Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tertúlia das Cerejas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Tertúlia das Cerejas

    Ups: é o meu link que foi mal colocado, ou são estes tipos do PB que não sabem criar endereços



    experiêcia: 1,2,3



    (o link não presta!!)





    Editado: são eles que não sabem, não seja por isso !



    "Sorri sempre, filhota!

    As pessoas estão sempre a comentar que tu és muito risonha e muito bem disposta. Digo com orgulho que não nasceste sorridente, aprendeste a sorrir.



    Li, algures, e já há algum tempo, que muito do que os bebés aprendem, fazem-no por imitação e desde o primeiro dia de vida. Nada me faz mais sentido. Nunca te mudei uma fralda em que não te sorrisse, mesmo quando choravas de goela aberta nas primeiras semanas. Há falta de outras formas de comunicar, houve sempre sorrisos para ti. Em muitos momentos de desespero em que berravas furiosa por razões que, ainda hoje, não estamos muito certos de entender, eu e o teu paizola rimo-nos para ti!

    Achavámos piada ao facto de te calares subitamente pelo som da televisão ou de qualquer outra coisa, para logo retomares a berraria. Ou quando choravas, corredor afora, ao nosso colo (pequenina, com semanas de vida) e aproveitavas para deitar o olho em teu redor ou quando estavas na sala e choravas enquanto olhavas fixamente a estante da sala como se lá estivesse um fantasma a olhar para ti! Riamos-nos e ironizávamos: «Ela está tão mal, tadinha... o que foi, é o fantasminha brincalhão que está olhar para ti, filhota? É?» ou «Que mal que ela está, deixa lá dar uma espreitadela á casa nova, enquanto choro como se o mundo fosse acabar e o meus pais me passeiam de um lado para o outro...!»



    Cuidar de um bebé, não é, ao contrário do que se pensa, um «assunto sério»! É um assunto para se levar com ligeireza, alegria, boa disposição. É um assunto para se encarar de espírito aberto, livre de "obrigações": não é obrigatório que um bebé esteja sempre a dormir, esteja sempre com apetite, esteja sempre calado, esteja sempre sossegado, esteja sempre convenientemente agasalhado ou fresco, esteja sempre de fralda limpa e seca, esteja sempre de roupa lavada e impecavelmente perfumada, esteja sempre tranquilo. Não poderia ser!

    A vida no útero materno é assim, a vida em si não. É tudo menos perfeita. Não podemos exigir perfeição do que é naturalmente imperfeito. Mas podemos tentar mostrar que a vida, apesar de imperfeita é para se viver com alegria. Chorar enquanto toda a gente chora conosco mostra-nos que não há alternativa senão fazer isso mesmo. Sorrir com ternura para alguém que chora é mostrar-lhe que no fim tudo ficará bem.



    Hoje continuas a choramingar quando entendes que deves. Ainda choras furiosa quando para ti se justifica, mas no fim tens sempre um sorriso quando sentes que tudo ficou bem outra vez.



    Ser pai ou mãe pela primeira vez é errar muitas vezes, é ter muitas dúvidas e incertezas, é estarmos constantemente de caneta vermelha e folha de teste na mão a avaliarmo-nos. Somos os nossos piores professores. Somos os mais injustos, os mais implacáveis, os mais exigentes. E afinal de contas, quem devia ter esse papel são vocês!

    No fim, os vossos sorrisos (mesmo aqueles durante o sono nas primeiras semanas de vida que sabemos não serem para nós) são a nota final que perdoa as faltas de atraso e de material, o não se saber assim tão bem a matéria e falhar os testes práticos, o escondermos dos nossos pais (os avós e tios e amigos experientes) que afinal isto não nos está a correr assim tão bem!



    Há sempre quem vá dizer que és bem disposta porque sais a mim. Não ligues. Aprendeste comigo e com o teu pai a ser bem disposta, porque isso se aprende, não duvides! "





    By Eligee








    Comentar


    • RE: Tertúlia das Cerejas

      EliGee (18-11-2009)Ai praline... essa intensidade no relacionamento entre os gémeos sempre achei fascinante...!







      Acho que os familiares de gémeos têm obrigação de perceber que isso é quase sempre a caraterística dominante nos gémeos. Deveriam compreender, não? Os teus pais nunca comentavam isso?


      sim, diziam q estavamos sempre no nosso mundo...



