Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Super Bebés de Novembro 07

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Super Bebés de Novembro 07

    Oh Elsa, que pânico! Mas essas convulsões aparecem assim do nada? Tem andado doente ou com febre?

    Eu acho qeu tinha ido logo a correr para o hospital, o que vale é que moro perto.



    Olha, esperemos que não volte a acontecer mas eu, no teu lugar, levá-lo-ia ou ao hospital ou à pediatra para fazer exames. Isso é muito estranho.

    Comentar


    • RE: Super Bebés de Novembro 07

      olá mamãs



      obrigada pelas boas vindas



      até me arrepiei com o que aconteceu ao bebé da Elsa,

      por acaso já tinha sobre convulsões febris e já agora deixo aqui informação e o desejo que não precisemos dela



      retirado de:







      O que são?As convulsões febris são convulsões que aparecem nos primeiros anos de vida – entre os 6 meses e os 6 anos – na presença de uma doença febril geralmente benigna e sem que haja uma lesão neurológica causal.



      Quem afectam?

      "As convulsões febris afectam 3 a 5% das crianças com maior frequência no sexo masculino, existindo uma predisposição familiar para o seu aparecimento .

      A probabilidade de ocorrência deste tipo de convulsões é maior nos 3 primeiros anos de vida, diminuindo progressivamente até por volta do 6 ano."



      Como se manifestam?

      "As convulsões febris surgem habitualmente no início de uma doença febril coincidindo o seu aparecimento com a subida da temperatura, o que faz com que sejam muitas vezes o primeiro sinal de uma infecção na criança.



      A criança pode parecer estranha por momentos, depois o seu corpo fica rígido, com movimentos involuntários e descoordenados da cabeça e membros, podendo ainda revirar os olhos, espumar pela boca e ficar com cianose (tom azulado da pele), particularmente à volta da boca.



      As convulsões febris são habitualmente de curta duração – 1 a 2 minutos – mas podem durar até 15 minutos e, excepcionalmente, mais do que isso. Durante esse período a criança não está consciente mas a sua recuperação é rápida após o fim da convulsão, embora possa haver um período de sonolência depois da crise."



      O que fazer perante uma convulsão febril?

      "As atitudes a tomar durante uma convulsão febril visam principalmente proteger a criança de qualquer traumatismo acidental.



      Assim, deve deitar-se a criança no chão ou outra superfície plana, afastada de objectos duros ou aguçados que a possam magoar, colocar a cabeça de lado de forma a que a saliva escorra da boca sem que se engasgue, e libertá-la de roupa em excesso para facilitar o seu arrefecimento.



      Não se deve introduzir nada na boca da criança, nem tentar agarrar-lhe a língua ou impedir os movimentos involuntários característicos das convulsões.



      Logo que possível deve avaliar-se a febre e administrar-se um medicamento adequado para a baixar (por exemplo , um supositório de Paracetamol).



      Após a convulsão convém contactar o médico assistente para que avalie e trate a causa da febre, já que a convulsão febril em si não necessita de tratamento."



      Que consequências tem uma convulsão febril para a criança?

      "As convulsões febris não são perigosas para a criança, se excluirmos o risco de traumatismo acidental por bater em qualquer objecto próximo. Elas não causam lesões cerebrais ou neurológicas, atraso mental ou outros problemas a longo prazo.



      O facto de uma criança ter convulsões febris não condiciona o aparecimento posterior de Epilepsia. A Epilepsia é uma doença neurológica que se caracteriza por convulsões múltiplas e recorrentes, que não são causadas pela febre.



      O risco de sofrer de Epilepsia é apenas ligeiramente superior nas crianças que tiveram convulsões febris, particularmente nas que tiveram mais que cinco episódios ou convulsões com uma duração superior a 15 minutos (convulsões febris complicadas)."



      Qual a probabilidade de recorrência das convulsões febris?

      "A probabilidade de ocorrência de uma segunda convulsão está relacionada com a idade de aparecimento da primeira. Quando a primeira convulsão surge antes dos 12 meses de idade há 50% de possibilidades de ocorrer uma segunda convulsão. Já as crianças que tiveram a primeira convulsão a partir do segundo ano de vida têm apenas 30% de hipótese de vir a ter outra.



      Embora as convulsões febris possam repetir-se em diferentes episódios febris, é muito raro que surjam de novo durante o mesmo episódio."



      Que exames deve fazer uma criança que teve uma convulsão febril?

      "Após uma convulsão febril a criança deve ser observada pelo médico para que este procure identificar a causa da febre.



      O diagnóstico da convulsão febril é clínico e não necessita de exames complementares, tais como EEG, TAC ou Ressonância Magnética para a sua confirmação.



      Na maioria dos casos não será necessário fazer nenhum exame, a não ser excepcionalmente para confirmar a causa da febre. Perante uma primeira convulsão febril, particularmente durante o primeiro ano de vida, poderá ser necessário fazer uma punção lombar para excluir a hipótese de uma meningite."



