Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tertúlia das Cerejas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Tertúlia das Cerejas

    Rosinhas (03-11-2009)Lanuga,

    também concordo que o facgto de reconheceres que a tua mãe tem probelams é saudavel. O que não desculpa, obviamente, as marcas que te deixou, mas compreender as coisas leva-nos a percorrer os caminhos de outra forma.

    A minha mãe passou muito mal com a minha avó. Muito mal, mesmo. Acho que a minha maãe engravidos aos 14 anos (de euzinha) para fugir àquela vida, mas tentou sempre fazer melhor connosco. foi sempre carinhosa, embora ela e mae tivessem uma distancia emocional muito grande. E eu ainda me lembro de algumas coisas porque a minha avó só melhorou há cerca de 15 anos... Desde agressões, ofensas graves a colocar a cara da minha mae no colchão sujo de xixi para que ela deixasse de se descuidar na cama...

    Agora que minha avó é mais velha, parece que se esqueceu de tudo o que fez e tenta ser uma outra pessoa, mas há magoas que não passam.

    beijinhooos grandes (agora gostava de saber colocar aquele boneco a dar miminho ao outro)

    carla
    Este? :friends:

    Toma lá que tu também mereces! :friends:

    Comentar


    • RE: Tertúlia das Cerejas

      mudando de assunto [desculpem]



      eligee, poe lá a bimby a bimbar e depois vem dizer se nao compensa?

      na sexta-feira posso partilhar a ementa da proxima semana


      [hr]

      Comentar


      • RE: Tertúlia das Cerejas

        Oh lanuga só agora a ler o comentario da nur é que percebi...



        Eu já tinha falado disto num tópico sobre o tema...Quando tinha 5 anos um irmão da minha mãe tentou violar-me, eu não gostava dele porque andava sempre de volta de mim, e um dia apanhou-me sozinha na casa da minha avó, ele despiu-se e eu gritei tanto apesar de não compreender o que se estava passar, senti que algo não estava certo...Veio uma vizinha da minha avó, a minha mãe sempre soube, a minha avó e tia também.



        Quando me casei tive uma enorme discussão coma minha mãe, porque não o queria lá,ela disse-me que se ele não fosse ela não ia, eu fiquei revoltada, acabei por gramar a presença daquela criatura ao longo da minha vida para não magoar a minha mãe (que acha mais importante um irmão que tentou fazer mal à filha), durante muitos anos foi-me muito difícil acima de tudo lidar com a postura da minha mãe, porque relativamente ao que aconteceu sempre contei a toda a gente.



        Hoje é uma criaturazinha insignificante na minha vida, tão insignificante que descobri a semana passada que tem um linfoma em fase terminal, e nem feliz me consigo sentir por saber que brevemente deixará de existir.Até chego a estar triste porque vejo a minha mãe e avó a sofrerem e a irem com ele para o hospital todas as semanas.



        Sempre foi um alcoólico, com pancada no realeijo, sem mulher que o ature (tirando a minha avó com quem vive), não come, passa meses sem se saber onde anda (oh que pena), vive uma vida de indigente, o que me faz crer que apesar de tudo teve a vida que mereceu.


        Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
        Johann Wolfgang Von Goeth

        Comentar


        • RE: Tertúlia das Cerejas

          Sabem lindas, é como costumo dizer, não se trata de baixo astral, trata-se de que falando destes assuntos (no meu caso e no da Lany) acabamos por rematar ainda mais aquilo que vivemos e sabermos que tem uma porta que podemos fechar e abrir quando quisermos. Mesmo que quando a abrimos ela ainda nos traga um saborzinho a azedo.



          É por isso minha querida Lany, que eu digo que não há coincidências, por alguma razão entraste na minha vida, assim como todas as cerejas. Vocês são preciosas.



          Aprendemos a construir a nossa vida, eu aprendi.

          E tal como tu Bidusha também acredito que tudo o que passei só me tornou melhor pessoa. Muito mais forte, muito mais realista. No entanto não deixo de idealizar uma vida feliz e a verdade é que vai fazer 7 anos que tamos bem! E falo no plural, porque sei que sem ele não conseguiria!