      Sabes com 4 anos ainda nao falavamos...ou melhor falavamos mas ninguem nos percebia, so nós. Quando a minha mae foi ao médico, disseram q era normal pq 1º estavamos a processar 2 linguas ao mesmo tempo

      2º pq era mt comum nos gémeos, que nós chegavamos uma para a outra e n precisavamos de ninguem. Q quando isso acontecesse iriamos começar a falar normalmente...

      tb disseram para terem cuidado com a "separação" pq a longo prazo teriamos de saber viver uma sem a outra, q os gemeos q sao mt unidos tinham depois dificuldade a lidar com os outros, formar familia, ect...sem ser com o outro por perto...



      Por acaso correu bem, qd vim estudar para coimbra custou estar sem ela mas sempre gerimos bem


      Comentar


      • RE: Tertúlia das Cerejas

        PRALINE -

        Ainda bem que explicaste essa do "adormeceu ao teu colo", já o estava a imaginar enroscadinho a chuchar no dedo, sentado ao teu colo.



        Agora fora de brincadeiras, quem está dentro de casa é que sabe, porque aos olhos dos de fora é tudo mto diferente. Tens que encontrar a tua felicidade e eu como sou uma defensora do movimento "a conversar é que a gente se entende" (ou não), ele até parece compreender e ouvir-te, e ser atencioso, tens que tentar arrancar-lhe as causas desse distanciamento e tentarem arranjar um ponto de equilibrio para os 2 se sentirem bem.



        Ao ouvir-te parece que estou a ver o filme lá de casa, só que ao contrário e os meus não estão a dormir antes das 23, 23h30. O pequeno acorda mta vez durante a noite, eu acordo 7h30 e se não durmo as minhas 8 h, no outro dia ando de rastos, portanto há noite o meu objectivo é deitar-me o mais cedo possivel, por isso oiço mtas vezes queixas, mas eu tb me queixo que me falta um pouco de carinhos e outras atenções, que não venham acompanhadas de 2ªs intenções. Por isso temos mtas vezes essas conversas, lá vamos arranjando maneiras de nos compreender mutuamente e equilibrando para os 2 lados. Não deixes é isso corroer-te por dentro. Fala.
        [hr]







        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a>Sócia n.º 86





        \"O Ontem é História, o Amanhã é Mistério, o Hoje é uma Dádiva, por isso é chamado de Presente\"

        Comentar


        • RE: Tertúlia das Cerejas

          Caalex (18-11-2009)Lanuga; conheço uma senhora que tem um filho e é casada (com quem eu até simpatizo) que as coisas passam-se do género que descreves: homens, algumas tentativas (ou tentativas p/ chamar atenção) de suicídio e que é seguida há anos em psiquiatria: há alturas em que anda relativamente bem e outras em que fica completamente descompensada.
          Para mim, acredito que todas as tentativas que ela já teve sempre foram chamadas de atenção (o mundo não gira À volta dela, porra!!)

          Desta vez a única diferença foi que ela levou sacos para fazerem peso (nem vos digo o que tinham os sacos que tenho vergonha)

          Ela tem o psiquiatra do centro de saúde que não conhece nada do histórico dela, revê os medicamentos e passa novas receitas e "vai lá para casa". O que acredito é que ela não tem um diagnóstico "definido" e a medicação correcta para esse hipotético diagnóstico.

          Comentar


          • RE: Tertúlia das Cerejas

            EliGee (18-11-2009)
            praline (18-11-2009)
            EliGee (18-11-2009)
            Caalex (18-11-2009)



            E agora, vejam lá o que encontrei, por acaso, no site PB:







            Quem se acusa?


            Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, Caalex dos Céus, mulher de Deus!!! O que tu foste descobrir... :blush:



            Acreditas que me ligaram a dizer que a minha cronica tinha sido premiada e que ia receber 50 euros em vales Persil........................................ até hoje! :laugh:



            Podias não andar a vasculhar estas coisas? :hehe: (sim, imagino que foi casual, estou no gozo! )




            era tua?



            tenho de voltar a ler...






            Não a que aparece logo. Mais abaixo há as restantes cronicas e o meu nome aparece lá! Se calhar não sabes que o meu nome é Eliana


            la vou eu tet ler pela 3ª vez...



            eu sabia q o teu nome é Eliana mas pensei: "bem se calhar é Anna Eliana" mas o palavreado nao me parecia teu...


            Comentar


            • RE: Tertúlia das Cerejas

              ELI.................lindoooooooooooooooooooooooo, cada palavrinha me lembrava o meu filhote adorei a rúbrica!

              Comentar


              • RE: Tertúlia das Cerejas

                EliGee (18-11-2009)Lany... tanta coisa reprimida. Tanta revolta. Tantas coisas más no teu passado.