      Como se trata uma convulsão febril?

      "As convulsões febris não necessitam de tratamento específico, com excepção dos casos raros de convulsões mais prolongadas que poderão beneficiar do uso de um anticonvulsivante prescrito pelo médico.

      Para além do controlo da temperatura, a observação da criança permitirá decidir se é necessário administrar medicamentos que tratem a doença que causou a febre."



      Como se previnem as convulsões febris?

      "Na maioria das situações não há indicação para instituir um tratamento preventivo para as convulsões febris, já que o benefício da medicação não seria superior aos seus riscos. Excepcionalmente, esse tratamento poderá ser necessário, quando se trata de convulsões febris frequentes ou complicadas (com duração superior a 15 minutos).



      A prevenção das convulsões deve basear-se no controlo cuidadoso da febre, mantendo a criança doente com roupa ligeira e em ambiente pouco aquecido, administrando precocemente medicamentos antipiréticos (que baixam a temperatura) quando tem febre.



      As pessoas que cuidam da criança, em casa ou no infantário, devem estar informadas da possibilidade de ocorrência de uma convulsão se a criança tiver febre, conhecer a forma adequada de vigiar e controlar a temperatura, bem como as atitudes correctas a adoptar perante uma convulsão."







      espero que já esteja tudo bem

      e não és nada má mae por ter ido trabalhar.... pq estamos sempre a questionar isso???



      bjus e sorte

      Comentar


      • RE: Super Bebés de Novembro 07

        oskarina (21-04-2009)Amigas, apanhei o maior susto da minha vida e estou a trabalhar nem sei como.







        Ja andei a pesquisar na net, e foi a pior coisa que fiz...estou de rastos.


        Bolas elsa... Estou completamente arrepiada... Como está o Gui?

        Beijinhos e desejo as melhoras.

        Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

        Comentar


        • RE: Super Bebés de Novembro 07

          miosotis (21-04-2009)
          Plantinha (20-04-2009)











          Mas tens de comprar mesmo ao colégio??? Ou podes comprar bibe numa loja qualquer? Não me lembro bem, mas acho que os meus bibes custaram 20 e tal euros (de adulto) aí há uns 6 anos... Suponho que sejam carissimos...






          Pára tudo! A Plantinha usa bibe?



          Planta, no próximo encontro não só tens de vir, como vens de bibe! :P


          Isso é que era a coisa má linda!!!! Eu trabalhei num atl (dos 5 aos 12 anos, acho que já tinha comentado aqui...) e como tal usava bibe, mas apenas quando faziamos alguma coisa que sujasse mais a roupa. Os miúdos como já eram mais velhinhos só usavam avental.

          Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

          Comentar


          • RE: Super Bebés de Novembro 07

            Elsa, as melhoras do Gui e esperemos que isso nao volte a acontecer! Ufa!

            Claro que não és má mãe por ter ido trabalhar, ora essa! São as circunstâncias e ele de certeza estava bem entregue, não é?





            A Raquel tem andado muito bem disposta, a comer bem e já recuperada da constipação que a atacou na Páscoa.



            Relativamente a bacios não pensamos nisso porque a Raquel ainda nem sequer anda.

            Não será tão cedo que lhe vou tentar tirar a fralda. Pelo menos nessa etapa não vos devo acompanhar :P



            Sobre comer sozinha lá se vai ajeitando com a a minha assistência.

            Hoje dei-lhe o garfinho da fruta para a mão e só pediu ajuda para picar.

            O resto já ia direitinho e até já percebeu que depois tem de tirar o talher da boca para mastigar



            Bem vindas as novas mães e bébes!

            Comentar


            • RE: Super Bebés de Novembro 07

              Olá

              Obrigado pelas boas vindas

              Vai ser raro andar por aqui a falar com estas mamãs maravilhosas mas no trabalho não me é assim muito permitido andar por aqui, e em casa é um caos ao final do dia.

              Mas isso é como todas as mães

              Ao fim de semana... uuiii !!!! ainda mais depois de 5 dias agarrada a um pc.

              Mas vou lendo as vossas novidades, e prometo vir responder e dizer algo.



              Penico ainda é algo lá em casa que não existe mas em Junho/Julho vamos dar essa novidade à piolha Loollloolll

              Doente algumas vezes… tosse e ranho tem desde que foi para o infantário aos 4 meses (renite alérgica – tudo aponta para isso) Actifed e Onsudil é indispensável

              Já tivemos uma cirurgia a um quisto que lhe apareceu aos 4 meses, por cima da sobrancelha, nada de mais mas teve de ser retirado e ela portou se muito bem.

              Febres altas também já aconteceu lá em casa … e a piolha ficou roxa e tudo nos picos de febre. Não sabia onde me meter foi em inícios de Dezembro, nessa mesma altura teve uma infecção na garganta que a pediatra me disse que tinha a ver com o vírus do herpes :w00t: Aiiiii só a mim… Passou sem antibiótico porque tinha feito antibiótico para curar uma otite e nem uma semana tinha feito. Foram duas semanas para esquecer. Fez exames à urina que tive de lhe recolher mas graças a deus não tinha mais nada.



