Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tertúlia das Cerejas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Tertúlia das Cerejas

    tguia (08-07-2010)Pois é cerejinhas hoje temos uma cerejinha aniversariante a Catibe.

    Parabéns:balloons::balloons::balloons:


    Sai um PARABENS PARA A CATIBE :bdgreetn: :bounce:


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • RE: Tertúlia das Cerejas

      Olá tguia e restantes participantes:



      A sua menina chegou a casa cheia de fome e comeu bem. Isso só indica que não há nenhum problema de saúde, o que é muito bom.



      Então ela não come no infantário porquê? A resposta a esta questão pode resolver o problema.



      Há muitas pessoas, inclusivé adultos, que não gostam de comer em refeitórios. O barulho, a comparação com os outros, os temperos, etc., tudo contribuiu para isso. As crianças não são excepção.



      Também acontece, sem querer de alguma maneira ofender, que os meninos mais preguiçosos a comer, fazem estas recusas, porque percebem que vão ter o apoio dos pais. Não sei se estou a ser clara. Sabem que os pais vão lá pedir para lhes darem a comida à boca. As crianças são muito intuitivas e sabem sempre com o que podem contar.



      Parece-me importante negociar estratégias com as educadoras no sentido de tornar os nossos filhos mais autónomos. É um trabalho longo, de muito diálogo e uma paciência sem limites mas que dá frutos. Para além disso nunca devemos dar a perceber aos nossos filhos que discordamos do que acontece nas creches/escolas. Para isso estão cá os adultos, para conversar e decidir o que é melhor para eles. A inclusão das crianças na tomada de decisões dos adultos é completamente nociva. Elas devem ser ouvidas mas não devem participar das decisões.



      Digo isto porque, no primeiro ciclo, elas têm de estar preparadas para se alimentarem convenientemente. A sua saúde, bem estar e sucesso escolar depende muito de uma boa alimentação.



      Quando almoço na escola, observo muitos meninos e meninas que praticamente não comem, e mesmo com muita paciência das auxiliares é impossível garantir que todos se alimentem minimamente.



      Devem estar a pensar que não tenho problemas destes com a minha filha. Claro que tenho, ela detesta tomate, e sempre que é dia de tomate começa a lamúria logo de manhã. Combinei com a educadora que, uma vez por semana, ela não come tomate e aviso sempre nesse dia, para não se esquecerem. Nos outros dias, apesar das choraminguices tem de comer. Não é que comer tomate seja assim tão importante, até compreendo que não goste, mas é uma das normas da educadora, comer um pouco de tudo e, embora me desse jeito que ela não o comesse, leia-se "manhãs com os nervos em franja" considero importante que o faça. Nas férias, esta regra também se aplica em casa (mas com algumas excepções...lol).



      Esta geração "eu quero", "eu não gosto" precisa de ser preparada para a vida. A vida não tem contemplações, não é justa, e, raramente temos aquilo que queremos. Temos de lutar pelas coisas e ensinar os nossos filhos a lutar também, senão andamos a criar crianças que não resistem a frustrações, que não sabem ser felizes.



      Não sou perfeita, cometi, cometo e certamente cometerei muitos erros, mas é a errar e emendar que se aprende.



      Tudo de bom



















      Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
      Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

      Comentar


      • RE: Tertúlia das Cerejas

        Flor-Martim (08-07-2010)



        Nós cá andamos, trabalho está a tirar-me definitivamente o sono



        estou a aguardar a junta medica por causa da amamentação


        Desculpa? Junta médica por causa da amamentação?


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • RE: Tertúlia das Cerejas

          Olá Rosinhas:



          Como deves calcular a minha filha é o meu sol sem nuvens...Obrigada!



          Tudo de bom.

          Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
          Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

          Comentar


          • RE: Tertúlia das Cerejas

            MBprincesa (08-07-2010)
            Flor-Martim (08-07-2010)







            Nós cá andamos, trabalho está a tirar-me definitivamente o sono







            estou a aguardar a junta medica por causa da amamentação








            Desculpa? Junta médica por causa da amamentação?


            ah pois n estavas cá quando se passou tudo



            mi conta



            Martim fez 1 aninho faz hoje 1 semana e como continuo a amamentar trouxe o atestado do pediatra, aqui o besta do director negasse a dar-me as 2 horas que tenho direito, mais entregou o atestado medico á advogoda

            Vou ter uma junta medica para verem se eu realmente tenho leite, pk eles n acreditam que eu tenho leite mesmo com o atestado

            Pior ainda foi ele dizer que Martim tem de fazer analises ao sangue assim como n pode tomar outro leite sem ser o meu



            Pois no Martim ninguem toca





            isto mt resumidamente
            O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



            As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

            Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

            Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

            A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

            Comentar


            • RE: Tertúlia das Cerejas

              Para mim isto é muito complicado pois a alimentação sempre foi um grande problema para mim e para a Mariana.

              Começou quando ela tinha apenas 10 dias e não recuperava o peso de nascença (2.680 Kg), o pedi recomendou o uso de suplemento. Eu recusei e passei a tirar o meu leitinho com uma bomba e dava à Mariana, ela passou a aumentar muito bem de peso. Andámos assim até aos 3,5 meses, apartir dai passei a dar LA.

              Depois do ano a Mariana passou a vomitar diáriamente, depois de idas ao pedi análises, despiste de alergia ou intolerância ao leite de vaca o pedi mandou-nos para uma psicóloga. Segundo ela os vómitos eram devido à minha ansiedade (comecei a trabalhar a tempo inteiro depois dela completar 1 ano), e às marcas que ficaram da morte do meu 1º filho. Andei em consultas com essa psicóloga e apartir dai comecei a tentar ter uma postura mas descontraida em relação à alimentação e comportamento da Mariana, afinal ela é só uma criança.

              A Mariana nunca comeu bem, mas apartir dai as coisas melhoram. Entrou nessa altura para a escola e com ajuda claro, mas comia relativamente bem.

              Este ano é que a coisa piorou na escola, em casa continua na mesma.

              Por isso eu penso que estes castigos estejam a piorar a situação.



              Desculpem o longo testamento, mas andei eu em psicólogos para relaxar a minha atitude e depois penso que devia ter andado mais em cima na escola.




              Comentar


              • RE: Tertúlia das Cerejas

                Caalex (08-07-2010)
                tguia (08-07-2010)
                Lanuga (08-07-2010)
                Caalex (08-07-2010)Lanuga, a consulta foi toda em português. Quando te escreves no programa é te perguntado qual a língua materna da criança e q línguas a criança fala/percebe. Normalmente, com português há sempre alguma técnica que fala português como língua materna.

                O nível de linguagem em francês- pelo q me contam e pelo q já tive oportunidade de ouvir - é equivalente.
                Temos poliglota!!! E só com dois anos e meio!
                As crianças têm uma grande capacidade de aprendizagem, e quando estão habituadas a ouvir as 2 linguas aprendem as 2 com facilidade.

                Mas mesmo assim acho que ela está muito "despachada" para a idade.
                Sabem o que eu acho? Cada criança/bebé desenvolve umas áreas primeiro do que outras. É verdade que a I. é bastante despachada no falar, porém começou a andar bem mais tarde do que a média - começou a andar aos 16 meses. Conheço uma menina q com menos 1 mês do q a Inês pouco fala, mas é uma verdadeira atleta olímpica.

                Normalmente o que dá mais nas vistas é o andar e falar, mas há tanto mais.

                O forte da Sofia sempre foi a motrocidade fina. Se tivesse outro filho, com toda a certeza o forte seria outra coisa qq.


                Tens toda a razão... eu por exemplo aos dois anos falava correctamente e expressava-me correctamente, comecei a andar com 1 ano e pouco mas sempre fui uma perfeita nódoa no que diz respeito a coordenação motora, ritmo e afins...


                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • RE: Tertúlia das Cerejas

                  Sol sem nuvens Vou ter uma reunião com a educadora 3ª feira, por isso e pela avaliação da Mariana e é exactamente de opiniões como a tua e das outras meninas que preciso para falar com ela.



