Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A posição e o descanso do seu bebé

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A posição e o descanso do seu bebé

    Os bebés passam muito tempo deitados e a dormir, o que implica que a posição em que são colocados é importante para garantir que descansem e não tenham qualquer problema de saúde, daí derivado.

    Dormir

    Nos primeiros dias de vida, o bebé vai passar a maior parte do tempo a dormir ou deitado, acordando apenas periodicamente para ser alimentado. Dado que o seu estômago é pequeno e os hábitos alimentares pouco treinados, poderá acordar de três em três horas.

    Os pais devem deixar os filhos dormir tanto quanto os mesmos desejarem, o que pode ascender a 18 horas por dia. O parto é um momento muito difícil também para a criança, que deverá descansar bastante.

    A posição do bebé

    Nos primeiros dias, o bebé geralmente está bastante alerta para tudo o que o rodeia, investigando e descobrindo o seu mundo. Nessa altura, não tem ainda muita mobilidade, o que significa que a posição em que é deitado é a posição em que fica.

    Os recém-nascidos devem ser deitados de costas ou de lado e nunca de barriga, isto porque estudos recentes mostram que os bebés deitados de barriga correm maior risco de desenvolver o Síndroma de Morte Súbita.

    Alguns bebés têm o sono agitado e por isso é necessário vigiá-los constantemente. Nos primeiros tempos, poderá até ser benéfico para o bebé dormir em companhia da mãe, mas esse contacto irá depender da saúde do bebé e da política da maternidade ou do hospital.

    Acessórios

    Nos primeiros dias, a manutenção de uma
    temperatura confortável leva a que roupas como babygrows, botinhas e pijamas quentes sejam as mais indicadas. Uma vez que os recém-nascidos têm dificuldade em manter a temperatura, dado que o sistema termoregulador não está amadurecido, é necessário verificar se está suficientemente protegido quando não estiver em contacto directo com os pais.

    O recém-nascido não necessita, desde logo, de uma cama, até porque as crianças muito pequenas devem estar acompanhadas pelos pais tanto tempo quanto possível. No entanto, berços e alcofas são cómodos e apropriados para um recém-nascido.

    Mantas, cobertores, bolsas térmicas e almofadas são alguns dos acessórios indispensáveis para garantir o conforto do bebé. Os berços devem ser totalmente cobertos por dentro com almofadas, para proteger a criança das grades e partes laterais.

    No entanto, não devem ser colocados no berço objectos que ponham em risco a respiração do bebé. Decorações e brinquedos com laços e fitas devem ser evitados.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X