Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Oh malta emigrada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
    Estão a ver? Portugal não é assim tão mau. Tudo isso funciona lindamente por cá e acho que fomos pioneiros nessa área

    Eu trabalhei numa empresa que era de alemães e quando eles vieram cá e me viram a entregar o IRS pela net ficaram estupefactos (isto já foi há uns 12 anos ou mais!) Fazia-lhes muita confusão como é que as Finanças sabiam que nós estávamos a dizer a verdade; e eu disse-lhes, e num papel que eu lhes entregasse escrito à mão, como é que sabem que estou a dizer a verdade? Outras coisas que eles achavam maravilhosas era haver MBs em cada esquina, literalmente. Quando lá estive, tinhamos de nos meter no carro e andar quilometros até uma cidade maior para levantar dinheiro no multibanco (atenção, isto foi nessa altura, agora não sei). E adoravam ir na rua, em qualquer lado, mesmo em localidades mais pequenas, e haver sempre táxis :-)

    (e numa nota mais engraçada, eles achavam muita piada aos nossos frangos no churrasco; os deles são - ou eram - assados inteiros no espeto rotativo, e os nossos frangos abertos na grelha eles diziam que parecia que tinham sido atropelados, lololol...)

    Por outro lado, é verdade que certas coisas funcionam cá muito mal e noutros países muito melhor. O meu cunhado emigrou agora. Ele é carpinteiro de cofragem e a construção por cá está como se sabe. Foi para França, porque temos lá amigos (quase familia) que o ajudaram imenso em todos os trâmites, andaram com ele em entrevistas e etc., e ele está em casa deles, pelo menos para já. Está a trabalhar numa obra grande no centro de Paris e está maravilhado com as condições. Atenção que ele trabalhou 30 anos cá na mesma coisa, desde obras pequenas a obras estatais, tem muitos termos de comparação. Nunca na vida teve vestiários, balneários, cacifos, sala de refeições com aquecimento, microondas, fogão, frigorificos, etc. As regras de segurança na obra são extraordinárias, tudo levado muito a sério. E todas as manhãs fazem uma espécie de ginástica para evitar as distensões musculares por causa do frio :-)

    Ah, e diga-se que numa equipa de 30 gajos, 25 são portugueses, lol...

    Elsa

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
      E é pioneiro no sistema Via Verde.
      E MESMO O CARREGAR OS TLMS É TÃO MAIS FÁCIL AQUI Q LÁ FORA...PELO MENOS QD VIVI NA aLEMANHA, PARA SE CARREGAR, ERA PRECISO comprar os cartões e fazer a raspadinha e ligar pra um nº qualquer e dps é q entrava o saldo. sinceramente, nc percebi pq n dava para fazer via multibanco. Eles q até têm um país de tecnologias advanced... no presente, já n sei cm funciona. Isto aconteceu entre 2005/2007

      edit-.desculpem o caps lock, n sabia q estva on
      Sócia nº 104 Mães OMS

      [/url]
      Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
        Tenho aí alguma família.
        Os meus primos têm 4 filhos e ela não precisa de trabalhar...
        Pois é essa é uma das coisas boas deste país, quem tem muitos filhos tem muito apoio, praticamente pagam para as mães ficarem em casa!!

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
          Estão a ver? Portugal não é assim tão mau. Tudo isso funciona lindamente por cá e acho que fomos pioneiros nessa área
          Completamente. Se ha coisa em que somos a frente é nessa area! Isso e vias verdes Se bem que aqui nao se pagam portagens... LOL
          Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

          Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

          Comentar


          • Inserido Inicialmente por dytocas Ver Mensagem
            E MESMO O CARREGAR OS TLMS É TÃO MAIS FÁCIL AQUI Q LÁ FORA...PELO MENOS QD VIVI NA aLEMANHA, PARA SE CARREGAR, ERA PRECISO comprar os cartões e fazer a raspadinha e ligar pra um nº qualquer e dps é q entrava o saldo. sinceramente, nc percebi pq n dava para fazer via multibanco. Eles q até têm um país de tecnologias advanced... no presente, já n sei cm funciona. Isto aconteceu entre 2005/2007

            edit-.desculpem o caps lock, n sabia q estva on
            Coraçao hoje é igualzinho!!!! AHahahahaha tal e qual, raça da raspadinha ou do codigo no talao de compra!
            E nao sei se repararam eu disse ATM nao disse Multibanco. Multibanco é umsistema inventado em PT que uniformiza tosods os sietemas.
            Aqui cada um funciona de sua maneira. Uns mete-se os codigos primeiro, outros depois de pedir o dinheiro, e sao todos difrentes e por isso é que nao da ca para pagar impostos e comprar bilhetes e mai nao sei quê.
            E sim notei muito a falta de um em cada esquina
            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por zinugui Ver Mensagem
              Pois é essa é uma das coisas boas deste país, quem tem muitos filhos tem muito apoio, praticamente pagam para as mães ficarem em casa!!
              Pronto, vou para aí e aproveito e tenho mais uns quantos...
              Eu estava com medo é da língua, mas a minha prima já me disse que depressa se vai lá e que raramente necessita de falar francês ou luxemburguês porque em todo o lado à tugas (pelo menos naquela cidade).

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                Pronto, vou para aí e aproveito e tenho mais uns quantos...
                Eu estava com medo é da língua, mas a minha prima já me disse que depressa se vai lá e que raramente necessita de falar francês ou luxemburguês porque em todo o lado à tugas (pelo menos naquela cidade).
                Ai a lingua é assim uma coisa fora do normal!!! Eu bem que que tento mas ainda só sei umas palavritas!! Mas a tua prima tem razão, há portugueses em todo o lado, neste momento encontras um português em praticamente quelquer sector, desde a banca aos médicos!! E depois se falares francês ou inglês safas-te super bem! para ser sincera ás vezes quando vou por exemplo ao Auchan que é tipo o Jumbo até aprece que estou em Portugal!!
                O meu piolho teve de ser internado há uns tempos e era só Portugueses, desde as senhoras de limpeza, passando pelas enfermeiras e até médicos! Eu de facto gosto muito de cá estar, a saúde então aqui é optima, não tem nada a ver com Portugal, mas também é um país pequenino por isso é que muitas coisas são melhores, mas outras piores...
                bjs

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por zinugui Ver Mensagem
                  Ai a lingua é assim uma coisa fora do normal!!! Eu bem que que tento mas ainda só sei umas palavritas!! Mas a tua prima tem razão, há portugueses em todo o lado, neste momento encontras um português em praticamente quelquer sector, desde a banca aos médicos!! E depois se falares francês ou inglês safas-te super bem! para ser sincera ás vezes quando vou por exemplo ao Auchan que é tipo o Jumbo até aprece que estou em Portugal!!
                  O meu piolho teve de ser internado há uns tempos e era só Portugueses, desde as senhoras de limpeza, passando pelas enfermeiras e até médicos! Eu de facto gosto muito de cá estar, a saúde então aqui é optima, não tem nada a ver com Portugal, mas também é um país pequenino por isso é que muitas coisas são melhores, mas outras piores...
                  bjs
                  ja o sistema de saúde em UK é mau!!!
                  Sócia nº 104 Mães OMS

                  [/url]
                  Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                  Comentar


                  • Emigrar... coisa que nunca me passou pela cabeça nos tempos de "jovem" e hoje em dia me assola a mente. Estou tão farta deste país e cada vez mais enterrada numa situação precária: o meu marido está desempregado há mais de 2 anos e eu sou freelas... bonito né? Dois filhos, a pagar casa. Tinhamos sonhos bonitos em Portugal mas estão a desvanecer-se. Olho para o futuro e não me encontro por aqui, nem sei o que pensar do futuro dos miudos. Temos uma situação REAL possivel para emigrar, com trabalho garantido para o meu marido, mas o país... :/ Cabo Verde! Não me inspira nada... não me atrai nada... eu preferia europa. O meu marido tem o 12º ano, era oficial do exercito e depois de 9 anos, pontapé no rabo. Tem formação em informática. Eu sou licenciada em design gráfico e tenho mtta experiencia em ilustração infantil. É onde me sinto mais à vontade mesmo, pois tenho trabalhado nessa área nos ultimos 6 anos. Pergunto-me, haverá mercado na europa para uma tuga ilustradora? Que ordenados se praticam, têm ideia? Assim de repente, dá-me ideia que na França ou Bélgica teria oportunidades, mas posso estar enganada...

