Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

    Picota e Ratinho (30-06-2009)Uma curiosidade:







    - Qual é a marca de LA que voces dão aos vossos bebecas?











    Sei que tenho ainda leite mas acho que ele esta atravessar uma fase que está a dar em doida comigo...estou super cansada e precisava de recuperar alguma energia que sei que tenho mas perdia com estes 13 meses de amamentação...







    Tou mesmo cansada e pensei em dar-lhe LM a noite e de manhã o bibas com LA...só durante uns dias para eu reforçar a minha energia.







    Pois ele tdos os dias acorda as 6h30 7h para beber papa ou comer um iogurte ou outra coisa qql e acho que o leite faria-lhe melhor...







    Por isso se lhe desse Lm primeiro e depois cerca de 150 ml de LA ou mais não sei talvez fosse melhor...visto que preciso descansar um bocadinho...







    Bigado por me lerem e pelas possiveis respostas



    Andrea
    Olá picotita



    Pois como sabes, o Dani adora mamar, tal como o teu di. Mas realmente o cansaço é mais que muito e já não tava ( e não tou) a aguentare tb por causa da anemia, decidi introduzir o LA. Comecei pelo Nutrilon mas depois comprei o Aptamil pq tb se vende em hipers e ele não estranhou, gostou dos dois. Adora o biberon, consegue beber 210 e a seguir ainda é capaz de petiscar na mama!! Tb te posso dizer que não foi o LA que o fez acordar menos de noite, ficou na mesma pois eu acho que ele tá viciado no acto de mamar e eu é que sofro!!

    como só lhe dou no máximo dois bibas de LA por dia, decidi ainda não introduzir o leite de vaca e continuar com o outro. Espero ter ajudado.

    bjocas
    [hr]









    Comentar


    • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

      Minhas lindas, não tenho aparecido pois estou um pouco como a Vera. Hoje foi dia de consulta na médica de familia e fiquei um pouco triste. O Dani continua a não evoluir no percentil do peso e do comprimento e a médica não acha normal. vai fazer análises à urina pra despistar a hipótese de infecção urinária. De resto ele parece-lhe bem.

      Esta médica já me conhece há muitos anos e ao olhar pra mim disse-me que eu não estou bem, que estou triste e que devo andar a rondar uma depressão e que se continuar assim, ainda me passa anti-depressivos!! O pior é que a médica não deixa de ter razão! Eu ando mesmo arrasada, estafada, não ando a conseguir conciliar tudo na minha cabeça! Trabalho, casa, marido, dois filhos, o Dani sempre doente e de médico em médico, tou no meu limite...Não me apetece limpar, cozinhar, passar a ferro, nada...Faço-o pelos filhos, porque tem de ser, senão só dormia!



      Desculpem as lamúrias



      bjocas
      [hr]









      Comentar


      • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

        Dulce74 (30-06-2009)Minhas lindas, não tenho aparecido pois estou um pouco como a Vera. Hoje foi dia de consulta na médica de familia e fiquei um pouco triste. O Dani continua a não evoluir no percentil do peso e do comprimento e a médica não acha normal. vai fazer análises à urina pra despistar a hipótese de infecção urinária. De resto ele parece-lhe bem.



        Esta médica já me conhece há muitos anos e ao olhar pra mim disse-me que eu não estou bem, que estou triste e que devo andar a rondar uma depressão e que se continuar assim, ainda me passa anti-depressivos!! O pior é que a médica não deixa de ter razão! Eu ando mesmo arrasada, estafada, não ando a conseguir conciliar tudo na minha cabeça! Trabalho, casa, marido, dois filhos, o Dani sempre doente e de médico em médico, tou no meu limite...Não me apetece limpar, cozinhar, passar a ferro, nada...Faço-o pelos filhos, porque tem de ser, senão só dormia!







