Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

*****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

    margherita (06-06-2009)E agora "nós por cá"!

    Como já vos tinha dito, tenho andado muito ocupada que nem tempo tive de vos ler na semana passada. Até tive de trazer trabalho do emprego para fazer em casa e andei a fazer de costureira para a Mara desfilar no colégio no dia da criança. Mas este fim-de-semana já posso respirar de alívio: estou de férias! Eu e o papá resolvemos tirar a semana toda! Que bom, pois dentre outras coisas, já tinha saudades de postar por cá!

    E o motivo das férias é: introdução da colher e da sopa à Mara! Hoje foi o primeiro dia. Lá fiz a sopa de batata e cenoura na babycook. Foi uma maravilha - muito rápido e prático. Depois eu e o papá tentamos dar a sopinha à Mara ao colinho. Colocámos a câmara a filmar sozinha e partimos para a aventura! Resultado: acho que a Linda não gosta de sopa!!!!!!!! Eu provei e até estava docinha pois tive o cuidado de comprar umas cenouras muito docinhas... mas a Mara fez muitas caretas e fechou muitas vezes os olhinhos! Foi giro de ver, mas ao mesmo tempo preocupante! Volta e meia começava a refilar e fechava a boquinha. Mas adorou o biberon da água!!! Ela que tinha rejeitado vários biberons com o meu leite, agarrou-se bem ao da água. Só não sei se fizemos bem, mas para a Mara comer um pouco de sopa íamos alternando com a àgua (tentei a chucha mas ela não gosta de chuchas)... Bom, mas acho que a sopa estava consistente a mais e amanhã vamos tentar com ela menos espessa. Desejem-me sorte! Muitas vezes eles não gostam é da textura - não tem tanto a ver com o sabor - mas se eles gostam mais ou menos líquida. nada como ir experimentando. Boa sorte!

    Outra coisa: no final da saga da sopa, como a Mara estava muito irrequieta, ofereci-lhe a maminha... mas não sei se fiz bem pois dizem que se fizermos sempre isso, a probabilidade de aceitarem a sopa torna-se cada vez mais inferior porque aprendem que se não comem uma coisa damos-lhe outra... Sinceramente não acho que haja problema. Eu também faço isso (bem não imediatamente a seguir) pois como eles não comem tudo ficam, obviamente, com fome. Com calma lá chegaremos... são muitas alterações e temos de lhes dar tempo para se adaptarem a elas.

    Beijinhos e tudo a correr bem com todos!
    Votos de boas férias
    mariajoaom: orgulhosa mamã de dois

    Comentar


    • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

      margherita (06-06-2009)E agora "nós por cá"!







      Como já vos tinha dito, tenho andado muito ocupada que nem tempo tive de vos ler na semana passada. Até tive de trazer trabalho do emprego para fazer em casa e andei a fazer de costureira para a Mara desfilar no colégio no dia da criança. Mas este fim-de-semana já posso respirar de alívio: estou de férias! Eu e o papá resolvemos tirar a semana toda! Que bom, pois dentre outras coisas, já tinha saudades de postar por cá!







      E o motivo das férias é: introdução da colher e da sopa à Mara! Hoje foi o primeiro dia. Lá fiz a sopa de batata e cenoura na babycook. Foi uma maravilha - muito rápido e prático. Depois eu e o papá tentamos dar a sopinha à Mara ao colinho. Colocámos a câmara a filmar sozinha e partimos para a aventura! Resultado: acho que a Linda não gosta de sopa!!!!!!!! Eu provei e até estava docinha pois tive o cuidado de comprar umas cenouras muito docinhas... mas a Mara fez muitas caretas e fechou muitas vezes os olhinhos! Foi giro de ver, mas ao mesmo tempo preocupante! Volta e meia começava a refilar e fechava a boquinha. Mas adorou o biberon da água!!! Ela que tinha rejeitado vários biberons com o meu leite, agarrou-se bem ao da água. Só não sei se fizemos bem, mas para a Mara comer um pouco de sopa íamos alternando com a àgua (tentei a chucha mas ela não gosta de chuchas)... Bom, mas acho que a sopa estava consistente a mais e amanhã vamos tentar com ela menos espessa. Desejem-me sorte!