          Sobrevivi a tudo isto, com algumas mazelas é verdade, mas foram apenas mais uns marcos na vida, quantos mais terei de passar?



          Infelizmente há coisas que não posso fazer nada, a minha mãe por exemplo, arruinou a minha vida financeira, quando me pediu um crédito para poder endireitar a vida, a verdade é que 2 anos depois, sei que tenho um balúrdio para pagar e ela tá-se borrifando. É muito complicado viver assim. Mas vou vivendo um dia de cada vez. (quando consigo ehehehe).



          Caalex, não há nada a dizer.

          Nem eu tenho nada a dizer sobre isto, porque não consigo encontrar explicação. Era o meu ídolo até ao dia que descobri o que se andava a passar, e pus-lhe as malas á porta.

          Ainda hoje em dia, nem nos meus anos telefona.

          Positivo a 2/12/2010 DPP prevista para 31/07/2011O nosso baguinho -> http://nossobaguinho.blogspot.com

          Comentar


          • RE: Tertúlia das Cerejas

            Bidusha (03-11-2009)Oh lanuga só agora a ler o comentario da nur é que percebi...







            Eu já tinha falado disto num tópico sobre o tema...Quando tinha 5 anos um irmão da minha mãe tentou violar-me, eu não gostava dele porque andava sempre de volta de mim, e um dia apanhou-me sozinha na casa da minha avó, ele despiu-se e eu gritei tanto apesar de não compreender o que se estava passar, senti que algo não estava certo...Veio uma vizinha da minha avó, a minha mãe sempre soube, a minha avó e tia também.







            Quando me casei tive uma enorme discussão coma minha mãe, porque não o queria lá,ela disse-me que se ele não fosse ela não ia, eu fiquei revoltada, acabei por gramar a presença daquela criatura ao longo da minha vida para não magoar a minha mãe (que acha mais importante um irmão que tentou fazer mal à filha), durante muitos anos foi-me muito difícil acima de tudo lidar com a postura da minha mãe, porque relativamente ao que aconteceu sempre contei a toda a gente.







            Hoje é uma criaturazinha insignificante na minha vida, tão insignificante que descobri a semana passada que tem um linfoma em fase terminal, e nem feliz me consigo sentir por saber que brevemente deixará de existir.Até chego a estar triste porque vejo a minha mãe e avó a sofrerem e a irem com ele para o hospital todas as semanas.







            Sempre foi um alcoólico, com pancada no realeijo, sem mulher que o ature (tirando a minha avó com quem vive), não come, passa meses sem se saber onde anda (oh que pena), vive uma vida de indigente, o que me faz crer que apesar de tudo teve a vida que mereceu.


            bidusha,

            não querendo comparar o q aconteceu contigo, apenas a recaçao da tua mãe com a reaçcao da minha.

            quando era mais miuda (com 19 mais ou menos) tive uma tremenda discussão com o irmão da minha mãe, um mal entendido tratou-me super mal e ainda foi dizer que eu era uma mentirosa. a desculpa mais tarde dada à minha mae (nao a mim) era que estava transtornado com o recente divorcio.

            passado um ano fez me pior...

            a minha mãe sempre ficou do lado dele (e nao da filha) mesmo muitas vezes ser ela a vitima dos destratos. nunca percebi muito bem isto...

            deixei de falar com ele varias vezes e durante muito tempo tentou impor a presença dele na minha vida, em festas de familia então eu ja sabia como ia terminar ele é daqueles que estraga sempre as festas (aniversarios e natais).

            não há mto tempo tentou inclusive arranjar discussao entre mim e o meu marido (mas nao resultou claro).

            neste momento é uma pessoa que tanto se me dá como se me deu..se tenho de o ver em ocasioes familiares nao lhe dou importancia, nem conversa.

            o que me magoa nisto tudo é mesmo a atitude da minha mãe, que apesar de já ter aberto mais os olhinhos, defende-o mtas vezes e passado uns tempos lá está ele a pisar nela...
            [hr]

            Comentar


            • RE: Tertúlia das Cerejas

              rubinha (03-11-2009)Sabem lindas, é como costumo dizer, não se trata de baixo astral, trata-se de que falando destes assuntos (no meu caso e no da Lany) acabamos por rematar ainda mais aquilo que vivemos e sabermos que tem uma porta que podemos fechar e abrir quando quisermos. Mesmo que quando a abrimos ela ainda nos traga um saborzinho a azedo.