                Não imaginas como me doem as tuas palavras. Doem sobretudo porque poderias ter crescido uma pessoa diferente: a relativizar a promiscuidade, com o instinto protector da maternidade meio baralhado, com raiva e rancor no coração, indiferente aos problemas dos outros... e não és nada disso. :crying:

                Cresceste lúcida. És uma mãe extremosa. Tens as prioridades bem definidas. Mostras-te compreensiva (se calhar até demais). Á única sequela parece ter sido essa vontade quase compulsiva de ser people pleaser...
                Sim, dou por mim a pensar que poderia ter crescido tão "descompensada" com ela. Assim como os meus irmãos. Mas eles tiveram uma grande vantagem que eu não tive: uma irmã mais velha que era mais mãe que outra coisa...

                Não acuso nada nem ninguém.

                Agradeço (nem sei bem a quem ou ao quê) o ter-me dado o discernimento e a sanidade mental para não ter "virado para outro lado".

                A sequela, essa... que pode ser justificada pela falta de afecto, pela necessidade de afecto... Quem sabe...

                Comentar


                • RE: Tertúlia das Cerejas

                  rubinha (18-11-2009)

                  Eli, adorei a tua crónica, muito bonita! Realmente, não saiu á mãe, aprendeu com os pais que um sorriso vai poder tornar tudo muito melhor. Tenho a certeza


                  Vou contar a razão de ser dessa cronica, posso?



                  O texto original está no meu blog e chama-se Message in a Bottle... O post no blog foi feito com a intenção de passar um recado a uma pessoa que na altura tinha um bébé pequeno e andava num stress pegado: a mama, o choro inconsolavel e uma impotencia e frustração muito grandes. Não raro chorava a par com a criança... como não era suposto saber directamente do assunto e como sabia que essa pessoa acompanhava assiduamente o blog, criei o post, para tentar chamar a razão... o medo de falhar pode nos bloquear. Neste assunto, como em muitos...



                  Daí até ao PB bem... num dia que, como a Caalex, andava a cuscar o site e lembrei-me de transcrever e mandar! eheheh!

                  Comentar


                  • RE: Tertúlia das Cerejas

                    Lanuga (18-11-2009)
                    EliGee (18-11-2009)Lany... tanta coisa reprimida. Tanta revolta. Tantas coisas más no teu passado.



                    Não imaginas como me doem as tuas palavras. Doem sobretudo porque poderias ter crescido uma pessoa diferente: a relativizar a promiscuidade, com o instinto protector da maternidade meio baralhado, com raiva e rancor no coração, indiferente aos problemas dos outros... e não és nada disso. :crying:



                    Cresceste lúcida. És uma mãe extremosa. Tens as prioridades bem definidas. Mostras-te compreensiva (se calhar até demais). Á única sequela parece ter sido essa vontade quase compulsiva de ser people pleaser...




                    Sim, dou por mim a pensar que poderia ter crescido tão "descompensada" com ela. Assim como os meus irmãos. Mas eles tiveram uma grande vantagem que eu não tive: uma irmã mais velha que era mais mãe que outra coisa...



                    Não acuso nada nem ninguém.



                    Agradeço (nem sei bem a quem ou ao quê) o ter-me dado o discernimento e a sanidade mental para não ter "virado para outro lado".



                    A sequela, essa... que pode ser justificada pela falta de afecto, pela necessidade de afecto... Quem sabe...


                    Por isso te dei os Parabéns à pouco!Pela optima pessoa em que te tornas-te!