      Outra coisa: no final da saga da sopa, como a Mara estava muito irrequieta, ofereci-lhe a maminha... mas não sei se fiz bem pois dizem que se fizermos sempre isso, a probabilidade de aceitarem a sopa torna-se cada vez mais inferior porque aprendem que se não comem uma coisa damos-lhe outra...







      Beijinhos e tudo a correr bem com todos!


      Pela minha experiência é normal elas não aceitaram logo à primeira. A Beatriz após um mês ainda está a adaptar-se e há dias que ainda é um filme. Só abre a boca com gosto quando é para a fruta (principalmente se for pêra) mas mesmo assim parece que não sabe abrir muito bem, agora se for o leitinho, aí sim a boca fica bem aberta!

      Tenta substituir a batata por batata doce (conselho do pediatra), a Beatriz gostou mais.

      No que diz respeito à consistência também já percebi que a Beatriz gosta das coisas mais fluídas. Acho que fazes bem em tentar por a sopa mais líquida.

      A água eu só dou no fim da refeição e depois entre as refeições, é que se dou durante ela depois come menos pois fica cheia com a água.

      Boas Férias e muita paciência nesta nova fase!!

      Beijocas
      O nosso parto!Papá incluído

      O cantinho das mamãs dezembro 2008


      E a Primavera chegou e com ela tu minha flôr

      *** Coraçõezinhos de Fevereiro e Março de 2012 (e apressadinhos!) ***

      http://www.cemporcentomama.blogspot.com/

      Comentar


      • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

        margherita (06-06-2009)E agora "nós por cá"!



        Como já vos tinha dito, tenho andado muito ocupada que nem tempo tive de vos ler na semana passada. Até tive de trazer trabalho do emprego para fazer em casa e andei a fazer de costureira para a Mara desfilar no colégio no dia da criança. Mas este fim-de-semana já posso respirar de alívio: estou de férias! Eu e o papá resolvemos tirar a semana toda! Que bom, pois dentre outras coisas, já tinha saudades de postar por cá!



        E o motivo das férias é: introdução da colher e da sopa à Mara! Hoje foi o primeiro dia. Lá fiz a sopa de batata e cenoura na babycook. Foi uma maravilha - muito rápido e prático. Depois eu e o papá tentamos dar a sopinha à Mara ao colinho. Colocámos a câmara a filmar sozinha e partimos para a aventura! Resultado: acho que a Linda não gosta de sopa!!!!!!!! Eu provei e até estava docinha pois tive o cuidado de comprar umas cenouras muito docinhas... mas a Mara fez muitas caretas e fechou muitas vezes os olhinhos! Foi giro de ver, mas ao mesmo tempo preocupante! Volta e meia começava a refilar e fechava a boquinha. Mas adorou o biberon da água!!! Ela que tinha rejeitado vários biberons com o meu leite, agarrou-se bem ao da água. Só não sei se fizemos bem, mas para a Mara comer um pouco de sopa íamos alternando com a àgua (tentei a chucha mas ela não gosta de chuchas)... Bom, mas acho que a sopa estava consistente a mais e amanhã vamos tentar com ela menos espessa. Desejem-me sorte!



        Outra coisa: no final da saga da sopa, como a Mara estava muito irrequieta, ofereci-lhe a maminha... mas não sei se fiz bem pois dizem que se fizermos sempre isso, a probabilidade de aceitarem a sopa torna-se cada vez mais inferior porque aprendem que se não comem uma coisa damos-lhe outra...



        Beijinhos e tudo a correr bem com todos!


        OLá!

        Desculpa a confusão das bebidas! mas tenho o hábito de ler todos os posts e depois por vezes, volto a trás pa reponder!



        È normal eles não aceitarem a sopinha logo à primeira e acho que n fazes mal em dar a maminha pk ainda são pequeninos e nao percebem que se n comerem a sopa não comem mais nada. Eu pelo menos dou, talvez por isso com a Madalena tb tenha custado mais a introdução dos sólidos! O meu problema agora é que o guigo come a papa toda ao lanche, já a sopa come bem 7/8 colheres e depois desata num berreiro que até dá dó... penso que o problema foi termos começado ambos os sólidos no mesmo dia... eu acho que n percebei mal, pois a consulta é já amanhã e se fosse pa dar sopa durante uma semana o pedi nao me teria falado de papa ao lanche.. qt à água, é óptimo ela gostar, o problema é se a água começa a ocupar o lugar da sopa! Qt á consistência, eu tb pensava que o Rodrigo n ia à bola com a sopa por estar mais espessa mas ontem a papa ficou assim e ele comeu-a todinha!



        bjs


        Comentar


        • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

          carochinha81 (06-06-2009)
          Ritinha79 (05-06-2009)Boas!

