Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Super Bebés de Novembro 07

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ena! Custamos a escrever, mas quando escrevem é p'rá frente!!!
    Chucha: Esteve uns 4 meses sem chucha, nem de noite, nem de dia. A minha mãe fez o favor de lhe dar a chucha, num dia que já não a conseguia "controlar" meio adoentada... Mas chucha só em casa e para dormir (às vezes, vai buscar para estar a ver televisão, tento distrair e tiro-lha).
    Fraldas: Há muito que não usa. Em 15 dias fez os 2 desfraldes, o ano passado ainda no inicio do Verão (já nem me lembro bem...)
    Biberão: continua a beber o leite de manhã e à noite no biberão. Não me chateia muito, sobretudo o da noite, pois ela bebe-o deitada e depois coloca-o na mesa de cabeceira. Agora tem o vicio de comer uma bolacha com o leite à noite... Acaba por lavar os dentes quase 2 vezes seguidas... Nunca se esquece de lavar os dentes!!!
    Escola: Ainda está em casa com a minha mãe, mas a semana passada já a inscrevi no público e numa Ipss aqui a 50 metros da porta (se bem que as instalações são excelentes, equipamentos, etc, não tenho excelentes referências...). Ora, se tiver vaga neste último, como eu e o pai somos "ricos" (ahahahahahahah quem nos dera!!!), vamos papar com o escalão máximo e pagar quase o mesmo que no privado (sem acordos da ss)! Era para a ter inscrito noutros colégios, mas tenho cá andado a pensar, que ela não está nadinha atrapalhada em relação aos miúdos da faixa etária, vou aguardar pelo público (aqui é o caos!), se não entrar em Setembro, para o ano entra quase de certeza!). Pode ser que haja alguma desistência e como vai a caminho dos 4 anos pode ser que se safe! Está inscrita em 5 públicos da minha área. Com azar até me vai ficar no que é mais longe (estou em casa, volto para trás, deixo-a, venho novamente, passo ao lado de casa, atravesso toda a cidade para ir trabalhar ao fim do dia o caminho inverso...)... Mas não creio que vá ter vaga em algum dos colégios. E porquê???? porque ha muitas pessoas que dão outras moradas e metem os miúdos como se tivessem a morar com tios, avós ou sei lá com quem, para terem vaga nesta área!!! E eu que moro aqui mesmo ao lado da escola, literalmente, o mais certo é ir para o que estiver mais longe daqui de casa! Vocês vão manter os meninos onde estão ou vão mudá-los este ano?
    asneiras: além de estar quase 1 hora no deita levanta, ora despe e veste para fazer passagens de modelo, ontem à noite achou os meus vernizes e achou por bem pintar-me a parede do quarto!!! Com verniz!!!Imaginem uma área de uns 50 cm quadrados todos lambuzados! O vale é que ainda estava fresco e consegui limpar tudo com acetona!!!! Levou 2 açoites no rabo pois claro!!
    Respondona!!!! Sempre de resposta na ponta da língua, empina-se e estica o dedo para nós! Até me ferve o sangue logo!!! Mas depois é meiga, doce, pede desculpa (mais precisamente "desculpinha, sim mãe?").
    Tem uma paixão pelos filmes da Disney, sobretudo os das Princesas (Mulan, Branca de Neve, Cinderela, Bela e o Monstro, Sininho). Adora fadas!
    Todos os dias quer que lhe leia uma história. Temos daqueles livros (uma caquinha!!!!) das 365 histórias... Têm uma linguagem complicadíssima para os miúdos, são histórias sem nexo (parecem traduzidas à letra), lá tenho de "traduzir" para uma linguagem mais acessível para ela e ir inventando... E fazendo perguntas sobre os desenhos, etc...
    Gosta muito de pintar. Até pinta relativamente bem. Vou sempre dando algumas indicações (devagar, dentro do risco, etc), mas fica perdida se a deixo pintar à vontade dela. Acaba por escolher uma ou 2 cores e limita-se a elas...

    Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

    Comentar


    • É verdade, isso das escolas tenho andado a pensar, mas pensava que ainda não era este ano. A Lu está numa IPSS e eu também estou no escalão máximo... trab. independente, eles esquecem-se que metade de cada recibo ou mais é IVA e IRS e SS, mas enfim. Gosto muito da instituição onde ela está, é ao virar da esquina da minha casa e toda a família lá andou, eu, a minha irmã, as minhas sobrinhas, ela tem uma auxiliar na sala dela que sai o ano que vem para a reforma e foi minha auxiliar quando lá andei há 30 e tal anos! Mas claro que assim que tenha idade para o pré-escolar no público sai que é um tiro, que se eu puder pagar 70 ou 80 euros de ATL em vez de 200, obviamente que faz diferença.

      Mas pensava que ainda era cedo para a inscrever, pelos vistos não, certo, Plantinha? É agora que temos de as inscrever? E isso é onde, nas escolas primárias mesmo? E escolhemos uma qualquer ou é por zonas? Eu aqui na minha terra tenho pelo menos 3 escolas primárias e acho que todas têm pré-escolar, mas uma é mesmo perto da minha casa, inscrevo-a só nessa? Ajuda-me lá para eu não perder que tempos a andar de escola em escola para me informar :-)

      Elsa

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por Plantinha Ver Mensagem
        Vocês vão manter os meninos onde estão ou vão mudá-los este ano?
        Eu tinha pensado em mudá-lo já este ano para a escola onde fosse fazer a primária mas já nem sei...
        Também tenho esses livros das 365 histórias, Plantinha, e acho o mesmo. À conta disso raramente saem da prateleira.

        Comentar


        • Quanto à escolinha... não é IPSS, é um infantário privado, mas estou satisfeita pelo que, se puder (em termos de €€) não devo mudá-lo... além de que não me apetece passar outra vez pelas adaptações iniciais (nova educadora, novo espaço, novos colegas...).. a mensalidade é de 244 euros mas todos os meses pago um pouco mais do que isso, por causa das idas ao teatro (desde Setembro, já foram 3 vezes), etc...
          Cris

          Comentar


          • Quanto aos livros... também tenho um desses das 365 histórias, julgo que o comprei quando ainda estava grávida mas realmente é raro pegar nele... fizemos uma colecção da Salvat, dos livros da Disney e o Gui adora! Tem os clássicos e ainda as histórias mais recentes como o Nemo, o Toy Story, o Cars, etc... quando vejo que ele gosta muito de determinada história, saco da net o filme e ele até delira! Já viu 500 vezes o Rei Leão (I e II), o Tarzan, Cars, etc... No Verão deve sair no cinema o Cars II.. queria ver se era a estreia do Gui no cinema (nuca foi) :-)

            Nos desenhos animados, adora ver Dartacão, o Tom e Jerry, o Cars (em tudo: pijamas, taças de cereias, canecas, até foi o fato dele de Carnaval!) e, claro, o Mickey :-)
            Cris

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
              Eu tinha pensado em mudá-lo já este ano para a escola onde fosse fazer a primária mas já nem sei...
              Também tenho esses livros das 365 histórias, Plantinha, e acho o mesmo. À conta disso raramente saem da prateleira.
              Quando fui inscrever o Gui neste infantário, disseram-me que tinham comprado um terreno um pouco mais à frente para iniciar as obras de um novo edificio, de forma a poderem ter também ensino básico... se assim for, o Gui ainda deve ir a tempo de começar lá a primária... resta saber se vão para a frente com o projecto e se vou conseguir mantê-lo lá...
              Cris

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por Cris75 Ver Mensagem
                Quando fui inscrever o Gui neste infantário, disseram-me que tinham comprado um terreno um pouco mais à frente para iniciar as obras de um novo edificio, de forma a poderem ter também ensino básico... se assim for, o Gui ainda deve ir a tempo de começar lá a primária... resta saber se vão para a frente com o projecto e se vou conseguir mantê-lo lá...
                Pois... quando comprámos a casa onde vivemos actualmente, estava estipulado no PDM a construção duma escola primária mesmo em frente. Já lá vão 9 anos e da escola nem sequer a 1ª pedra...