                    Comentar


                    • RE: Tertúlia das Cerejas

                      MILITA (18-11-2009)Bom dia,

                      Ontem durante a tarde não consegui aceder mais, dava sempre erro, pelos vistos, fomos poucas as contempladas. E eu a querer dar apoio À Lanuga e o P.B. a boicotar. Desculpa. Nem sei o que diga, , porque é dificil exprimir o que sinto ao ler o que contas. è dificil para quem viveu uma infância com os pais, quem tem uma boa relação com eles e sabe que pode contar em tudo e que vimos sempre em 1º lugar, imaginar o que sentiria se tivesse vivido dessa forma que contas e agora tivesse que lidar com uma mãe assim, depois dela ter destruido ao longo da vida os laços que vos uniam. Não sei o que diga. Eu qdo era pequena lembro-me de rezar e pedir a Deus que nunca me levasse os meus pais, só qdo eu já tivesse a minha familia e eles já fossem velhinhos para não sofrer tanto, para não me fazerem tanta falta, mas hoje já tenho a minha familia e qdo começo a pensar na idade que eles têm, só penso na falta que me vão fazer e como irei conseguir viver sem eles (os meus já tÊm mais de 70 anos). Por isso podes ver que eu tenho essa convicçao de vida, que os pais zelaram por mim e se/quando precisarem vou eu tratar deles, porque foi assim que eles me ensinaram com as suas acções, mas nem todos são assim infelizmente, se não me tivessem transmitido isto como eu reagiria depois, não sei. Tens que procurar essa resposta dentro do teu coração, na tua cabeça, só assim podes fazer o melhor por ti tb. Fico muito orgulhosa de ti, do pouco que te conheço aqui e com mta esperança nas pessoas, porque apesar do que passaste e te transmitiram, és uma excelente mãe que aprendeu sozinha o que isso significa. Por isso tens todo o direito de deixar-te guiar por essa cabeça e por esse coração e de certeza que vais agir bem, seja o que decidires. A vida volta e meia põe-nos uns obstáculos no caminho, mas por mais dificil que pareçam de ultrapassar, acabamos por arranjar forças que desconhecemos para os contornar e ultrapassar.


                      Milita... adorei o teu comentário á Lany...

                      Comentar


                      • RE: Tertúlia das Cerejas

                        EliGee (18-11-2009)Ai praline... essa intensidade no relacionamento entre os gémeos sempre achei fascinante...!

                        Acho que os familiares de gémeos têm obrigação de perceber que isso é quase sempre a caraterística dominante nos gémeos. Deveriam compreender, não? Os teus pais nunca comentavam isso?
                        Fiquei sem saber o que dizer ali atras...

                        Aproveito o teu post... e acrescento... será que os pais se colocaram à parte?

                        Comentar


                        • RE: Tertúlia das Cerejas

                          rubinha (18-11-2009)

                          Eli, adorei a tua crónica, muito bonita! Realmente, não saiu á mãe, aprendeu com os pais que um sorriso vai poder tornar tudo muito melhor. Tenho a certeza
                          .



                          Finalmente li a cronica correcta e reconheci o "palavreado" :lol::lol::lol: e realmente é uma grande verdade...qd disseste q mesmo a mudar as fraldas, com ela a chorar sorrias sempre fizeste-me lembrar o q fazia com o M.

                          Ainda hoje qd ele chorra ou tentei fazer um birra respondo logo com o sorisso, faz milagres no noso caso


                          Comentar


                          • RE: Tertúlia das Cerejas

                            praline (18-11-2009)

                            nao fazemos é aquilo que queria :sneaky2:

                            a maioria das vezes eu estou a trabalhar pq só chego por volta das 21h, e na semana a seguir por voltas das meia-noite.

                            Mas nos dias q estou de folga ou estamos a ver a tv, ou ele vai deitar-se pq está com sono pq acorda as 6h00 da manha...ainda ontem foi a mesma coisa...como tinha inventário tinha de ir trabalhar as 5h00...sei q precisamos de um tempinho so para nos...Estavamos a ver a televisao e ele adormeceu no meu colo (a cabeça no meu colo claro)
                            Acredita, mas acredita mesmo, que sei aquilo porque estás a passar...

                            Não tenho conselhos para te dar, porque NUNCA resolvi esse meu problema...

                            Comentar


                            • RE: Tertúlia das Cerejas

                              Caalex (18-11-2009)Ups: é o meu link que foi mal colocado, ou são estes tipos do PB que não sabem criar endereços







                              experiêcia: 1,2,3







                              (o link não presta!!)











                              Editado: são eles que não sabem, não seja por isso !







                              "Sorri sempre, filhota!



                              As pessoas estão sempre a comentar que tu és muito risonha e muito bem disposta. Digo com orgulho que não nasceste sorridente, aprendeste a sorrir.







                              Li, algures, e já há algum tempo, que muito do que os bebés aprendem, fazem-no por imitação e desde o primeiro dia de vida. Nada me faz mais sentido. Nunca te mudei uma fralda em que não te sorrisse, mesmo quando choravas de goela aberta nas primeiras semanas. Há falta de outras formas de comunicar, houve sempre sorrisos para ti. Em muitos momentos de desespero em que berravas furiosa por razões que, ainda hoje, não estamos muito certos de entender, eu e o teu paizola rimo-nos para ti!