          O guigo esta noite teve a temperatura mais alta que o habitual mas n chegou a ser febre... tinha 38,1º no rabinho, estava só a rabujar e qd lhe peguei até me assutei pk estava mesmo quente mas afinal era só a temp. um pouco mais alta, acabei por lhe meter um ben-hu-ron pois acho que ele devia estar com dores nos dentinhos, talvez daí a febre e tb pk sendo de madrugada tive medo de adormecer e n conseguir controlar a febre que poderia subir de repente! De manhã acordou bem disposto e muito fresquinho... Acabei por não ir ver a M. mas pedi à minha sogra para lá ir, é k só me despachei à hora do almoço! O Guigo está a papar cada vez melhor mas aos pouquinhos... desta vez tapei mesmo só o fundo prato para n deitar sopa fora (isto é acabo por ser eu a comê-la) e ele lá papou mas teve de terminar com maminha!



          Sarafofa, parabéns ao Afonso e as melhoras!!



          Patricia, que bom ver tantas respostas tuas!!! Que chato essas manchinhas, esperemos que n seja do glúten pk se for isso implica alergia a uma série de coisas... mas n te preocupes mt pk o Rodrigo tá com umas borbulhinhas, manchinhas vermelhas em volta da boca que penso que seja m do calor e da papa escorrer e eu ter de limpar constantemente... é que ele tem a pele muito branquinha e no resto do corpo n tem nada!

          mariajoaom, não deve ser fácil teres de te tratar dos dois, eu tb queixo pk o Ricardo agora anda com uns trabalhos à noite e tem chegado tardíssimo e eu tenho que ir opa frente com os dois, mas graças a Deus que de manhã n vou levá-la à escola.. mas o Afonso já tá na primária, né?!



          Vrute, que bom que correu td bem com o Tomás! Eu como estou em fase de transição ando sempre de maminhas cheias... pk ele come e depois mama!



          Carochinha, a Carlota papou bem a sopa? como está a correr? Não pede mama logo a seguir? Alguma mamã que tenha amamnetado até agora e esteja a ter dificulades na transição?



          Um aparte, ontem inseri mais fotos no nosso cantinho e deixei lá um rio de baba, é que há lá fotos absolutamente deliciosas!



          Ana Vieira, queria reponder ao teu post mas varreu-se-me..., portanto bjinho!





          E de mais n me lembro!

          bjinhos pa todas


          Olá!



          Eu continuo a amamentar: tiro leite com a bomba e a minha mãe depois dá-lhe no biberão.

          A introdução da sopa não está a ser muito fácil - mas temos de insistir (com o tempo a coisa vai) e a fruta é às mil maravilhas - hoje comeu uma pêra inteirinha!

          A minha mãe já arranjou uma técnica: uma colher de sopa, outra de fruta, uma de sopa outra de fruta ou então na mesma colher vai um bocadinho de sopa e de fruta, mas cada vez que é a colher da sopa aquilo é que ela fecha os olhos e arrepia-se toda, tadinha! Mas é por bem dela.

          Até agora tem ficado bem, não pede maminha após a sopa (ofereci-lhe maminha e ela nem chegou perto, quanto mais mamar).

          Tinhamos consulta hoje no pedi, mas alterou-se pra próxima 6ªf.

          Beijokas grandes e bom fim de semana!


          Obrigada por responderes! Pois é que o pedi ao telefone não me falou na fruta (estranho!)! Eu tentei essa técnica com a M. mas ela tb imbirrava com a fruta no início! A sorte é que ao fim de pouco tempo começou a comer tudo maravilhosamente! A nossa consulta é amanhã, graças a Deus! N vejo a hora de tirar tudo a limpo!



          bj


          Comentar


          • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

            Olá!







