os nossos filhos, não só enquanto damos de mamar, mas sim para toda a vida.

          É isso que interessa, é isso que fica para a vida: o amor, e não o leite que damos....



          Hoje sou uma mãe realizada, com dois filhos que me amam e que são o sol da minha vida, e nao me arrependo nem por um segundo da decisão que tomei....

          Por isso..... amem os vossos filhos pois essa é que é realmente a questão de fundo!!!



          BJS
          OS ANJOS DO MEU CORAÇÃO

















          Comentar


          • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

            Dulsa (19-02-2010)
            Caalex (19-02-2010)Não vou entrar em discussões.







            Para mim é simples: o LM é melhor que o melhor dos LA. Se for possível amamentar até tarde, melhor. Sendo que o bem estar do bebé e da mãe e prioritário, e que em certas situações é preferível ou mesmo necessário dar LA.






            Se não querias entrar em discussões era bom não me teres atacado pessoalmente. Quem ataca é bom que possua argumentos suficientes pois se não tiver o seu ataque não tem sentido.


            Eu peço desculpa de estar a intervir, mas onde é que a Caalex te atacou??

            Comentar


            • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

              Dulsa (19-02-2010)
              Caalex (19-02-2010)Não vou entrar em discussões.



              Para mim é simples: o LM é melhor que o melhor dos LA. Se for possível amamentar até tarde, melhor. Sendo que o bem estar do bebé e da mãe e prioritário, e que em certas situações é preferível ou mesmo necessário dar LA.


              Se não querias entrar em discussões era bom não me teres atacado pessoalmente. Quem ataca é bom que possua argumentos suficientes pois se não tiver o seu ataque não tem sentido.


              Não me lembro de ter atacado alguém pessoalmente neste fórum. E tu não és/foste a excepção.

              Comentar


              • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                Dulsa (15-09-2009)E E sim concordo com a Babymine, parece que estão sempre à espera que lha passem a mão pelo pelo e que lhes digam: coitadinhas.....




                acho que foi esta frase que "não caíu" bem no teu discurso.


                Comentar


                • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                  Caalex (18-02-2010)Dulsa, há coisas no teu discurso que me escapam. As mães que não deram de mamar, gostam que lhe passem a mão pelo pêlo? Haverá de tudo imagino. Como imagino que algumas mães que amamentaram até tarde gostam de ser elogiadas por todo o esforço, por todos os seus sacrifícios, e que o fazem para mostrarem que são super-mulheres, mais preocupadas com o mostrar da sua vitória do que com as vantagens do LM para o bebé, e haverá aquelas que se esforçam ao máximo pensando apenas no bem do bebé.



                  Como em tudo, cada caso é único e haverá sempre opções que pessoalmente considero mais válidas ou menos válidas para amamentar ou dar biberão; e o que eu considero mais ou menos válida, será com certeza diferente do que qualquer outra pessoa considerará.


                  O que está a bold foi o teu ataque á minha pessoa pois este post era dirigido a mim.

                  Ainda sei ler português. Pensava que as outras pessoas também sabiam mas tem tantas dúvidas quando eu escrevo algo que começo a duvidar.

                  Por isso sim, foi um ataque pessoal.

                  Eu já disse o que tinha a dizer. E agora só retomarei o meu post na página 13 para o actualizar.

                  Comentar


                  • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                    Dulsa (18-02-2010)

                    14º O bem estar materno é uma das muitas razões para deixar de amamentar, é válido como qualquer outra. mas aborrece-me ouvir: "Uma mãe contente faz um bebé contente", pressupondo que tudo é válido. Se o que fizer a mãe feliz for abandonar o bebé, ou bater-lhe, então a mãe tem que o fazer , para fazer o bebé feliz? É claro que isto é um exagero mas é só para mostrar como esta ideia não é assim tão correcta e tão linear. Ser mãe acarreta muitas das vezes novas responsabilidades e muitos sacrifícios. Cada uma faz aqueles que entende e pode.


                    Dulsa, para mim estava tudo bem até a este 14º argumento...



                    aqui não se trata de falar de um bem-estar fútil, superficial ou conseguido á custa do sofrimento de uma criança... espero que entendas que a ansiedade gera comportamentos de ansiedade nos bébés... uma mãe deprimida e frustrada não transmite segurança e bem-estar ao bébe...



                    mamadas em que a mãe chora lagrima atrás de lagrima com dores ou angustiada porque o seu filho se contorce no colo em prantos inexplicáveis não está a transmitir nada positivo ao filho.



                    e que raio, o LM é uma vacina, uma dádiva preciosa para o sistema imunitario do bébé mas sabes que mais??? o corpo dele construirá as suas defesas, criara a sua propria imunização.



                    contudo, a alegria de viver as 1ªas semanas/meses de vida de um filho não se recuperam jamais... e a falar assim, parece que a felicidade não é uma coisa importante... parece que parimos um filho para sofrer e superar obstaculos e angustiarmo-nos e que ser Mãe é só isso... que mensagem triste, desculpa.