        Desculpem as lamúrias





        bjocas


        Oh linda, então? Na verdade fazemos de super-mulheres, mas no fundo... Eu tb sinto que o ritmo de ter dois filhos é mt complicado e a tua tarefa não tem sido fácil. Mas tu és uma mulher forte, mas acautela-te, tens mesmo de pensar um pouco em ti. Ainda no passado domingo, tava um pouco zangada com o marido, pois ele farta-se de fazer as coisas deles e a minha única tarefa é casa e filhos, o meu espaço, nicles... assim no sabado disse-lhe que no fomingo de manhã, que não me levanta-se para nada, ele teria de fazer os pequenos-almoços e sopas deles e sacos, pois vamos sp almoçar ao domingo à minha mãe e que nem se atreve-se acordar-me, pois eu queria dormir até ao meio-dia e assim foi, que rica soneca.



        De longe a longe tens de tentar fazer o mesmo, custa eu sei, apetece-me fazer tudo por eles, e eu que me lixe, mas uma vez de longe a longe porque não???



        muita força e bjkocas
        É tão bom ser mãe!!!:sunny:





        Comentar


        • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

          Picota e Ratinho (30-06-2009)Uma curiosidade:







          - Qual é a marca de LA que voces dão aos vossos bebecas?











          Sei que tenho ainda leite mas acho que ele esta atravessar uma fase que está a dar em doida comigo...estou super cansada e precisava de recuperar alguma energia que sei que tenho mas perdia com estes 13 meses de amamentação...







          Tou mesmo cansada e pensei em dar-lhe LM a noite e de manhã o bibas com LA...só durante uns dias para eu reforçar a minha energia.







          Pois ele tdos os dias acorda as 6h30 7h para beber papa ou comer um iogurte ou outra coisa qql e acho que o leite faria-lhe melhor...







          Por isso se lhe desse Lm primeiro e depois cerca de 150 ml de LA ou mais não sei talvez fosse melhor...visto que preciso descansar um bocadinho...







          Bigado por me lerem e pelas possiveis respostas



          Andrea


          Olá,



          Eu já dou o leite gordo de vaca, apartir do ano, antes disso, pois só dei de mamar até aos 10 meses e meio, dei o S26 gOLD II, tanto um como outro não faz cara feia, é um speed a desaparecer do bibas. A dose que dou é de 210 ml, duas vezes por dia, pois segundo o pediatra, chegam cerca de 400ml por dia, eu ainda reforço um bocadito mais

          O meu quando fez estas transição tb não começoui a dormir a noite toda, mas desde a introduçao da sopa ao jantar, aos 8 meses, que deixei de lhe dar comida de noite, acoradava na mesma mas coloca a xuxa e ele ficava outra vez, mas felizmente esta fase ta a passar, embora ainda seja mt cedo para comemorações, mas ultimamente tenho tido umas noites bem calmas. Não sei se conhecem o ditado popular " se queres um filho sossegado baptiza-o cedo", comigo ta a resultar. Eu baptizei-o agora com 13 meses e agora tenho tido descanso, acho que contigo não está a resulta, mas já com a minha pequena, que foi baptizada aos 6 meses apartir daí dormiu a noite toda. Coincidência ou não???



          O meu filhote agora ganhou o vício de dormir com a cabeça aos pés da cama, é a posiçao preferida, qd acordo de manhã lá está ele, deve ser para espreitar os papás, pois aí não tem resguardo da cama, ou então quer dormir com a cabeçita mais alta, pois tem sp o edredão aos pés, se calhar vou colocar-lhe uma almofada pequena para ele dormir.

          Como dormem os vossos???



          Um abração


          É tão bom ser mãe!!!:sunny:





          Comentar


          • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

            Bom dia!!!





            Chiquitita

            Os meus bolitos ao pé dos que vejo na net!... Ainda tenho mt q aprender!

            Gostava de ter visto a tua princesita a dançar!

            São tão giros!



            Bluelight

            Obrigada

            Quantos queres? :lol: :lol:

            Bjokinhas para ti e uma bem repenicada para o M



            Picota

            As formas tem sido um espectaculo, sem elas os bolinhos não tinham vida nenhuma.

            Foste a minha salvadora!