            Nós ontem tivemos um casamento e o Rodrigo portou-se muuuito bem! Mas estive o tempo todo torturada com o barulho infernal da música mas mesmo assim ele conseguiu dormir um bocadinho ao final da tarde e à noite tb, nem acordou qd chegámos a casa só enquento o vestia mas mamou e voltou a dormir! O saldo negativo foi que a tosse seca voltou, ele que já estava melhor... e mesmo assim tive muito cuidado pois tinha um fatinho esmo à verão e ainda consegui vestir-lhe um body de manga comprida e um casaquinho! Bem, como temos pedi amanhã vamos la ver se isto alivia de uma vez por todas!











            Parabéns aos bebés de hoje: Laura, David, Clara e Sanuel!







            bjs pa todos


            Comentar


            • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

              Olá!

              Não tenho vindo cá porque fomos de mini-férias (de 1 a 5/06). Foi óptimo. O Afonso portou-se muito bem.



              Amanhã começo a trabalhar. Só em pensar dá-me um arrepio no estômago. Aliás, já estou a ficar mal disposta.:-$



              Sarafofa1, como andas madrinha? E os teus meninos?



              FMD, como andas afilhada? E o teu bebé? como vão os preparativos para a festa (2 em 1)? :lol:



              LPereira, eu tomo a pílula Harmonet.



              Ritinha79, que curso estás a tirar? Relativamente à sericaia, por favor envia-me a receita normal, pois ainda não decidimos se compramos ou não a bimby.



              Taniass, o Afonso também fez a eco às ancas por ter nascido pélvico, mas fez por volta das 6 semanas. Estava tudo bem.


              Madrinha: Sarafofa1 - o Afonso nasceu no dia 05/01/2009

              Afilhada: FMD - o Rafael nasceu no dia 02/01/2009

              Comentar


              • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                Boa tarde



                PARABÉNS os mesariantes :balloons:



                Neste momento estou a dar o biberão ao Afonso para depois o colocar na caminha a dormir uma sesta, o pai vai ficar com ele enquanto eu vou fazer umas compras e passear um pouc o João, o tempo não está nada bom para sairmos os quatro...



                ailec: O regresso ao trabalho é um pouco complicada, mas com o tempo vamo-nos habituando, mas esta semana vai ser mais pekenita... Como se portou o teu menino com a papa?



                E relação ao bolsar kom o afonso só acontece ás vezes com o leite, mas com menos regularidade em relação aos meses anteriores



                Bjx e continuação de BOM DOMINGO

                Comentar


                • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                  Como amanhã regresso ao trabalho e o Afonso vai ficar em casa dos meus sogros resolvi fazer um plano/resumo da alimentação para o Afonso de forma a que a minha sogra se oriente e faça como eu e o pai queremos.



                  Assim sendo aqui vai o plano:



                  Alimentação no 1.º ano de vida do Afonso



                  A partir dos 6 meses



                  A sopa poderá ter:

                  •batata (ou batata doce)

                  •arroz

                  •cenoura

                  •abóbora

                  •alface

                  •feijão verde

                  •couve branca

                  •agrião

                  •brócolos

                  •couve-flor

                  •courgette

                  •alho francês

                  •xuxu



                  e carne (sem peles e gorduras):

                  ?frango

                  ?peru

                  ?borrego

                  ?cabrito

                  ?coelho



                  Adicionar cerca de uma colher de chá de azeite depois de tirar a sopa do lume (para que não ferva).



                  Fruta (deve ser madura):

                  ?maçã

                  ?pêra

                  ?banana





                  A partir dos 9/10 meses



                  Pode-se introduzir gema de ovo, iogurte natural.

                  Ao iogurte (pode-se juntar fruta fresca).



                  Na sopa poderá adicionar:

                  •espinafre

                  •nabo

                  •couve lombarda

                  •cebola

                  •tomate

                  •ervilhas

                  •beterraba

                  •beringela



                  e peixe (fresco ou congelado):

                  ?pescada

                  ?linguado

                  ?cação

                  ?peixe espada

                  ?carapau

                  ?dourada

                  ?tamboril

                  ?solha

                  ?maruca, etc.



                  Pode-se dar a carne e o peixe cortados em pequenos pedaços e acompanhados de arroz, batata cozida, puré de batata, massa, farinha de pau ou açorda.