                    Talvez te expliques um bocadinho mal... afinal de contas tudo estava a ser tão bem encadeado. Até chegarmos aqui. Este 14º argumento é desnecessario.



                    A maternidade não pode ser um sacríficio. Porque se for sentida como tal, então... é porque não se faz com gosto e eu gosto de gostar de ser mãe e de achar que não fiz nenhum sacrifício e em todas as decisões que tomei acabei, mais cedo ou mais tarde, por ser feliz!

                    Comentar


                    • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                      Dulsa (19-02-2010)
                      Caalex (18-02-2010)Dulsa, há coisas no teu discurso que me escapam. As mães que não deram de mamar, gostam que lhe passem a mão pelo pêlo? Haverá de tudo imagino. Como imagino que algumas mães que amamentaram até tarde gostam de ser elogiadas por todo o esforço, por todos os seus sacrifícios, e que o fazem para mostrarem que são super-mulheres, mais preocupadas com o mostrar da sua vitória do que com as vantagens do LM para o bebé, e haverá aquelas que se esforçam ao máximo pensando apenas no bem do bebé.







                      Como em tudo, cada caso é único e haverá sempre opções que pessoalmente considero mais válidas ou menos válidas para amamentar ou dar biberão; e o que eu considero mais ou menos válida, será com certeza diferente do que qualquer outra pessoa considerará.






                      O que está a bold foi o teu ataque á minha pessoa pois este post era dirigido a mim.



                      Ainda sei ler português. Pensava que as outras pessoas também sabiam mas tem tantas dúvidas quando eu escrevo algo que começo a duvidar.



                      Por isso sim, foi um ataque pessoal.



                      Eu já disse o que tinha a dizer. E agora só retomarei o meu post na página 13 para o actualizar.


                      Retoma lá quando quiseres, e pensa o que quiseres

                      Comentar


                      • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        Não há hipotese, os tópicos têm de "descambar".



                        Alexandra Santos - Gostei de ler o teu testemunho.



                        Este tópico chama-se "Não poder dar de mamar não é um drama" e já o tornaram numa batalha campal sobre o LA e o LM.

                        Todas nós sabemos que o LM é melhor, mas bolas deixem lá as mulheres que não amamentam seja porque razão for expressarem-se à vontade sem serem acusadas de serem más mães e afins.



                        Eu também só consegui amamentar mais do que 2 meses ao 3º filho e não sinto diferenças entre eles e não me sinto mais mãe agora que consegui amamentar em vez de "só" alimentar.



                        Tenho dito.
                        Patrícia - 7 anos
                        Mariana - 5 anos
                        André - 3 anos

                        Comentar


                        • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!



                          Uma coisa é certa, o LM é melhor que o LA e isso nao pode ser discutido de forma alguma.

                          Agora, todas as mães têm a capacidade de amamentar, as vezes isso nao acontece pelo estado da mãe, por um bebe que nao pega da melhor forma e talvez a mais importante, é a falta de apoio que há por parte dos médicos


                          Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                          Comentar


                          • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                            Dulsa (18-02-2010) o bebé de dias sabe lá quem é mãe!! Não acredito que saiba automaticamente que é a mãe. Ele aprende a conhecer a mãe. A reconhecer o bater do coração, a voz, aprende o cheiro, o toque, o carinho. Não acredito que nasça ensinado e então ser amamentado ajuda nesse reconhecimento e nessa aprendizagem, facilitando a vida ao bebé.






                            Não queria deixar de dizer principalmente isto:



                            a maioria das mamãs não conhece o mecanismo fisiologico associado á amamentação... nem tão pouco percebe do que se fala quando falamos desse vínculo... é pena. Se compreendessem, talvez pudessem deixar de lado a visão redutora que têm deste processo e que leva á mistificação e á construção de dogmas sem fundamento:



                            o bébé reconhece a mãe, sim. Desde o útero: pelo cheiro e pela voz. Existem inúmeros estudos que o comprovam.



                            um vínculo tem um instinto associado (sobretudo pela parte do bébé) e uma dimensão simbolica (que existe EXCLUSIVAMENTE na mãe, pela sua socialização, mas não no bébé...).



