Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Oh malta emigrada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
    Eu fiz PGA em 92, e depois em 93 fiz aferição e específicas. Já não me recordo bem, mas penso que a PGA só esteve em vigor um ano.

    EDIT: a minha PGA foi a da célebre pergunta do 'prolixo'.
    Lembro-me disso!!!! Eu manifestei-me contra a PGA (deve ter sido a única vez que fui a uma manifestação...)... mas olha fixei o significado da palavra até hoje!!! lol
    Cris

    Comentar


    • Um dos grandes problemas deste país é que cada governo, cada diferença no ensino --'
      "Na minha altura" a minha turma e a de economia eram tão pequenas, que as disciplinas que eram iguais, eram para ambas as turmas e português não era uma delas... A própria turma de cientifico olhava para o nosso manual de português (que tinham de ser 2) e para os livros todos que lá tivémos de comprar e ficavam boquiabertos.
      Alguma diferença deveria existir...

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por Girassol@PB Ver Mensagem
        Desculpem se vou repetir a pergunta mas não consegui ler o tópico todo, quando inscrevem as crianças na escola primária (nos países que falaram, bélgica, holanda, arábia, suiça, etc) inscrevem em alguma escola com português/inglês ou as escolas tipicamente ensinam as disciplinas só na lingua do país e depois as crianças têm um extra fora do curriculo para se adaptarem à linguagem?
        Aqui no nosso caso estão numa escola internacional e com curriculo americano, o ensino é todo feito em inglês e depois têm árabe e francês como 2a e 3a língua. Não temos outra opção, aqui não há escola portuguesa.
        Em casa não podem falar outra língua sem ser o português e o mais velho que está agora no Grade 1 e já lê umas coisinhas em inglês comecei, por graça que ele ainda é muito novo, a ensinar-lhe como se lê em português. Por enquanto é o que se "arranja"...

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por Girassol@PB Ver Mensagem
          Desculpem se vou repetir a pergunta mas não consegui ler o tópico todo, quando inscrevem as crianças na escola primária (nos países que falaram, bélgica, holanda, arábia, suiça, etc) inscrevem em alguma escola com português/inglês ou as escolas tipicamente ensinam as disciplinas só na lingua do país e depois as crianças têm um extra fora do curriculo para se adaptarem à linguagem?
          Inscrevi numa escola sueca... que eu saiba aqui não há escolas portuguesas, quanto muito, escolas internacionais, onde falam o inglês.
          Ainda pensei em colocá-la nessa pois até tenho uma aqui ao pé de casa, mas achei melhor não, seria demasiado confuso para ela depois... o principal agora é que ela aprenda bem sueco e além do mais, na escola também irá iniciar o inglês, no 2 ou 3 ano, já não sei bem.

          Estou muito satisfeita com a escolha que fiz, a escola é excelente e tem óptimos apoios. Temos a opção de requsitar aulas de sueco como segunda língua, ou seja, aulas extra em que lhe será dado apoio nesta língua, e também aulas na língua materna, neste caso o português. Falei há pouco tempo com a escola sobre isso e estão a tratar de tudo. O custo é zero.

          Comentar


          • bolas, alguém como eu...
            efectivamente o meu português na escola foi fraquinho, já que tb era da área de ciencias. felizmente! já que não tenho paciencia. o que me custou ter de fazer português, filosofia...no entanto fiz fisico-quimica, biologia, geologia, etc, na boínha!!! :-))))

            Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
            In, mas olha que eu por exemplo, ia detestar ter essas obras todas (ou mais algumas do que as normais para o Cientifico-natural) para ler, por obrigação, já que Português não era a minha disciplina favorita.
            Quem vai para Humanidades tem de saber mais sobre obras literárias, porque tem lógica.
            Eu cá adoro ter resultados nas minhas coisas. Não sou de vaguear nas ideias, e o que é peixe é peixe e não é bacalhau ou perca.