                  Até aos 12 meses não dar:

                  ?sal

                  ?açúcar, mel

                  ?guloseimas (doces, chocolates, bolos)

                  ?condimentos

                  ?enchidos

                  ?mariscos

                  ?miolos, vísceras (fígado, moelas, …)

                  ?leguminosas (favas, feijão, grão-de-bico, lentilhas)

                  ?citrinos (laranja, limão, tangerina, clementina, toranja)

                  ?frutos vermelhos (morango, amora, framboesa)

                  ?leite de vaca

                  ?ovo inteiro

                  ?bebidas açucaradas, artificiais ou com gás

                  ?chá, café

                  ?sumo de laranja



                  Relativamente às diversas frutas a introduzir, estou à espera de mais indicações da pediatra.



                  O Afonso só tem consulta dia 25. Até lá (e até hoje) faz as seguintes refeições:

                  pequeno almoço: leite - 210 ml

                  almoço: sopa - 2 conchas

                  lanche: fruta - 2 pêras, ou 2 maçãs, ou 1 banana, ou 1 pêra e 1 maçã, ...

                  jantar: papa láctea "Nutribén" sem glúten - 210 ml

                  ceia: leite - 180 ml ou 210 ml


                  Madrinha: Sarafofa1 - o Afonso nasceu no dia 05/01/2009

                  Afilhada: FMD - o Rafael nasceu no dia 02/01/2009

                  Comentar


                  • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                    Olá, madrinha!



                    O Afonso comeu tudo. É demais.

                    Tu, tal como outras mamãs preocupam-se porque os filhos não comem. O Afonso é um comilão... só visto. E se demoramos a dar-lhe a refeição ele "arma um berreiro". Mas quem olha para ele não parece ser muito gordo, porque é maciço.



                    Por vezes penso que ele come mais do que devia, mas ele tem fome e chora mesmo com fome. #-o



                    Aqui vou eu dar-lhe a fruta (a correr)



                    Beijinhos.




                    Madrinha: Sarafofa1 - o Afonso nasceu no dia 05/01/2009

                    Afilhada: FMD - o Rafael nasceu no dia 02/01/2009

                    Comentar


                    • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                      ailec (07-06-2009)Olá!



                      Não tenho vindo cá porque fomos de mini-férias (de 1 a 5/06). Foi óptimo. O Afonso portou-se muito bem.







                      Amanhã começo a trabalhar. Só em pensar dá-me um arrepio no estômago. Aliás, já estou a ficar mal disposta.:-$







                      Sarafofa1, como andas madrinha? E os teus meninos?







                      FMD, como andas afilhada? E o teu bebé? como vão os preparativos para a festa (2 em 1)? :lol:







                      LPereira, eu tomo a pílula Harmonet.







                      Ritinha79, que curso estás a tirar? Relativamente à sericaia, por favor envia-me a receita normal, pois ainda não decidimos se compramos ou não a bimby.







                      Taniass, o Afonso também fez a eco às ancas por ter nascido pélvico, mas fez por volta das 6 semanas. Estava tudo bem.


                      Olá!



                      Eu sou licenciada em LLM - Estudos Portugueses mas decidi inscrever-me como aluna externa e estou a fazer uma cadeira de Espanhol!



                      bjs


                      Comentar


                      • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                        ailec (07-06-2009)Como amanhã regresso ao trabalho e o Afonso vai ficar em casa dos meus sogros resolvi fazer um plano/resumo da alimentação para o Afonso de forma a que a minha sogra se oriente e faça como eu e o pai queremos.







                        Assim sendo aqui vai o plano:






                        Adorei e já guardei! És mesmo organizada!! assim k puder envio-te a receita, ok? É k essan tenho em suporte informático!

                        bj




                        Comentar


                        • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                          NanaCaldeira (05-06-2009)Olá a todos!







                          Parabéns aos mesariantes deste dia!







                          Patims, ainda bem que compreendes a minha posição em relação ao choro do David... Às vezes até tenho receio que cresça ansioso e impaciente, por chorar desta forma.







                          Regressámos há pouco do pediatra e resumindo, o David está excelente. Pesa 9,200Kg (P90), mede 70,5cm (P90) e 46cm de Perímetro Cefálico (P95). Está enorme, mas todo muito equilibrado.



                          Vai passar a comer sopa e fruta ao almoço e ao jantar e papa ao lanche.