              Que testamento

              Peço desculpa…

              Beijos
              :hehe:

              Comentar


              • RE: Super Bebés de Novembro 07

                olá mamãs



                o piolho já começou esta semana a fazer a adaptação ao infantário, e a verdade é que custa muito deixar os piolho principalmente qdo ficam a chorar, como foi o caso.

                eu saí de lá a chorar tb. Já liguei para lá e ele já está mais calmo, vou lá a seguir ao almoço.



                bjs
                [hr]
                Sara
                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 100

                Comentar


                • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                  olá



                  Elsa que susto :shock: espero que nunca volte a acontecer



                  claro que n és má mãe por teres ido trabalhar, o teu Gui estava bem entregue, por isso n te preocupes com isso!



                  espero que esteja tudo bem



                  beijinhos grandes
                  [hr]
                  Sara
                  http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 100

                  Comentar


                  • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                    Oh Elsa, que susto valente, ainda para mais sozinha com ele, depois dá novidades qd o levares à médica! Beijinhos Grandes



                    Bacio já o tenho, de vez em quando sento-a lá, no inicio choramingava, agora já se habituou, claro que ainda não faz lá nada, é so mesmo para a habituar.



                    Qt ao comer, andou uns tempos q até estava a começar a comer sozinha, agora parece q regrediu, dou-lhe sempre uma colher para a mão e um pratinho mais pequeno com comida, ela diverte-se a tirar a comida com a colher e a espalhar no tabuleiro... lindo, né?



                    Em relação ao bibe, eu comprei para a Bia qd foi para a escola, pois supostamente iria para a sala de 1 ano, afinal ficou no berçário (e já não muda este ano, já q naquela instituição as crianças não mudam de sala a meio do ano). Agora não sei se para o ano fica na sala de 1 ano ou transita para a de 2 ou se peço para a colocarem na sala familiar (1 a 3 anos, salvo erro). É q se ficar na sala de 1 ano vai ficar sempre 1 ano atás do q deveria, mas para ir para a sala de 2 anos tb me parece q a transição vai ser mt grande, pois à regras q ainda não aprendeu...


                    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                    Vendas em 1ª e 2ª mão;

                    Comentar


                    • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                      eu comprei um desses bacios que a Angela descreve, com redutor e que depois dá para ele se pôr de pé em cima quando se fecha. foi super barato no continente, cá em casa não há mariquices! mas claro não é para já.



                      está a babar-se litros, nunca mais saiem os dentes todos, acho que agora sao os molares do fundo



                      Oskarina entao qeu disse a médica? sabes o meu gajo tinha convulsões em bebé, levavam-no ao hospital muitas vezes, mas hoje em dia é um adulto perfeitamente saudável não tem problema nenhum..

                      Comentar


                      • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                        o Lucas também está no berçário e só vão mudar em setembro, ele e vários coleguinhas.

                        nao sei para que sala se vao mudar ainda....

                        Comentar


                        • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                          Elsa:

                          Como está o Gui??? Espero que esteja tudo bem!!! Diz qualquer coisa ok?

                          Beijinhos

                          Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                          Comentar


                          • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                            Olá a todas!



                            Falei com a Elsa há bocado e o Gui está internado, pois teve várias convulsões. Já fizeram análises a tudo e despistaram várias doenças (meningites e tudi) e felizmente até agora os resultados estão todos bem!



                            Está em observação e esperemos que isto passe depressa, depressa!



                            Beijinho ao Gui e um xi-coração à Elsa

                            Comentar


                            • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                              Os meus gatos são a Nina e o Nino... A Beatriz já os chama... "NIIIII!!!!!" (falta o "na" e o "No"...). Já o cão é o Patolas e quando lhe perguntamos como se chama o cão, ela "aclara" a voz, como fazia quando era mais bebé quando alguém tossia... Está visto... o cão em vez de Patolas chama-se "tosse"....Quando perguntamos onde está a Lua, aponta para o céu, mas procura-a para a indicar e diz "Lu"... Mas o "ã" "hum" ainda estão quase sempre presentes juntos com o dedo a apontar...

                              Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                              Comentar


                              • RE: Super Beb&#233;s de Novembro 07

                                angelabb (22-04-2009)Olá a todas!







                                Falei com a Elsa há bocado e o Gui está internado, pois teve várias convulsões. Já fizeram análises a tudo e despistaram várias doenças (meningites e tudi) e felizmente até agora os resultados estão todos bem!







                                Está em observação e esperemos que isto passe depressa, depressa!







                                Beijinho ao Gui e um xi-coração à Elsa


                                Mas as convulsões do Gui foram associadas a febre? Bolas... A Elsa deve estar de rastos...

                                Força Gui e Elsa!

                                Estamos aqui a torcer por vocês!

                                Beijinhos

                                Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X