            Comentar


            • Olá, eu emigrei há pouco mais de ano e meio, passei por frança e alemanha e agora estamos no luxembourg onde vamos ficar, não foi facil no inicio tanta mudança mas agora já estamos bem integrados, foi mais facil porque tenho cá familia, se vivemos melhor ou pior? isso é relativo, depende de muita coisa, aqui por exemplo as casas são carissimas então temos de ter cuidado com o orçamento, mas temos uma vida muito melhor da que tinhamos em Portugal, o meu marido ganha razoavelmente bem, e eu também vou ganhando uns trocos, posso passar mais tempo com o meu filho e dar-lhe mais atenção e temos uma vida mais tranquila, que foi o que me fez vir embora. Claro que é dificil estar longe do nosso país , mas para nós pelo menos vale a pena.
              Bjs

              Comentar


              • Esta é uma opção que já pensei diversas vezes... mas para sair daqui preciso de ir com algo planeado como o emprego. Para quem emigrou como fizeram para arranjar trabalho? Candidataram-se a ofertas no estrangeiro ou foram pessoas conhecidas que vos arranjaram o trabalho?





                O meu atelier.

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por zinugui Ver Mensagem
                  Olá, eu emigrei há pouco mais de ano e meio, passei por frança e alemanha e agora estamos no luxembourg onde vamos ficar, não foi facil no inicio tanta mudança mas agora já estamos bem integrados, foi mais facil porque tenho cá familia, se vivemos melhor ou pior? isso é relativo, depende de muita coisa, aqui por exemplo as casas são carissimas então temos de ter cuidado com o orçamento, mas temos uma vida muito melhor da que tinhamos em Portugal, o meu marido ganha razoavelmente bem, e eu também vou ganhando uns trocos, posso passar mais tempo com o meu filho e dar-lhe mais atenção e temos uma vida mais tranquila, que foi o que me fez vir embora. Claro que é dificil estar longe do nosso país , mas para nós pelo menos vale a pena.
                  Bjs
                  Tenho aí alguma família.
                  Os meus primos têm 4 filhos e ela não precisa de trabalhar...

                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                    Tenho aí alguma família.
                    Os meus primos têm 4 filhos e ela não precisa de trabalhar...
                    Os meus tios têm 6 filhos e recentemente foram avos ou sejam são 7 e a minha tia também não trabalha


                    Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por EducadoraLisa Ver Mensagem
                      Esta é uma opção que já pensei diversas vezes... mas para sair daqui preciso de ir com algo planeado como o emprego. Para quem emigrou como fizeram para arranjar trabalho? Candidataram-se a ofertas no estrangeiro ou foram pessoas conhecidas que vos arranjaram o trabalho?
                      O meu marido foi convidado pela empresa dele(que tb existe cá) para vir para aqui. Eu e a nossa filha, viémos com ele obviamente.
                      Vir sem trabalho é mt complicado... até porque sem contrato de trabalho aqui, não consegues ter o personnumer e sem o qual não consegues fazer nada. Esse numero aqui funciona para tudo.
                      Além disso, sem saber a língua, também é outro entrave...

                      Conheço o caso de alguns portugueses que vieram para cá, e ainda não têm emprego, mas estão a tentar arranjar... vieram com um pé de meia, que lhes vai ajudando a suportar as despesas... entretanto, tb já estão a aprender a língua. Aqui há um curso para imigrantes, totalmente grátis e que se pode frequentar mesmo sem ter o personnummer. Aliás, foi esse curso o primeiro que fiz.
                      Se de facto irão conseguir trabalho mesmo assim, não sei, só o tempo o dirá...

                      Comentar


                      • Acho muito arriscado ir sem trabalho, mesmo com pé de meia... para mim a lingua não é grande problema porque sei falar algumas coisas e com o tempo a pessoa aprende e desenvolve essa capacidade e não iria arriscar num pais tipo alemanha onde não me desenrascasse.
                        Seja como for as pessoas que pensam em emigrar deviam ter isso em consideração.





                        O meu atelier.