            E sim, depois quero ver as outras formas :hehe::hehe:

            A receitinha do bolo fui buscar ao forumbimby, já vou cuscar e ponho aqui



            Picota e Dulce

            Quando comecei a dar LA tb optei pelo Aptamil.

            Depois descobri que o Nutrilon é igual ao Aptamil, quer dizer, não é igual é a mesma coisa, só muda o nome na caixa. Se verificarem as caixas são iguais, a composição do leite é igualzinha e o destribuidora dessas marcas... quem é? É a Milupa!!! Ou seja, o leite é o mesmo com a vantagem do Nutrilon ser (n me lembro ao certo agora agora) 1 ou 2 euros mais barato! :w00t:

            Podem encontrar o Nutrilon nos hipermercados, eu comprava no Modelo e penso que cheguei a comprar tb no Intermarché.

            Outro leite que tb é muito bom é da Nutribén, o pirilampo enjoou o Nutrilon e mudei para Nutribén Continuação e foi até começar o leite de pacote.

            Comprava na parafarmácia do Modelo pois é bem mais barato que nas farmácias.





            Dulce

            Eu não percebi se continuas a dar maminha com o LA, mas atenção se estás com anemia não podes dar maminha!

            No tópico de amamentação vão lá umas meninas que são conselheiras da amamentação e podem orientar-te

            Oh Cotinha, não fiques triste, o Dani tem estado doentito com as otites e tudo mais, é normal que ele n

            aumente de percentil e depois está numa fase que estar quieto é missão impossivel por isso tem menos proveito daquilo que come.

            Vais ver que os exames vão estar todos Ok e q eu é q tenho razão! :smug:

            Cotinha, não te quero ver em baixo se precisares de alguma coisa sabes que podes contar connosco,

            Se não morasses tão longe eu ia aí passar-te a ferro!

            Ahhh o que é isso? É um sorriso que estou a ver?:glasses:

            Boa!!!

            Deixando-me de brincadeiras, toma muito cuidado pois se nós que só temos 1 filhote já nos vemos pelos cabelos com as tarefas da casa, imagino com 2 filhotes e ainda por cima o Dani sempre doentito.

            Talvez n seja má ideia a médica dar-te uns anti-depressivos fraquitos, pelo menos previne alguma depressão q possa estar por ai a espreitar.



            Ai meninas cuidem-se que eu estou a ver que vamos ter época alta de depressões!

            Eu tb não tenho andado muito "normal" mas tenho controlado a coisa! Mas no meu vaso é a memória. Tenho andado terrivel!Esqueço-me de tudo! Não consigo lembrar-me de nada as vezes sinto-me tão ridicula por não me lembrar de coisas que se passaram hà umas horas a tras!

            Toca a cuidar da nossa saude, os homens jámais saberão o que é ser Mãe, Mulher e trabalhadora.

            O meu só quando me vê de rastos é que faz mais alguma coisa!

            Raça do home que ultimamente na quer fazer nada!! Já lhe disse que ponho os sacos do pingo Doce à porta! (dantes eram os do intermarché mas agora os do pingo doce são maiores! :badgrin: :badgrin: :lol: :lol: )















            Comentar


            • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

              Oi Tobela!!

              Já fugiste mulher?



              Falando nas supertições e ditados;

              A minha mãe conta que eu fui uma bebé calminha, sabes com q idade me baptizei? 16 anos!

              Na pediatria tb anda lá um topico que fala no baptismo e saidas a noite dos bebés, nem fazia ideia dessa superstição. Eu nunca fui de acreditar neste tipo de coisas, mas respeito quem acredita e espero igualmente que me respeitem por não acreditar.

              Uma vez a minha sogra tava lá em casa e estava a anoitecer, ela disse-me que deveria apanhar a roupa do pirilampo porque a roupa estendida ao luar ia fazer com que ele ficasse com a lua :w00t:

              Eu fiz-lhe o agrado, não me custou nada...mas tantas vezes já a roupinha tinha passado a noite a secar, e ainda hoje passa. :shhh:

              Nunca me deixaram fazer a cama antes do pirilampo nascer, era sogra, mae e cunhada e avós tudo a ralhar cmg para n a fazer e eu a bater o pé que a cama não tinha nada a ver com o parto e eu não acreditava em nada disso.