                          Tem ordem para roer côdeas de pão, bolacha Maria e bolachinhas para bebés.



                          De resto, nada de novo a crescentar. Lá teve de fazer a sua birrita, de tal modo que Dr. diz que ele tem mau feitio e que se agora é assim, quando for à consulta dos 18 meses, parte o consultório todo. LOL







                          É bom reler as mamãs que, por falta de tempo, têm andado desaparecidas.







                          Bjs






                          Mas que matulão que está o teu menino!!!! Vai ser mesmo grande

                          Ainda bem que está tudo bem com ele.



                          Beijinhos

                          Comentar


                          • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                            Obrigada pela força.



                            Beijos da afilhada, igualmente, desnaturada.


                            Comentar


                            • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                              blueeyes77 (07-06-2009)
                              margherita (06-06-2009)E agora "nós por cá"!















                              Como já vos tinha dito, tenho andado muito ocupada que nem tempo tive de vos ler na semana passada. Até tive de trazer trabalho do emprego para fazer em casa e andei a fazer de costureira para a Mara desfilar no colégio no dia da criança. Mas este fim-de-semana já posso respirar de alívio: estou de férias! Eu e o papá resolvemos tirar a semana toda! Que bom, pois dentre outras coisas, já tinha saudades de postar por cá!















                              E o motivo das férias é: introdução da colher e da sopa à Mara! Hoje foi o primeiro dia. Lá fiz a sopa de batata e cenoura na babycook. Foi uma maravilha - muito rápido e prático. Depois eu e o papá tentamos dar a sopinha à Mara ao colinho. Colocámos a câmara a filmar sozinha e partimos para a aventura! Resultado: acho que a Linda não gosta de sopa!!!!!!!! Eu provei e até estava docinha pois tive o cuidado de comprar umas cenouras muito docinhas... mas a Mara fez muitas caretas e fechou muitas vezes os olhinhos! Foi giro de ver, mas ao mesmo tempo preocupante! Volta e meia começava a refilar e fechava a boquinha. Mas adorou o biberon da água!!! Ela que tinha rejeitado vários biberons com o meu leite, agarrou-se bem ao da água. Só não sei se fizemos bem, mas para a Mara comer um pouco de sopa íamos alternando com a àgua (tentei a chucha mas ela não gosta de chuchas)... Bom, mas acho que a sopa estava consistente a mais e amanhã vamos tentar com ela menos espessa. Desejem-me sorte!















                              Outra coisa: no final da saga da sopa, como a Mara estava muito irrequieta, ofereci-lhe a maminha... mas não sei se fiz bem pois dizem que se fizermos sempre isso, a probabilidade de aceitarem a sopa torna-se cada vez mais inferior porque aprendem que se não comem uma coisa damos-lhe outra...















                              Beijinhos e tudo a correr bem com todos!






                              Pela minha experiência é normal elas não aceitaram logo à primeira. A Beatriz após um mês ainda está a adaptar-se e há dias que ainda é um filme. Só abre a boca com gosto quando é para a fruta (principalmente se for pêra) mas mesmo assim parece que não sabe abrir muito bem, agora se for o leitinho, aí sim a boca fica bem aberta!



                              Tenta substituir a batata por batata doce (conselho do pediatra), a Beatriz gostou mais.



                              No que diz respeito à consistência também já percebi que a Beatriz gosta das coisas mais fluídas. Acho que fazes bem em tentar por a sopa mais líquida.



                              A água eu só dou no fim da refeição e depois entre as refeições, é que se dou durante ela depois come menos pois fica cheia com a água.



                              Boas Férias e muita paciência nesta nova fase!!



                              Beijocas


                              Eu por acaso tive muita sorte com a Bea. Ela é de boa boca!!

                              Nas duas primeiras sopas tive que completar com a maminha mas depois começou a comer 160ml de sopa.

                              Ela só estranhava a primeira colher, depois foi sempre a abrir...até hoje!!

                              Ainda estou a encher a colher e já ela está de boca aberta e se for papa então começa logo a resmungar...eheheh

                              Tens de ter muita paciencia e ir experimentando várias texturas e sabores.

                              A Beatriz por exemplo prefera a sopa mais para o consisente e a papa também!!

                              A pera e a banana adora, já a maçã tem de ser alternada com a sopa ou juntamente com a sopa.