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por Cris75 Ver Mensagem
                  Quanto à escolinha... não é IPSS, é um infantário privado, mas estou satisfeita pelo que, se puder (em termos de €€) não devo mudá-lo... além de que não me apetece passar outra vez pelas adaptações iniciais (nova educadora, novo espaço, novos colegas...).. a mensalidade é de 244 euros mas todos os meses pago um pouco mais do que isso, por causa das idas ao teatro (desde Setembro, já foram 3 vezes), etc...
                  Cris, nem te vou dizer quanto pago porque é imoral...

                  Comentar


                  • Mio, imagino! Pelo que leio aqui às vezes, sei que em Lisboa os preços são bem mais altos...
                    O infantário do Gui é nos arredores do Porto... se fosse no Porto (cidade), provavelmente também seria mais caro.
                    Cris

                    Comentar


                    • Eu logo já respondo com mais calma! Não é tarde para inscrever não!!! E salvo erro as inscrições não devem estar mto mais tempo abertas. Sei que os resultados saiem a 23 de Junho (pelo menos cá! mas julgo tb ser a nível nacional). A inscrição é na escola do agrupamento (é a escola-mãe, geralmente é 2º e 3º ciclo). Informem-se na vossa junta de freguesia que eles devem saber as datas ou qual a escola a que pertencem!
                      Quanto à única ipss que a inscrevi inscrevi-a no dia 30 e dia 31 terminaram as inscrições. Mas tenho quase a certeza que mesmo para privados esta é a época de renovações de matriculas e inscrições para novo ano lectivo.
                      Ai Mio... eu nem sei como se "arrisca" a ter um 2º filho (já nem falo em mais claro!) aí nessas "bandas".... Pagas à volta de 400 não é??? Eu não posso mesmo dispender de tanto dinheiro... é uma tristeza, "prejudicar" os nossos filhos em alguma coisa (ou em educação, ou vestuário, calçado ou um miminho), quando esta caca de estado apregoa ter educação grátis para todos!!! E irritante é ver os filhos dos ricos em ipss e os pobres terem de pagar um privado! Isto até me faz ferver o sangue!!!! E os gaiatos para estas coisas nasceram num mês tramado... Se não houver vaga na primária lá vamos sujeita-los a mais um ano de JI, em vez de entrarem directamente para a escola... o mais certo é ficarem condicionados a vagas... A irmã da minha afilhada entrou quase com um mês de atraso, por causa da idade... Ficou condicionada à vagas, houve desistencias já depois do ano lectivo ter começado e teve vaga. Depois para acompanhar os outros teve uma prof de apoio e só no fim do 1º período estava a acompanhar os outros...

                      Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                      Comentar


                      • Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                        Mas pensava que ainda era cedo para a inscrever, pelos vistos não, certo, Plantinha? É agora que temos de as inscrever? E isso é onde, nas escolas primárias mesmo? E escolhemos uma qualquer ou é por zonas? Eu aqui na minha terra tenho pelo menos 3 escolas primárias e acho que todas têm pré-escolar, mas uma é mesmo perto da minha casa, inscrevo-a só nessa? Ajuda-me lá para eu não perder que tempos a andar de escola em escola para me informar :-)

                        Elsa
                        Elsa, o meu gajo trabalho na parte da educação duma autarquia e eles é que têm a tutela dos Jardins de Infância e pré-escolares, vou tentar explicar o que ele me explicou e se tiveres mais dúvidas,diz.
                        Nesta altura os nossos miudos já podiam andar no pré-escolar. Aqui na zona há vaga, mas como já expliquei, no nosso caso não tem vantagem porque depois teria que ir ao ATL que fica no mesmo sítio que ele frequenta agora.

                        Os nossos meninos e meninas podem começar o pré-escolar quando fazem três anos. podemos inscrevê-los a partir de janeiro do ano em que eles completam 3 anos. mas depois só podem começar em novembro. os de outubro começam em outubro, os de dezembro em dezembro. mas os outros, que nasceram em janeiro ou depois, já têm de esperar pelo ano seguinte.