              Acabei por n fazer porque se a fizesse e alguma coisa tivesse acontecido no parto ainda me iam culpar por ter feito a cama!!Ai! ai...

              Tb tens destas passagens?





              Comentar


              • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                Já tou aki, tenho que trabalhar de vez enquando...



                Bem sobre essas supertições conheço-as todas, e algumas sou obrigada a cumprir como tu, pois senão caem-me em cima, desde a gravidez até agora, somos invadidos por cada coisa. A minha sobrinha, que foi baptizada com dois meses para ver se acalmava e até hoje quase com 6 anos a coisa não mudou mt.



                Essa da cama, foi igual, nem monta-la se podia e sp que saía à rua de noite tinha de ser num colo de um homem e se possível com fosforos e um terço. A roupa era igual. Enquanto amamentava, os restos da minha comida tinham de ser passados por agua, pois algum animal femea que estivesse tb a amamentar, e que poderia eventualmente comer dos meus restos, tiraria-me o meu leite, enfim tantas supertições... Mas sou sincera há aquelas em que não custa nada fazer, e para meu descanso e dos familiares a gente cumpre.



                :P
                É tão bom ser mãe!!!:sunny:





                Comentar


                • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                  Olá Mamãs...



                  Essas superstições são engraçadas mas eu nunca tinha ouvido tal... Eu fiz sempre a minha cama e as minhas princesas n são ainda baptizadas e têm dormido a noite toda, tirando qd estão doentitas A roupa das princesas já ficaram mtas vezes estendidas na rua durante a noite As superstições são para quem acredita... eu acredito s fizer sentido...



                  Uma vez, estava eu a amamentar quando m deu uma sede daquelas, a minha avó q estava presente n deixou o maridão dar-m água pois s n "a princesa ficaria c a gota"


                  Comentar


                  • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                    MamãdasChiquititas (01-07-2009)Olá Mamãs...







                    Essas superstições são engraçadas mas eu nunca tinha ouvido tal... Eu fiz sempre a minha cama e as minhas princesas n são ainda baptizadas e têm dormido a noite toda, tirando qd estão doentitas A roupa das princesas já ficaram mtas vezes estendidas na rua durante a noite As superstições são para quem acredita... eu acredito s fizer sentido...







                    Uma vez, estava eu a amamentar quando m deu uma sede daquelas, a minha avó q estava presente n deixou o maridão dar-m água pois s n "a princesa ficaria c a gota"




                    A sério nunca ouviste nada disto???
                    É tão bom ser mãe!!!:sunny:





                    Comentar


                    • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                      tobela (01-07-2009)Já tou aki, tenho que trabalhar de vez enquando...

                      Hoje estou mais folgadita





                      Bem sobre essas supertições conheço-as todas, e algumas sou obrigada a cumprir como tu, pois senão caem-me em cima, desde a gravidez até agora, somos invadidos por cada coisa. A minha sobrinha, que foi baptizada com dois meses para ver se acalmava e até hoje quase com 6 anos a coisa não mudou mt.

                      :lol: :lol: :-&





                      Essa da cama, foi igual, nem monta-la se podia e sp que saía à rua de noite tinha de ser num colo de um homem e se possível com fosforos e um terço.

                      Realmente vão buscar cada coisa! mas essa do bebe sair a noite nunca me disseram nada mas deve ser porque não sabem, senão já tinha levado com essa tb!

                      A roupa era igual. Enquanto amamentava, os restos da minha comida tinham de ser passados por agua, pois algum animal femea que estivesse tb a amamentar, e que poderia eventualmente comer dos meus restos, tiraria-me o meu leite, enfim tantas supertições...

                      A minha sogra tb me falou dessa, quando ia la a casa punham os meus restos no lixo e n davam aos caezitos

                      Mas sou sincera há aquelas em que não custa nada fazer, e para meu descanso e dos familiares a gente cumpre.