                              Boa sorte nas papinhas!!



                              Beijocas
                              A minha princesa nasceu no dia 04.Dez.08 às 19h10m com 3.095Kg e 47,1cm


                              Madrilhada: bcampanico - A Margarida nasceu no dia 11.Dez.08
                              Afilhada: margherita - A Mara nasceu no dia 11.Dez.08

                              O nosso blog: http://sonhosdalgodao.blogspot.com

                              Comentar


                              • RE: *****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

                                ailec (07-06-2009)Como amanhã regresso ao trabalho e o Afonso vai ficar em casa dos meus sogros resolvi fazer um plano/resumo da alimentação para o Afonso de forma a que a minha sogra se oriente e faça como eu e o pai queremos.







                                Assim sendo aqui vai o plano:







                                Alimentação no 1.º ano de vida do Afonso







                                A partir dos 6 meses







                                A sopa poderá ter:



                                •batata (ou batata doce)



                                •arroz



                                •cenoura



                                •abóbora



                                •alface



                                •feijão verde



                                •couve branca



                                •agrião



                                •brócolos



                                •couve-flor



                                •courgette



                                •alho francês



                                •xuxu







                                e carne (sem peles e gorduras):



                                ?frango



                                ?peru



                                ?borrego



                                ?cabrito



                                ?coelho







                                Adicionar cerca de uma colher de chá de azeite depois de tirar a sopa do lume (para que não ferva).







                                Fruta (deve ser madura):



                                ?maçã



                                ?pêra



                                ?banana











                                A partir dos 9/10 meses







                                Pode-se introduzir gema de ovo, iogurte natural.



                                Ao iogurte (pode-se juntar fruta fresca).







                                Na sopa poderá adicionar:



                                •espinafre



                                •nabo



                                •couve lombarda



                                •cebola



                                •tomate



                                •ervilhas



                                •beterraba



                                •beringela







                                e peixe (fresco ou congelado):



                                ?pescada



                                ?linguado



                                ?cação



                                ?peixe espada



                                ?carapau



                                ?dourada



                                ?tamboril



                                ?solha



                                ?maruca, etc.







                                Pode-se dar a carne e o peixe cortados em pequenos pedaços e acompanhados de arroz, batata cozida, puré de batata, massa, farinha de pau ou açorda.











                                Até aos 12 meses não dar:



                                ?sal



                                ?açúcar, mel



                                ?guloseimas (doces, chocolates, bolos)



                                ?condimentos



                                ?enchidos



                                ?mariscos



                                ?miolos, vísceras (fígado, moelas, …)



                                ?leguminosas (favas, feijão, grão-de-bico, lentilhas)



                                ?citrinos (laranja, limão, tangerina, clementina, toranja)



                                ?frutos vermelhos (morango, amora, framboesa)



                                ?leite de vaca



                                ?ovo inteiro



                                ?bebidas açucaradas, artificiais ou com gás



                                ?chá, café



                                ?sumo de laranja







                                Relativamente às diversas frutas a introduzir, estou à espera de mais indicações da pediatra.







                                O Afonso só tem consulta dia 25. Até lá (e até hoje) faz as seguintes refeições:



                                pequeno almoço: leite - 210 ml



                                almoço: sopa - 2 conchas



                                lanche: fruta - 2 pêras, ou 2 maçãs, ou 1 banana, ou 1 pêra e 1 maçã, ...



                                jantar: papa láctea "Nutribén" sem glúten - 210 ml



                                ceia: leite - 180 ml ou 210 ml


                                Que organização!! Já guardei para depois ajustar com o plano que a pedi da Bea me deu.

                                Por acaso a sopa sou eu que faço e levo de manhã para os meus padrinhos mas a fruta é ralada na horae também deixei uma listinha do que ela não pode mesmo comer e com os hoarários dela.

                                Bom regresso ao trabalho!!

                                Beijinhos
                                A minha princesa nasceu no dia 04.Dez.08 às 19h10m com 3.095Kg e 47,1cm


                                Madrilhada: bcampanico - A Margarida nasceu no dia 11.Dez.08
                                Afilhada: margherita - A Mara nasceu no dia 11.Dez.08

                                O nosso blog: http://sonhosdalgodao.blogspot.com

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X