Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O papel dos pais nas brincadeiras dos filhos

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O papel dos pais nas brincadeiras dos filhos

    Durante as brincadeiras as crianças necessitam sentir a proximidade de um adulto em quem confiem. É aconselhável que essa pessoa mantenha a distância certa em relação às suas brincadeiras, mas que participe ao mesmo tempo que deixa que seja a criança a controlar. Desta actuação só advirão benefícios para ambos.

    Contribuir e participar

    A participação dos pais nas brincadeiras dos filhos permite-lhes ficarem a conhecer-se melhor, ajuda as crianças a diversificar as suas actividades e transforma a visão dos pais sobre os filhos, descobrindo-se como amigos e parceiros.

    Por mais cansados ou preocupados que estejam com os problemas do dia a dia, os pais devem procurar e mesmo fazer o esforço de se mostrarem sensíveis aos desafios constantes dos seus filhos e de responderem facilmente aos seus apelos. Podem recorrer às suas brincadeiras de infância ou inventar novas para surpreender as crianças, contribuindo assim para que a animação se mantenha.

    Desta forma pode alcançar-se um clima de entendimento, compreensão, alegria e cumplicidade entre as crianças e os pais que com elas brincam. O segredo das brincadeiras felizes está na forma de participar do adulto. Umas vezes discretamente, outras mais activamente contribuindo para ultrapassar as dificuldades momentâneas com alegria e boa disposição.

    O controlo da brincadeira

    É recomendável que os pais deixem que seja a criança a controlar a brincadeira. Que a deixem dizer o que quer que façam e como quer que o façam, sempre dentro dos limites de segurança e disponibilidade estabelecidos. Esta atitude por parte dos pais permite à criança mostrar-se satisfeita com a brincadeira, julgando o comportamento do adulto que brinca com ela.

    Também não é aconselhável impôr a sua presença nas brincadeiras da criança. É agradável brincar com ela, mas sempre que for convidado para o fazer. A criança precisa de tempo e de espaço para fantasiar, imaginar o mundo em que quer brincar. Só depois de segura do que quer fazer é que poderá oferecer um convite para participar nessa aventura. Este mundo onde ela o convida a entrar é só dela e é ela quem manda.

    Benefícios para a criança

    A atenção que os pais dedicam à criança durante as brincadeiras é crucial para fazer crescer o seu amor próprio uma vez que, ao demonstrar interesse pelo seu mundo de fantasia, os pais transmitem-lhe a mensagem de que gostam dela, que ela é divertida e importante para eles, fortalecendo assim a sua confiança a todos os níveis.

    Brincar com os pais faz com que a criança se sinta livre e à vontade para imaginar, uma vez que é o fortalecimento gradual dos laços entre os pais e a criança que a incentiva a avançar cada vez mais nas suas descobertas e aventuras de brincadeira.

    Durante as brincadeiras, os pais deverão aproveitar para ir ensinando à criança aspectos importantes e que irão influenciar o seu comportamento no mundo real, ou seja, ao esperar que a criança acabe de encher a sua chávena de chá para só depois começar a beber o seu, ensina-a que ela deve esperar que todos estejam servidos à mesa para iniciar a sua refeição. Ao falar com os seus amiguinhos imaginários e dar algum tempo para que estes lhe respondam, fá-la perceber que cada pessoa deve ter a sua vez para falar.

    Por outro lado, a linguagem utilizada pelos pais durante as mesmas brincadeiras vai fazendo com que a criança se familiarize e aprenda palavras diferentes todas as vezes que brincam juntos, aumentando assim o seu vocabulário.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X