Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Dezembro 2011

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Houve aí uma coisa que não percebi: o pai pode tirar 15 dias úteis (10 dos obrigatórios + 5 dos facultativos) logo a seguir ao parto, o que equivale a ser durante a licença exclusiva da mãe? e guardar 5 dias uteis facultativos para mais tarde?

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por ovosmoles Ver Mensagem
      Houve aí uma coisa que não percebi: o pai pode tirar 15 dias úteis (10 dos obrigatórios + 5 dos facultativos) logo a seguir ao parto, o que equivale a ser durante a licença exclusiva da mãe? e guardar 5 dias uteis facultativos para mais tarde?
      Sim, pode, desde que seja durante o período de licença inicial da mãe (ou seja, nos tais 42dias exclusivos da mãe). No papel que entregares na SS tens de ter as datas já todas descriminadas.

      Comentar


      • Vânia, para trabalhares em Fevereiro vais interromper a licença?

        Comentar


        • Agora o que estou a tentar perceber é se as prestações de subsidio de desemprego vão entrar para o calculo da licença... alguém sabe?

          Comentar


          • Ovosmoles, o que me explicaram foi que os 10 dias obrigatórios, teriam que ser 5 logo a seguir ao parto, os outros 5 quando quisessem desde que fosse dentro da licença da mamã. Os 10 facultativos, teriam que ser tirados após os 42 dias exclusivos da mamã, mas dentro a licença de parentalidade da mamã.

            A Sónia te dirá se foi o mesmo para ela. Mas eu já aprendi que te dizem conforme quem apanhas se apanhares 5 pessoas diferentes consegues que te dêm a informação de maneira diferente.

            Afilhada - A doce Amélia Couto :-) 10-04-2012 nasceu um guerreiro, o Martim.

            Uploaded with ImageShack.us

            Comentar


            • Isso é bem verdade Vazinheira, o que disseste no 2.º parágrafo, é que assim mesmo sem tirar nem pôr.
              Essa é a única verdade relativa à SS de que podemos ter sempre certeza.

              Comentar


              • Pois, a mim disseram que os facultativos podiam ser nesses 42dias da mãe! Mas por acaso, fui atendida por duas pessoas, que me disseram a mesma coisa: Os facultativos poderiam ser gozados no período de licença parental inicial da mãe, inclusive nesses 42dias. lol realmente isto é uma trapalhada:P

                Comentar


                • Eu fui para lá munida disto: http://demaeparamae.pt/files/Guia_Pr...o_Parental.pdf
                  Fica o link para ajudar, pelo menos, podes imprimir e levar para esclarecer dúvidas.

                  Comentar


                  • Sim, sónia vou interromper, só não posso interromper os 42 dias obrigatórios, mas o trabalho só começa despois desses 42 dias mesmo que ele nasça a 16 de dezembro o que será às 41 semanas.

                    Fui ao site da ss e é o que diz: "Inicial exclusivo do pai - Atribuído ao pai, a seguir ao nascimento de filho, durante:

                    . 10 dias úteis obrigatórios, dos quais 5 dias seguidos, imediatamente após o nascimento de filho e 5 dias seguidos ou interpolados, nos 30 dias seguintes ao nascimento de filho;

                    . 10 dias úteis facultativos, seguidos ou interpolados, desde que gozados após o período de 10 dias obrigatórios e durante o período em que é atribuído o subsídio parental inicial da mãe."

                    O que me leva a concluir que os 10 facultativos é em qualquer alturas desde que seja depois dos obrigatórios e dentro da Licença da mãe, até dá para se tirar os 20 seguidos.

                    Por isso a conclusão a que cheguei foi que a senhora que me atendeu percebe tanto disto.... mas eu já desconfiava, porque houve outras coisas que não bateram certo e já lá tive que ir falar com a chefe de gabinete.

                    Afilhada - A doce Amélia Couto :-) 10-04-2012 nasceu um guerreiro, o Martim.

                    Uploaded with ImageShack.us

                    Comentar


                    • http://www2.seg-social.pt/preview_fo...?r=30228&m=PDF
                      Não há dúvida nenhuma que pode, obrigada meninas.
                      Esse link é para as instruções de preenchimento do requerimento, tem 2 casos tipo para exemplo.

                      Sónia, esses guias práticos são os guias utilizados pelo callcenter da SS, já liguei para lá com algumas questões e respondiam-me sempre com umas frases muito direitinhas mas não saíam daquilo, sempre a mesma frase e não adiantavam os meus "mas", até ao dia em que pensei "que raio, eu já ouvi esta conversa nalgum lado" e fui descobrir que se limitavam a ler os guias.

                      Comentar


                      • Boa noite meninas

                        Como estão? eu estou na merd.... a minha mae ja nao vem ca para casa encontraram lhe um nodulo no pulmao e vai ter de ser operada dia 6 de dezembro sinto me impotente de nao poder ajudar nem acompanhar tou triste de nao poder estao ao lado dela e deculpem o desabafo mas porra porque tudo tem de lhes acontecer .......... é a crise e agora a saude ainda com a crise eles la se iam aguentando mas a saude nao compramos graças a deus com tudo o que tem abdicado ainda podem contar com o seguro da médis .

                        desculpem precisava mesmo de desabafar


                        Comentar


                        • ja vi q ja estao esclarecidas em relacao aos dias do sub parental... é mmo assim podem tirar os 10 dias uteis de seguida... o q me parece mto bom... o q n aconteceu no meu caso pq o luis esteve internado e o meu subsidio de maternidade so começou a contar no dia de alta (ate aqui tudo bem), mas o pai n pode gozar os outros 10 dias facultativos de seguida pq eu ainda n tinha o meu subsidio de maternidade atribuido... estive em sub de assistencia ao filho... enfim...

                          carol, q GD CHATISSE!! Mas calma, tudo se vai resolver pelo melhor... tens mta razao a saude n se compra... muita força para a tua mae superar essa contrariedade e mta força para ti nesta fase final de gravidez!!

                          Comentar


                          • Carol, sinto muito pela tua mãe, mas sê optimista vais ver que tudo irá correr bem. Realmente a saúde é o mais importante.

                            Meninas deixo-vos com a foto das minha 38 semanas.



                            Uploaded with ImageShack.us

                            bjs

                            Afilhada - A doce Amélia Couto :-) 10-04-2012 nasceu um guerreiro, o Martim.

                            Uploaded with ImageShack.us

                            Comentar


                            • Que barriga linda!!!Ainda tu queres que a minha seja maior do que a tua...estava tramada!!!

                              Carol, que chatice isso da tua mãe!!!Só espero que corra tudo pelo melhor!!!

                              Beijocas as meninas!!!


                              Comentar


                              • obrigado meninas como podem ver pla hora do meu post tenho mais uma noite caotica, vania ja disse no FB estas linda bela barriga de 38 semanas.

                                Pois a minha mae e os medicos estao optimistas mas custa sempre pois o facto de estar longe e nao ter as pessoas cara a cara e complicado de gerir ainda para mais no nosso estado

                                hoje em principio vejo a na net ja vou ver como esta mas ela encara mto bem as adversidades diria eu mesmo as vezes bem demais pois nem se quer se questiona se tem de ser tem de ser o caminho e para a frente nao para tras por isso vamos .........

                                mas olhem a neura voltou estou mesmo em baixo eu sei que tenho de arrebitar por mim plo meu sebastiao que vai ficar mto triste pq a avo pi que ele adora nao pode vir.

                                beijinhos


                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X