              É por isso minha querida Lany, que eu digo que não há coincidências, por alguma razão entraste na minha vida, assim como todas as cerejas. Vocês são preciosas.







              Aprendemos a construir a nossa vida, eu aprendi.




              E tal como tu Bidusha também acredito que tudo o que passei só me tornou melhor pessoa. Muito mais forte, muito mais realista. No entanto não deixo de idealizar uma vida feliz e a verdade é que vai fazer 7 anos que tamos bem! E falo no plural, porque sei que sem ele não conseguiria!



              Sobrevivi a tudo isto, com algumas mazelas é verdade, mas foram apenas mais uns marcos na vida, quantos mais terei de passar?







              Infelizmente há coisas que não posso fazer nada, a minha mãe por exemplo, arruinou a minha vida financeira, quando me pediu um crédito para poder endireitar a vida, a verdade é que 2 anos depois, sei que tenho um balúrdio para pagar e ela tá-se borrifando. É muito complicado viver assim. Mas vou vivendo um dia de cada vez. (quando consigo ehehehe).







              Caalex, não há nada a dizer.



              Nem eu tenho nada a dizer sobre isto, porque não consigo encontrar explicação. Era o meu ídolo até ao dia que descobri o que se andava a passar, e pus-lhe as malas á porta.



              Ainda hoje em dia, nem nos meus anos telefona.


              isto é valido para todas!
              [hr]

              Comentar


              • RE: Tertúlia das Cerejas

                hoje ja nao devo conseguir participar mais, que tenho o trabalho em atraso ai ai ai



                mas nao queria deixar de mandar um beijinho a todas, os temas de hoje não foram fáceis e terem aberto a porta assim, olhem nem sei porque nao tenho palavras, só sei que desejo a todas um caminho com muita luz e muita felicidade e que continuem a ser assim tão fortes!



                [desculpem a "pirosada" mas estou emocionada mesmo]
                [hr]

                Comentar


                • RE: Tertúlia das Cerejas

                  Pois é nur, há coisas que não dá para entender...no meu caso é porque ele "coitadinho" não bate bem da pinha e não sabe o que faz. É difícil entrar em determinadas cabecinhas...



                  rubinha tenho a certeza sim que te tornaste uma grande mulher, noto isso pela forma como escreves, pelo facto de sentir tristeza mas não raiva nas tuas palavras tal como a lanuga. A vida vai-nos moldando, o importante é tirar uma boa lição, até nos acontecimentos negativos conseguimos obter algo de positivo.


                  Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                  Johann Wolfgang Von Goeth

                  Comentar


                  • RE: Tertúlia das Cerejas

                    Bidusha (03-11-2009)A minha mãe por vezes diz que sou muito exigente, mas eu já lhe disse milhentas vezes que a avó é ela e a mim cabe-me incutir as regras, logo não podemos lidar as duas da mesma forma com elas. Ex: Os meus pais têm piscina, e muitas vezes está frio mas o meu sobrinho está na água, eu não deixo, logo sou a má da fita, aliás, se estiver tempo encoberto e frio nem para a rua as deixo ir.

                    Também tenta de vez enquando desautorizar-me, só que como boa refilona que sou digo logo " a mãe sou eu, eu é que sei!" ela não insiste muito, mas a diferença de educação entre nós e a nossa irmã... Bem ela basicamente não conhece o mecanismo de recompensa, porque tem sempre tudo apesar de ser péssima aluna e nem a cama dela fazer...Até para tomar banho (com 14 anos) tem de ir a minha mãe lavar o cabelo à menina, e é claro que a malta goza com a cena...

                    Mas depois quando fala com alguém enche a boca para dizer que eu dou uma excelente educação às netas, que elas conhecem muito bem os limites, que se sabem comportar em qualquer lugar, que o meu pai até é todo esquisito mas levam-nas de férias. E que o meu sobrinho não vai porque é mais velho mas não se sabe comportar...

