Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Cuidado com os venenos

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Cuidado com os venenos

    Em todas as casas há um número vasto de substâncias tóxicas. Essas substâncias podem causar graves lesões até mesmo a morte de qualquer pessoa, especialmente de crianças.

    Perigos disfarçados

    Durante certas fases do seu desenvolvimento, as crianças exploram o mundo que as rodeia colocando objectos na boca. O que por vezes não nos apercebemos é que a maioria dos produtos que poderão causar envenenamento a uma criança não são óbvios.

    Pesticidas, querosene, gasolina, lixívia, soda cáustica, todos os produtos de limpeza, cosméticos, algumas plantas, medicamentos quer de venda livre, quer prescritos pelo médico, tintas e dissolventes, são apenas alguns exemplos de tóxicos que se encontram na maior parte das casas, e que poderão causar o envenenamento acidental do bebé.

    Como prevenir eventuais envenenamentos

    São vários os cuidados que os pais devem ter, nomeadamente:
    [*]Identificar todos os materiais e substâncias tóxicas e rotulá-los devidamente. De seguida, devem ser guardados bem fechados num lugar a que nenhuma criança tenha acesso.
    [*]Dê preferência aos produtos menos tóxicos ou com dispositivos de segurança. Leia as etiquetas e instruções dos diversos produtos antes de os comprar e siga escrupulosamente as respectivas instruções.
    [*]Mantenha todos os produtos nocivos bem fechados, mesmo que estejam "inacessíveis". Mesmo nas situações em que você supõe que a criança não os consegue alcançar, ela pode surpreendê-la e conseguir atingir esse local. Do mesmo modo as embalagens com fechos de segurança são por vezes vencidas pelo engenho e imaginação das crianças.
    [*]Mantenha todos os medicamentos, pesticidas, detergentes e produtos tóxicos em geral,nos recipientes originais. Não se devem colocar em recipientes que já foram utilizados para bebidas ou comidas, pois o bebé pode confundir e ingerir esses produtos.
    [*]Nunca se refira aos medicamentos como doces, nem como algo saboroso para comer. De facto, muitas vezes é difícil fazer com que a criança tome os seus medicamentos, mas apresentá-los como doce é muito perigoso, dado que o bebé pode, por sua iniciativa, ingerir medicamentos pensando que são guloseimas.

    O que fazer quando o pior acontece

    Procure ajuda médica imediatamente: chame uma ambulância, o 112, ou leve-o para o hospital sem demora.

    Entretanto, e em caso de intoxicação por solventes cáusticos ou petróleo e seus derivados, não provoque o vómito, pois isso é algo que pode gerar o risco de pneumonia respiratória ou de rotura gástrica. Também não se deve beber nem água nem leite, pois estes favorecem a absorção do produto na corrente sanguínea.

    Quando se ingerem ácidos, também não se deve ingerir água uma vez que esta pode aumentar as queimaduras provocadas pelos ácidos.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X