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por Girassol@PB Ver Mensagem
                          Desculpem se vou repetir a pergunta mas não consegui ler o tópico todo, quando inscrevem as crianças na escola primária (nos países que falaram, bélgica, holanda, arábia, suiça, etc) inscrevem em alguma escola com português/inglês ou as escolas tipicamente ensinam as disciplinas só na lingua do país e depois as crianças têm um extra fora do curriculo para se adaptarem à linguagem?
                          Os meus foram para uma escola belga quando chegámos a belgica. Escolas portuguesas é mito! Existem sim umas aulas tipo 1 vez por semana de aulas de portugues que sao promovidas pela embaixada mas que no caso da belgica so existem na valónia ( zona francesa da belgica), na Flandres ( zona onde se fala holandês) nem isso há.
                          Sendo assim foram directamente para o holandes e o dificil nao foi a adaptaçao deles, que foi excelente, dificil foi lidar com o sistema e com a maneira com que eles olham para um estrangeiro.
                          Querem a todo custo por o estrangeiro a margem do ensino regular.
                          Começam de mansinho com a conversa do ah e tal isto é dificil para eles e depois passam para o ah e tal a lingua é um problema ( oi?? os nossos amigos de lá diziam que os miudos nem sotaque tinham...) depois a seguir começa o ah e tal nós temos um nivel muito exigente...e aqui começam a apertar...e no final mandam com a estocada final e tentam ver se os pais vao na conversa de por as crianças em ensino tecnico....
                          E foi isto que nos fez mexer dali e voltar as costas a belgica...Trocamos a belgica pela holanda por causa da escola internacional.
                          Sendo subsidiada pelo estado holandes estao obrigados a conter numa parte do curriculo a integraçao da cultura holandesa. O ensino é em ingles mas a segunda lingua obrigatoria é o holandes. Depois podem ter uma terceira que pode ser espanhol ou alemao ou frances.
                          Têm aulas de lingua materna. Ou seja 1 vez por semana aulas de portugues. O meu so vai começar no proximo semestre.
                          O curriculo na primaria é o IPC( international primary curriculum) a secundaria tem o IB (International Baccalaureate).
                          Tem sido algo de tao diferente que o meu filho mais novo de repente passou a adorar livros e a dizer coisas como " mae a minha escola é muito boa e é bom aprender!" PAh a té me caiu o queixo de espanto! Até agora escola para ele era algo de muito stressante.
                          Ultima edição por evian; 27-11-2011, 22:58.
                          Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                          Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por EducadoraLisa Ver Mensagem
                            Acho muito arriscado ir sem trabalho, mesmo com pé de meia... para mim a lingua não é grande problema porque sei falar algumas coisas e com o tempo a pessoa aprende e desenvolve essa capacidade e não iria arriscar num pais tipo alemanha onde não me desenrascasse.
                            Seja como for as pessoas que pensam em emigrar deviam ter isso em consideração.
                            NA nossa area a unica hipotese sao as escolas internacionais ou entao os concursos pelo ministerio para o estrangeiro ( mas sinceramente estes ultimos nao sei se serao muito aliciantes...) No caso da escola dos meus filhos o corpo docente é do mais internacional que há! Desde que tenhas um nivel de avançado de ingles é questao de fazeres candidaturas expontaneas.
                            Atençao que as British schools e as americanas normalmente querem professores com o ingles como lingua materna.
                            Nas internacionais eles apostam num corpo docente muito diversificado. A professora de musica do meu filho é brasilera, ele adorou ouvir falar portugues assim que la chegou. Apostam muito na formaçao do corpo docente. A professora do meu moço esteve esta semana em Boston na conferencia "the Learning and The Brain" e do resumo que ja ouvi achei o maximo...tenho a certeza que tu tb ias gostar de ouvir algumas coisas acerca desta conferencia
                            Ultima edição por evian; 27-11-2011, 23:11.
                            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                            Comentar


                            • Aqui fica um blog que sigo e que tem imensas experiencias e testemunhos interessantes
                              Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                              Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                                Aqui fica um blog que sigo e que tem imensas experiencias e testemunhos interessantes
                                Também costumo seguir

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X