                    Vai-se lá entender...
                    A parte do desautorizar é comum a todas as mães/sogras, nós é que temos de por o travão. Sim, porque conhecidas como as "más da fita" vamos ficar para o resto da vida...

                    Apesar de tudo, a tua mãe tem respeito pela educação que dás às tuas filhas. Talvez não queira é dar o braço a torçer à tua frente...

                    Comentar


                    • RE: Tertúlia das Cerejas

                      Caalex (03-11-2009)
                      EliGee (03-11-2009)
                      Caalex (03-11-2009)

                      Trabalhei com uma rapariga que era do mais inseguro e um pouco incompetente (quer pessoal ou profissionalmente) que conheci, fiquei a saber que enquanto viveu com os pais nada do que ela fazia era suficientemente bom e muitas coisas eram sempre mal feitas aos olhos dos pais. Estes pais têm muito responsabilidade quanto à pessoa insegura que ela se tornou.
                      ressalvo no teu testemunho o facto de falares em pais, plural.

                      a minha mãe seeeeeeeempre (e ainda hoje) me criticou, nunca nada era suficiente ou bem feito, se aplaudia alguma coisa, logo vinha a crítica a galope: as minhas amigas eram sempre mal escolhidas, os namoros idem, as notas podiam ser melhores, era má com ela... enfim.

                      Se há coisa que não tenho é uma auto-estima afectada!

                      Mas e para veres que não discordo da tua postura...

                      conheço uma menina de 13 anos que

                      foi abandonada sozinha aos 2 anos, num barracão, com a irmã de 9 meses e foi encontrada dias mais tarde pela policia com sinais de maus tratos. Mãe e pai toxicodependentes.

                      nessa altura foi entregue á avó com quem vive no maior conforto e carinho, rodeada de outros familiares (os pais desapareceram!) que a adoram.

                      hoje é uma criança muito difícil, desafiadora, com atrasos no desenvolvimento cognitivo, meiga mas terrivelmente instavel, demasiado estranha...

                      tinha 2 anos. quem diria que aos 2 anos já não vamos a tempo de desfazer o mal feito com um ser humano...
                      Nem tudo é linear, felizmente. Depende da própria personalidade, do relacionamente que tens com outras pessoas, etc.

                      No caso em particular que te falei, a atitude dos pais ia além da que descreveste da tua mãe. Tudo que fazia era mal, não a deixavam sair de casa, o pai era um ditador e a mãe vivia subjugada ao que o Sr. decidia e não era muito carinhosa com a filha.

                      Tenho primas que tiveram um pai deste género, e uma delas é perfeitamente normal, a outra não é que não seja mas é revoltada, desafiadora,...

                      Quanto ao caso da criança que falaste, não dizem que - salvo erro - os traços principais da personalidade da pessoa são desenvolvidos na 1ª infância?

                      A história dessa criança é horrível, é horrível pensar que há pais que são capazes de atitudes assim...
                      Há pouco deixei passar este post de propósito por me faltarem as palavras.

                      A Caalex disse e bem o que eu quereria dizer: conta muito a personalidade. Se não fosse assim, talvez eu agora fosse uma "desequilibrada institucionalizada"!!

                      E como essas crianças deve haver tantas outras...

                      Comentar


                      • RE: Tertúlia das Cerejas

                        Nur e restantes Cerejolas com esqueletos feios nos armários...



                        de tanto que vejo e sei desconfio que nunca verei ou saberei o suficiente.



                        de tanto que sei usar bem as palavras, percebo que as palavras estão mesmo sobrevalorizadas e que existem coisas que contam muito mais...



                        ainda bem que é bom para vocês remexer nestas coisas, como diz a Rubinha: saber entrar e sair dos problemas do passado revela muita maturidade e um belo caminho percorrido na tentativa de sarar as feridas



                        ainda bem que estamos cá para isso, todas!










                        Comentar


                        • RE: Tertúlia das Cerejas

                          Lanuga (03-11-2009)
                          Bidusha (03-11-2009)A minha mãe por vezes diz que sou muito exigente, mas eu já lhe disse milhentas vezes que a avó é ela e a mim cabe-me incutir as regras, logo não podemos lidar as duas da mesma forma com elas. Ex: Os meus pais têm piscina, e muitas vezes está frio mas o meu sobrinho está na água, eu não deixo, logo sou a má da fita, aliás, se estiver tempo encoberto e frio nem para a rua as deixo ir.