                        Agora que já passaram dos três anos é que não sei, mas posso perguntar.

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por manelita4 Ver Mensagem
                          Elsa, o meu gajo trabalho na parte da educação duma autarquia e eles é que têm a tutela dos Jardins de Infância e pré-escolares, vou tentar explicar o que ele me explicou e se tiveres mais dúvidas,diz.
                          Nesta altura os nossos miudos já podiam andar no pré-escolar. Aqui na zona há vaga, mas como já expliquei, no nosso caso não tem vantagem porque depois teria que ir ao ATL que fica no mesmo sítio que ele frequenta agora.

                          Os nossos meninos e meninas podem começar o pré-escolar quando fazem três anos. podemos inscrevê-los a partir de janeiro do ano em que eles completam 3 anos. mas depois só podem começar em novembro. os de outubro começam em outubro, os de dezembro em dezembro. mas os outros, que nasceram em janeiro ou depois, já têm de esperar pelo ano seguinte.

                          Agora que já passaram dos três anos é que não sei, mas posso perguntar.
                          Pois eu desconhecia, pensava que o pré-escolar público era só no ano imediatamente anterior à entrada na escola. Também é verdade que nem pensei, porque bem vistas as coisas eles já fazem 4 este ano... Este ano já a inscrevi na IPSS onde ela anda, e quero mesmo mantê-la lá pelo menos mais este ano lectivo de 2011/2012. Mas para tentar que ela entre em Setembro de 2012 no público (portanto com 4 a fazer os 5), quando é que devo ir inscrevê-la? será que consegues saber isso?

                          Thanks

                          Elsa

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por Plantinha Ver Mensagem
                            Ai Mio... eu nem sei como se "arrisca" a ter um 2º filho (já nem falo em mais claro!) aí nessas "bandas".... Pagas à volta de 400 não é??? .
                            A mensalidade são 360€ mas como trabalho e não o posso ir buscar até às 18h tenho que pagar sempre prolongamento que são mais 27 ou 28€, já nem sei. Fora as actividades, passeios, etc. Desde o início do ano lectivo em Setembro, têm tido quase um passeio por mês. É uma renda. É certo que ele não é obrigado a ir mas custa-me que ele fique a ver os colegas irem todos passear e ele ficar na escola 'de castigo'.

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                              Pois eu desconhecia, pensava que o pré-escolar público era só no ano imediatamente anterior à entrada na escola. Também é verdade que nem pensei, porque bem vistas as coisas eles já fazem 4 este ano... Este ano já a inscrevi na IPSS onde ela anda, e quero mesmo mantê-la lá pelo menos mais este ano lectivo de 2011/2012. Mas para tentar que ela entre em Setembro de 2012 no público (portanto com 4 a fazer os 5), quando é que devo ir inscrevê-la? será que consegues saber isso?

                              Thanks

                              Elsa
                              Também tenho que me informar disso, até porque descobri mais uma escola primária que acho que pertence à minha zona de residência e não me parece tão má como as outras. Só que depois terei o problema dos horários, terei que pagar ATL para o irem buscar à escola, etc, e não sei se não acabarei por gastar quase o mesmo, enfim... como dizia o outro: tenho que fazer as contas.

                              Comentar


                              • Assim é que eu gosto, o nosso tópico cheio de respostas novas ;-) hehehe

                                Eu comecei a pesquisar os infantários para o Gui em Setembro de 2009, para entrar em Setembro de 2010... Fiz com essa antecedência toda porque estava de férias e, assim, quando chegasse a altura das inscrições (em Abril/Maio de 2010) já tinha a minha escolha feita... Nessa altura fui a vários privados, e também fiz a pré-incrição em IPSS... numa delas, a procura era tanta que me disseram logo que era praticamente impossivel, que deveria ter ido lá quando ainda estava grávida!!!! Na pré escola pública, quase em frente a casa, nem o inscrevi... disseram-me que eram poucas as vagas existentes e que davam prioridade aos meninos de 5 anos, que estivessem mesmo no ultimo ano antes da primária :-(
                                Cris

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X