                    Como todas aqui, o medo de sair é que mais me incomoda, mas não sei se o medo de ficar é maior. Estou numa fase de amargura e indecisão, em grande reflexão. Acho que temos de tomar uma grande decisão AGORA. Ou ficamos e investimos num negocio (mas não sei qual e cada vez esta hipotse me parece menos credivel) ou basamos, nao sei para onde...

                    Não tenho familia em lado nenhum (excepto em Cabo Verde) mas tenho amigos na Áustria e outros em França...

                    Expliquem-me uma coisa, quando se procura emprego nesses motores de busca. Voces inscrevem-se na proposta e explicam a situação numa carta de apresentação? Explicam que residem em Pt e pretendem sair? porque calculo que, caso sejam chamados para uma entrevista, precisem de explicar esta situação! Há tanta coisa que me faz confusão...

                    se eu for daqui para fora seria com emprego garantido, pelo menos um de nós os dois.

                    Comentar


                    • Se fosse eu , com emprego garantido, ia, Cabo Verde é a porta ao lado e não haveria grandes problemas linguísticos.
                      Mas digo só uma coisa, investir num negócio, não! neste momento é sinónimo de deitar dinheiro pelo lixo...

                      Comentar


                      • Eu ia...mas pronto isso era eu...
                        Daqui a nada ja ha aqui malta a dizer que eu vejo as coisas muito cor de rosa...
                        Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                        Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                        Comentar


                        • Sabem o que me aflige? são as escolas... não é por preconceito, mas tenho ideia que há demasiada pobreza e falta de condições... não sei se a educação é boa nem se não, e isso está a afligir-me mto! Devem falar criolo, que especie de interesse pode ter o criolo para os meus filhos? Penso isso tudo! (e mto mais...) Mas eu não conheço o país ainda, pelo que tenho pouco a dizer...

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
                            Sabem o que me aflige? são as escolas... não é por preconceito, mas tenho ideia que há demasiada pobreza e falta de condições... não sei se a educação é boa nem se não, e isso está a afligir-me mto! Devem falar criolo, que especie de interesse pode ter o criolo para os meus filhos? Penso isso tudo! (e mto mais...) Mas eu não conheço o país ainda, pelo que tenho pouco a dizer...
                            E sabes se ha escola portuguesa? Ou internacional? E se o empregador do teu marido poderia suportar esses custos? Isso é um factor muito importante de facto.
                            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                            Comentar


                            • ó Deinhac, isso da língua....se fosses para a ´Suécia, o sueco também não ter serviria de nada, se fosse para o Luxemburgo, idem, etc...mas eu percebo a preocupação pelos filhos, embora seja preciso investigar. E certamente lá as rendas e comida devem ser baratas pelo que daria para poupar

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por manelita4 Ver Mensagem
                                ó Deinhac, isso da língua....se fosses para a ´Suécia, o sueco também não ter serviria de nada, se fosse para o Luxemburgo, idem, etc...mas eu percebo a preocupação pelos filhos, embora seja preciso investigar. E certamente lá as rendas e comida devem ser baratas pelo que daria para poupar
                                Saber falar sueco pode ser util num nicho de mercado. O frances é util sem duvida num modo geral. O holandes (no meu caso) considero que tb pode vir a ser util num nicho de mercado.
                                Acho que aprender uma lingua nunca é demais.
                                Mas o nivel de ensino é que pode ser de facto um factor a ter em conta, o tipo de escolas, o metodo utilizado...
                                Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                                Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X