                  Eu já sabia que elas não lhe davam o comer à boca à algum tempo, mas deduzi que ela comia alguma coisa sózinha. Compreendo perfeitamente que dar comer a 23 crianças não é fácil, e pelo que eu já assisti grande parte come muito mal. Também compreendo que ela já devia comer sózinha, dai pedir opiniões, para junto com a educadora tentar solucionar o problema.



                  Mas não comprendo como é que deixam uma criança sem comer, e a

                  castiguem de seguida.




                  Comentar


                  • RE: Tertúlia das Cerejas

                    Flor-Martim (08-07-2010)
                    MBprincesa (08-07-2010)
                    Flor-Martim (08-07-2010)

                    Nós cá andamos, trabalho está a tirar-me definitivamente o sono

                    estou a aguardar a junta medica por causa da amamentação
                    Desculpa? Junta médica por causa da amamentação?


                    ah pois n estavas cá quando se passou tudo

                    mi conta

                    Martim fez 1 aninho faz hoje 1 semana e como continuo a amamentar trouxe o atestado do pediatra, aqui o besta do director negasse a dar-me as 2 horas que tenho direito, mais entregou o atestado medico á advogoda



                    Vou ter uma junta medica para verem se eu realmente tenho leite, pk eles n acreditam que eu tenho leite mesmo com o atestado



                    Pior ainda foi ele dizer que Martim tem de fazer analises ao sangue assim como n pode tomar outro leite sem ser o meu

                    Pois no Martim ninguem toca

                    isto mt resumidamente
                    Ora aí está um excelente exemplo de um director que não percebe a ponta de um corno de gestão de recursos humanos e de satisfação dos seus funcionários....

                    Mas ele por acaso acredita que algum médico se iria arriscar a passar um atestado desse tipo que fosse falso?

                    Podes sempre dar um apertão na mama para cima da secretária dele... assim ele percebe que ainda tens leite .

                    E anda a nossa seguração social a perder o seu tempo...



                    Fazes muito bem... niguém toca no Martim! Era o que faltava!


                    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                    Comentar


                    • RE: Tertúlia das Cerejas

                      tguia (08-07-2010)Para mim isto é muito complicado pois a alimentação sempre foi um grande problema para mim e para a Mariana.



                      Começou quando ela tinha apenas 10 dias e não recuperava o peso de nascença (2.680 Kg), o pedi recomendou o uso de suplemento. Eu recusei e passei a tirar o meu leitinho com uma bomba e dava à Mariana, ela passou a aumentar muito bem de peso. Andámos assim até aos 3,5 meses, apartir dai passei a dar LA.



                      Depois do ano a Mariana passou a vomitar diáriamente, depois de idas ao pedi análises, despiste de alergia ou intolerância ao leite de vaca o pedi mandou-nos para uma psicóloga. Segundo ela os vómitos eram devido à minha ansiedade (comecei a trabalhar a tempo inteiro depois dela completar 1 ano), e às marcas que ficaram da morte do meu 1º filho. Andei em consultas com essa psicóloga e apartir dai comecei a tentar ter uma postura mas descontraida em relação à alimentação e comportamento da Mariana, afinal ela é só uma criança.



                      A Mariana nunca comeu bem, mas apartir dai as coisas melhoram. Entrou nessa altura para a escola e com ajuda claro, mas comia relativamente bem.



                      Este ano é que a coisa piorou na escola, em casa continua na mesma.



                      Por isso eu penso que estes castigos estejam a piorar a situação.



                      Desculpem o longo testamento, mas andei eu em psicólogos para relaxar a minha atitude e depois penso que devia ter andado mais em cima na escola.


                      Estás bem a tempo de arrumar a casa...


                      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                      Comentar


                      • RE: Tertúlia das Cerejas

                        tguia (08-07-2010)



                        Mas não comprendo como é que deixam uma criança sem comer, e a



                        castiguem de seguida.


                        É exactamente isso que é inperdoável!