                          Também tenta de vez enquando desautorizar-me, só que como boa refilona que sou digo logo " a mãe sou eu, eu é que sei!" ela não insiste muito, mas a diferença de educação entre nós e a nossa irmã... Bem ela basicamente não conhece o mecanismo de recompensa, porque tem sempre tudo apesar de ser péssima aluna e nem a cama dela fazer...Até para tomar banho (com 14 anos) tem de ir a minha mãe lavar o cabelo à menina, e é claro que a malta goza com a cena...



                          Mas depois quando fala com alguém enche a boca para dizer que eu dou uma excelente educação às netas, que elas conhecem muito bem os limites, que se sabem comportar em qualquer lugar, que o meu pai até é todo esquisito mas levam-nas de férias. E que o meu sobrinho não vai porque é mais velho mas não se sabe comportar...



                          Vai-se lá entender...




                          A parte do desautorizar é comum a todas as mães/sogras, nós é que temos de por o travão. Sim, porque conhecidas como as "más da fita" vamos ficar para o resto da vida...



                          Apesar de tudo, a tua mãe tem respeito pela educação que dás às tuas filhas. Talvez não queira é dar o braço a torçer à tua frente...


                          Eu tenho consciência disso, mas sou tão diferente como mãe...



                          Claro que não me ponho a dizer que são as maiores, até porque nem faz bem, mas faço questão de incentivar, e acima de tudo demonstrar que fiquei feliz pelo esforço



                          Tenho uma amiga psicóloga que ao ver os desenhos da mais velha disse-me que ela tem uma enorme facilidade em expressar as emoções e sentimentos, porque achou imensa piada a alguns dos pormenores dos desenhos dela.


                          Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                          Johann Wolfgang Von Goeth

                          Comentar


                          • RE: Tertúlia das Cerejas

                            EliGee (03-11-2009)

                            (Lany: sugestão - 2ª mudança no título do Topico - A Tertúlia das Cerejas!)
                            Vamos a votos?

                            Comentar


                            • RE: Tertúlia das Cerejas

                              Lanuga (03-11-2009)
                              EliGee (03-11-2009)



                              (Lany: sugestão - 2ª mudança no título do Topico - A Tertúlia das Cerejas!)


                              Vamos a votos?


                              Eu gosto



                              Se bem que eu também sou do tipo Ginjinha de obidos :lol: em copo de chocolate


                              Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                              Johann Wolfgang Von Goeth

                              Comentar


                              • RE: Tertúlia das Cerejas

                                EliGee (03-11-2009)
                                Caalex (03-11-2009)
                                Lanuga (03-11-2009)

                                Caalex: fizeste-nos falta. Nós a trabalhar e tu a passear... (fizeste muito bem!!!)

                                A I já está melhor? E diz mesmo Noddy Amarelo? A joana diz GOGUI

                                Fartei-me de rir a imaginar a S a puxar os cabelos da mana e a pedir desculpa (is escrever xacupa, mas isso não lhe pertence...)

                                E alguém se esqueceu de uma compressa após uma cesariana? Bolas! Ainda eu me queixava que tinham deixado o mano da Joana cá dentro de tão inchada que fiquei!!!!
                                A I. esta noite não tossiu, mas foi a única. Amamhã vai ser vista pelo pediatra da creche.

                                Sim diz "Noddy amarelho" acho que é por causa da música. Sabes que em FR o tipo chama-se "oui oui"!?~

                                Xacupa tem direitos de autor! O seu ao seu dono!
                                A dona do Xacupa chama o Noddy de Nony (parece um bocado fanhosa a miúda!) e não gosta particularmente dos desenhos animados. Ela gosta mesmo muito é do Noddy-Leitor-de-DVD!!!
                                ehehehehe

                                a minha é DOIDA pelo Cuca e pelo Gogui!!

                                agora queria que ela visse a Ovelha Choné, mas com esse nome não me inspira confiança!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X