                              Achavámos piada ao facto de te calares subitamente pelo som da televisão ou de qualquer outra coisa, para logo retomares a berraria. Ou quando choravas, corredor afora, ao nosso colo (pequenina, com semanas de vida) e aproveitavas para deitar o olho em teu redor ou quando estavas na sala e choravas enquanto olhavas fixamente a estante da sala como se lá estivesse um fantasma a olhar para ti! Riamos-nos e ironizávamos: «Ela está tão mal, tadinha... o que foi, é o fantasminha brincalhão que está olhar para ti, filhota? É?» ou «Que mal que ela está, deixa lá dar uma espreitadela á casa nova, enquanto choro como se o mundo fosse acabar e o meus pais me passeiam de um lado para o outro...!»







                              Cuidar de um bebé, não é, ao contrário do que se pensa, um «assunto sério»! É um assunto para se levar com ligeireza, alegria, boa disposição. É um assunto para se encarar de espírito aberto, livre de "obrigações": não é obrigatório que um bebé esteja sempre a dormir, esteja sempre com apetite, esteja sempre calado, esteja sempre sossegado, esteja sempre convenientemente agasalhado ou fresco, esteja sempre de fralda limpa e seca, esteja sempre de roupa lavada e impecavelmente perfumada, esteja sempre tranquilo. Não poderia ser!



                              A vida no útero materno é assim, a vida em si não. É tudo menos perfeita. Não podemos exigir perfeição do que é naturalmente imperfeito. Mas podemos tentar mostrar que a vida, apesar de imperfeita é para se viver com alegria. Chorar enquanto toda a gente chora conosco mostra-nos que não há alternativa senão fazer isso mesmo. Sorrir com ternura para alguém que chora é mostrar-lhe que no fim tudo ficará bem.







                              Hoje continuas a choramingar quando entendes que deves. Ainda choras furiosa quando para ti se justifica, mas no fim tens sempre um sorriso quando sentes que tudo ficou bem outra vez.







                              Ser pai ou mãe pela primeira vez é errar muitas vezes, é ter muitas dúvidas e incertezas, é estarmos constantemente de caneta vermelha e folha de teste na mão a avaliarmo-nos. Somos os nossos piores professores. Somos os mais injustos, os mais implacáveis, os mais exigentes. E afinal de contas, quem devia ter esse papel são vocês!



                              No fim, os vossos sorrisos (mesmo aqueles durante o sono nas primeiras semanas de vida que sabemos não serem para nós) são a nota final que perdoa as faltas de atraso e de material, o não se saber assim tão bem a matéria e falhar os testes práticos, o escondermos dos nossos pais (os avós e tios e amigos experientes) que afinal isto não nos está a correr assim tão bem!







                              Há sempre quem vá dizer que és bem disposta porque sais a mim. Não ligues. Aprendeste comigo e com o teu pai a ser bem disposta, porque isso se aprende, não duvides! "











                              By Eligee


















                              :hands::hands::hands::hands::cheers2:


                              Comentar


                              • RE: Tertúlia das Cerejas

                                praline (18-11-2009)
                                EliGee (18-11-2009)Ai praline... essa intensidade no relacionamento entre os gémeos sempre achei fascinante...!

                                Acho que os familiares de gémeos têm obrigação de perceber que isso é quase sempre a caraterística dominante nos gémeos. Deveriam compreender, não? Os teus pais nunca comentavam isso?
                                sim, diziam q estavamos sempre no nosso mundo...

                                Sabes com 4 anos ainda nao falavamos...ou melhor falavamos mas ninguem nos percebia, so nós. Quando a minha mae foi ao médico, disseram q era normal pq 1º estavamos a processar 2 linguas ao mesmo tempo

                                2º pq era mt comum nos gémeos, que nós chegavamos uma para a outra e n precisavamos de ninguem. Q quando isso acontecesse iriamos começar a falar normalmente...

                                tb disseram para terem cuidado com a "separação" pq a longo prazo teriamos de saber viver uma sem a outra, q os gemeos q sao mt unidos tinham depois dificuldade a lidar com os outros, formar familia, ect...sem ser com o outro por perto...

                                Por acaso correu bem, qd vim estudar para coimbra custou estar sem ela mas sempre gerimos bem


                                Oh! Então a tua família só tem é de perceber que vocês são assim unidas e pronto!



                                Praline, o cansaço retira a magia de todas as relações... vivemos vidas agitadas e andamos constantemente pressionados... só o meu marido adormecer no meu colo já é ...ui, magia! Pior mesmo é ir me deitar e o desgraçado continuar na net... :evil:


                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X