                            e é precisamente o lado simbolico que sai reforçado (para a mãe) com o estabelecimento de uma amamentação prazenteira.



                            isto porque: a amamentação que corre bem estimula a libertação de ocitocina. Esta hormona é libertada no sangue materno e passa para o leite, potenciando a sensação de bem-estar de que tantas mamãs falam e que tanto valorizam na sua experiência e que gostam de divulgar... ela existe, é real, conduz a mãe a uma sensação de missão cumprida, leva-as a racionalizar a experiencia transformando-a numa valoração simbólica, como se fosse uma questão de atitude ou escolha, que parece mas... não é!



                            Ora... se a amamentação comporta dificuldades extremas, gera ansiedade e angustia e dor física, a amamentação fica apenas reduzida á sua função protectora, pela transmissão de anticorpos (importantes mas não essenciais) e deixa de cumprir com a sua missão de permitir uma (con)vivênca saudavel com a experiencia da maternidade... para quê? Em nome de quê? De anticorpos?



                            O leite seca, sim. A ocitocina não se liberta. O leite não sobe (ou desce, como preferimos dizer) e a criança não fica efectivamente alimentada. ISTO É REAL. É LOGICO e não percebo nunca a dificuldade em se perceber isto: não controlamos o processo, porque não controlamos a nossa cabeça! Ponto!



                            pode parecer uma comparação estúpida: mas como podemos ter prazer sexual, por exemplo (também tão dependente da libertação de hormonas para fazer funcionar a líbido) se tivermos dor ou algum bloqueio emocional que nos impeça a entrega??? É IGUAL!!!



                            Por isso se diz que cada caso é um caso... não porque num caso o bébé assim ou assado, ou porque a mãe fez assim ou assado... caramba!



                            É preciso apoiar a amamentação sem pressões, com compreensão pelas circunstancias particulares de cada mãe, sem falsos e mal-sustentados argumentos.



                            E ainda é por isso que intervenho nestes tópicos.








                            Comentar


                            • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                              [quote]EliGee (19-02-2010)
                              Dulsa (18-02-2010) Não acredito que saiba






                              Nessa frase eu disse: acredito. Portanto é uma crença. O que dizes não abala a minha crença muito pelo contrário.

                              Para mim o bebé não reconhece a mãe. Ponto final. E não há estudos que me convençam pois é uma crença. Não preciso de explicar aqui o que é uma crença, pois não?

                              Mas já agora, que gosto de ser uma pessoa informada, deixa os links de textos científicos (não tipo noticias do sapo) que afirmam que o bebé reconhece a mãe, assim sempre fico a saber como é que mediram isso.



                              S. f.f. Aprendam a ler português antes de comentarem os posts senão nunca ninguém se vai entender.

                              É a última vez que façam um post aqui fora do da página 13, estou farta de me estar sempre a repetir.

                              Comentar


                              • RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                                Olhem, para quem está aqui a defender com unhas e dentes a amamentação:



                                Matem-se, esfolem-se!!! Desunhem-se!!! Quero eu lá bem saber das vossas experiências de sucesso de amamentação, juntamente com um sacrifício IMENSO que fazem questão de salientar! o tópico nem era para isso!



                                Eu não amamentei e não fiz disso um drama! Tenho pena, vou tentar agora de novo, mas se não der, PACIÊNCIA!!!



                                Na minha cabecinha esta questão está muito bem resolvida!



                                Eu sei que amamentar é perfeito, mas a vida não é perfeita, já o disse!



                                Deixei o meu testemunho para mostrar a outras mães que não amamentaram (nem sequer interessa porquê) e que ficaram muito tristes e/ou frustradas, para superarem essa tristeza e frustração, e viverem em plenitude com os seus filhotes!



                                Eu assim fiz e tenho sido muito feliz, eu e o meu filho!!!



                                Tenho dito!!!



                                Bjcas a todas e o importante é serem felizes!



                                Deixem-se de ataques que até fazem mal à pele!



                                Ah, já agora: Uma opinião muito muito pessoal: DETESTO ver crianças que já andam que por tudo e por nada, chegam ao pé da mãe, seja onde for, e puxam a camisola da mãe pq querem mama, a qualquer hora ou situação... Acho horrível, má educação mesmo! Para mim a amamentação é principalmente (não exclusivamente, atenção!!!) para alimentar (pois para criar laços de afecto há milhares de maneiras, não é só a amamentar) e isto para mim não é alimento. Mas reforço, é a minha modesta opinião e sei que praticamente mais ninguém pensa como eu :P E tb já imagino muita gente a cruxificar-me por pensar assim :P

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X