                      É isso mesmo. Toda a gente sabe que eu não acredito em nada disso, algumas coisas n me importo de fazer, mas há outras que finjo q nao ouço e pronto.

                      :P


                      Quando me apareceu a menstruação disseram-me q fazia mal lavar a cabeça quando estivesse menstruada! LOLL





                      Comentar


                      • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                        maradivad (01-07-2009)
                        tobela (01-07-2009)Já tou aki, tenho que trabalhar de vez enquando...



                        Hoje estou mais folgadita











                        Bem sobre essas supertições conheço-as todas, e algumas sou obrigada a cumprir como tu, pois senão caem-me em cima, desde a gravidez até agora, somos invadidos por cada coisa. A minha sobrinha, que foi baptizada com dois meses para ver se acalmava e até hoje quase com 6 anos a coisa não mudou mt.



                        :lol: :lol: :-&











                        Essa da cama, foi igual, nem monta-la se podia e sp que saía à rua de noite tinha de ser num colo de um homem e se possível com fosforos e um terço.



                        Realmente vão buscar cada coisa! mas essa do bebe sair a noite nunca me disseram nada mas deve ser porque não sabem, senão já tinha levado com essa tb!



                        A roupa era igual. Enquanto amamentava, os restos da minha comida tinham de ser passados por agua, pois algum animal femea que estivesse tb a amamentar, e que poderia eventualmente comer dos meus restos, tiraria-me o meu leite, enfim tantas supertições...



                        A minha sogra tb me falou dessa, quando ia la a casa punham os meus restos no lixo e n davam aos caezitos



                        Mas sou sincera há aquelas em que não custa nada fazer, e para meu descanso e dos familiares a gente cumpre.



                        É isso mesmo. Toda a gente sabe que eu não acredito em nada disso, algumas coisas n me importo de fazer, mas há outras que finjo q nao ouço e pronto.



                        :P








                        Quando me apareceu a menstruação disseram-me q fazia mal lavar a cabeça quando estivesse menstruada! LOLL


                        e nem comidas com caroços e pevides...
                        É tão bom ser mãe!!!:sunny:





                        Comentar


                        • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                          Oi





                          Venho cá contar-vos que esta semana já recebi uma noticia q axo que me vai ajudar a levantar o astral...



                          Estou como gerente de um balcão de um banco desde janeiro...porque o meu chefe meteu baixa...neste entretanto já foi operado e já recuperou. Hoje ia pedir alta e segunda feira já volta ao trabalho...meninas, nem imaginam a boa noticia que isto é para mim..



                          Continuem a falar das superstições...algumas tb já conhecia,..



                          beijokas..qd tiver mais tempo volto a passar... aqui no work a net é controlada. e na contenção de custos já falam em cortar a net a alguns funcionários...:w00t:



                          bjs





                          Comentar


                          • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                            Olá Vera,



                            Vês bastou falar connosco para as boas energias começarem a fluir, ainda bem que a tua situação profissional vai voltar ao normal.



                            Bjocas grandes e não te esqueças deste cantinho.

                            É tão bom ser mãe!!!:sunny:





                            Comentar


                            • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                              Olaaa mamãs :hello:



                              Dulce



                              Minha kida cotinha sei que não tens tarefa fácil dois filhotes da ca um trabalhão, mas não achas que está na hora de pedires ajuda aos que te são proximos? Assim seria mais facil descansares ao fim de semana ou até mesmo ao final do dia... Não sei como é a tua situação financeira mas já pensas-te em contratar uma empresa ou senhora para te por a casa nos conformes? Uma de confiança e uma vez por semana já dava para teres menos trabalho e dedicares mais tempinho a ti (principalmente) e aos teus princepes lindos



                              Bem acho que não é preciso dizer mas sabes que estamos aqui para te ouvir, dar colinho e um ombrinho se for preciso



                              Anemia tambem tive no inicio da amamentação e o cansaço apoderou-se de mim de tal forma que já refilava com toda a gente, tomei folifer e umas vitaminas chamadas pre-natal e continuei a amamentar sem problemas nenhuns pois anemia nao interfere com a amamentação.