                        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                        Comentar


                        • RE: Tertúlia das Cerejas

                          Tguia lamento imenso que tenhas perdido o teu 1º filho
                          O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                          As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                          Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                          Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                          A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                          Comentar


                          • RE: Tertúlia das Cerejas

                            tguia (08-07-2010)Sol sem nuvens







                            Mas não comprendo como é que deixam uma criança sem comer, e a



                            castiguem de seguida.


                            acho isso inaceitavel, tadinha da M.


                            O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                            As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                            Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                            Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                            A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                            Comentar


                            • RE: Tertúlia das Cerejas

                              Olá



                              É muito desgastante lidar com recusas alimentares, mas pelo que percebo é uma questão emocional.

                              Não sou psicóloga, mas já lidei com muitas crianças e elas conseguem "chantagear-nos emocionalmente".

                              Ciúmes da mãe quando trabalha muito, chamadas de atenção, ciúmes dos irmãos, aversão a mudanças, recusa em crescer e deixar de ser bebé, etc., etc..



                              A minha filha, em parte, ainda se recusa a deixar de ser bebé. Por um lado agrada-lhe "ser grande", por outro dá-lhe jeito ser "pequenina" (e, como eu a entendo). A sintomatologia dela são as birras constantes. É um desgaste, mas tento conversar muito com ela.



                              Em casos extremos castigo-a (fica sem ver televisão 1 dia ou sem cd's, etc). Progressivamente noto melhoras, mas é inegável que nós, mães, muitas vezes, perdemos o norte.



                              Experimente não lhe dar nada quando chega a casa até ao jantar, e explique-lhe que deve almoçar e lanchar na escola, como todos os meninos. Diga-lhe ainda que também almoçava na escola quando tinha a idade dela.



                              Faça um contrato com ela. Sempre que almoçar e lanchar na escola vão comer um gelado, ou fazem um desenho juntas, ou jogam às escondidas (coisas simples - o gelado pode não ser boa ideia lol). Coloque a educadora a par deste contrato e mantenha-se informada (a minha filha diz-me as mais extraordinárias mentiras...lol)



                              E, sobretudo, deixe de se sentir culpada. Não sei por que processo (será por transpiração?...lol) passamos muitos sentimentos de culpa aos nossos filhos.



                              As mães são humanas erram muito, mas também amam e perdoam muito. Eu aprendi a perdoar e perdoar-me.



                              Continuaremos a reflectir, aqui no cerejal!



                              Tudo de bom







                              Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
                              Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

                              Comentar


                              • RE: Tertúlia das Cerejas

                                E a Tertúlia está de volta à acção

                                Tinha saudades gajas :hehe:

                                MB - O R. ainda não abriu a pestana, se o arrependimento matasse, lol. Fico feliz por a princesa se estar a adaptar.

                                TGuia - As meninas já te aconselharam. Não sei mais o que dizer, certamente não concordo com o procedimento na creche :S A Matilde também come muito mal, come principalmente o que lhe agrada. Por ela passava o dia a comer "porcarias", noto que ela é preguiçosa para comer, tenho de inventar estratagemas, enfim, também não é fácil ela é uma criança muito agitada e penso que terá influência.

                                FlorMartim - O big boss perdeu os parafusos, acho bem que lhe faças frente, há limites para a parvoíce.



                                Por aqui:

                                O A. hoje era para ir à Embaixada explicar a situação dele e aconselhar-se, estou a espera que dê notícias. Depois do choque do dia da audiência, estamos a levar a nossa vida um dia de cada vez, neste momento não há muito a fazer, continuamos as nossas rotinas normalmente tanto lá como cá

                                É certo que tenho momentos que vou abaixo, mas mais uma vez dou provas a mim mesma de forças que não conhecia e aparecem nos momentos piores. Ah, a vossa ajuda também tem sido fabulosa e acreditem que me tem feito ver as coisas por outro plano. Tenho aqui amigas de verdade.

                                Adiconei algumas de vocês no facebook e é engraçado ver as caras por trás dos nicks, isto é só miúdas giras

                                :smooch:

                                "A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; é como o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X