                              Dicas para combater a anemia é comer muita ameixa vermelha, iscas (figado), sangue(tipo arroz de cabidela), muitos espinafres e agrião conclusão comer tudo que for verde, vermelho e laranja... Toca a alimentar-se bem cotinha windah



                              Bem anti-depressivos com a amamentação não são bons aliados, mas é claro a tua saúde está em primeiro lugar por isso se tiveres que tomar não des maminha (logo terás de fazer um desmame gradual) pois todos os quimicos passam para o leite e depois o pimpolho lindo fica todo sonolento.



                              Não sei se anti-depressivos resolvem o teu caso pois tem muitos efeitos secundários tais como ficar mole, não querer fazer nada e passar o dia a dormir.



                              Uma ideia ou uma dica se tiveres ai por perto uma evernaria ou um celeiro passa por lá expõe o teu problema e vais ver que arranjas algo natural que não prejudica a amamentação e resolve o teu problema de fadiga.



                              E o Dani não te preocupes vais ver que não é nada, o percentil não subiu mas é normal pois passou praticamente o mês tdo doentinho, tem calma... Ele faz muitas vezes chichi? Se sim não te preocupes pois são meras precauções



                              Boa Sorte minha linda cotinha

                              muita força e não desanimes



                              Bjocas bjocas bjocas :friends:

                              Andrea
                              [color=\"#F660AB\"]Andrea[/color] :rose: :dance2:



                              [hr]







                              Afilhadas:

                              Rita_Xavi já nasceu o Tomás no dia 4 de Janeiro de 2009 :balloons:



                              ARG Parabéns [color=\"#2E2EFE\"]pelo F. [/color] :banana: DPP: 12 de Outubro de 2010, uma gravidez muito serena



                              [color=\"#800080\"]
                              NOVIDADES DIARIAMENTE, VISITEM[/color]


                              [hr]

                              Comentar


                              • RE: Mamãs de Maio e Junho 2008 - A festa continua - VIVA A ALEGRIA

                                Bigada pelas respostas mamãs lindérrimas :d



                                Hoje experimentei dar NAN da nestle (uma amostra) mas o pimpolho só bebeu 60ml depois de lhe ter dado só uma maminha...Será que ele não gstou ou porque se tivesse dado a outra mama ele teria ficado satisfeito? Realmente vou ter de descobrir, pois estou quase a chegar a conclusão que ele acorda as 6h30/7h para petiscar alguma coisa para além do leite...



                                Tobela e Divinha



                                Superstições acredito em algumas mas não tou nem ai para muitas delas... todas as que voces referiram desconhecia totalmente menos a de estender roupa a noite e lavar a cabeça quando se está menstruada.



                                Divinha



                                Sim tens razão os bolinhos sem os desenhos das formas não fica igual não... sabes o que podes usar tambem para os bolos é aquelas letras que se usava na escola para passar o lápis a volta da letra ou do numero... fica super giro...



                                Blue

                                Não sei se cheguei a responder a tua perguntinha sobre o retrato a carvão mas sei de uma mamã que faz e super giros é a Helena_estrela ela era daqui do nosso cantinho e aclaudia mandou fazer um retrato e diz que ficou super giro...



                                Vera

                                Ves as vezes basta falar no que nos preocupa e as coisas dão uma volta de 360º graus... boa sorte e vais ver que volta tudo a normalidade
                                [color=\"#F660AB\"]Andrea[/color] :rose: :dance2:



                                [hr]







                                Afilhadas:

                                Rita_Xavi já nasceu o Tomás no dia 4 de Janeiro de 2009 :balloons:



                                ARG Parabéns [color=\"#2E2EFE\"]pelo F. [/color] :banana: DPP: 12 de Outubro de 2010, uma gravidez muito serena



                                [color=\"#800080\"]
                                NOVIDADES DIARIAMENTE, VISITEM[/color]


                                [hr]

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X