Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Enfrentar o enjoo matinal e a fadiga

Collapse
X
Collapse

  • Enfrentar o enjoo matinal e a fadiga

    enjoo

    O enjoo matinal e a fadiga são dois sintomas que podem confirmar, logo nas primeiras semanas, uma gravidez. Trata-se, porém, de sintomas pouco agradáveis que a mulher dispensava de bom grado, pelo que a solução passa pela adopção de hábitos que atenuem os respectivos efeitos.


    Como aliviar o enjoo matinal

    Os enjoos matinais - designação incorrecta, pois podem ocorrer a qualquer hora do dia - são fonte de grandes problemas, pelo menos até à 12ª - 16ª semana de gravidez, altura em que tendem a desaparecer.

    Durante este período, é aconselhável comer muitas vezes, mas pouco de cada vez. O ideal é adoptar um regime de pequenas refeições ricas em hidratos de carbono complexos. Há alimentos específicos que ajudam a aliviar os sintomas de enjoo, por exemplo:
    • Biscoitos, bolachas (antes de se levantar da cama).
    • Pão (de preferência, integral).
    • Cereais.
    • Arroz.
    • Leguminosas.

    O que fazer para combater a fadiga

    A sensação de cansaço pode ser uma constante ao longo da gravidez, pelo que a mulher deve encontrar maneiras de superá-la. Um desses meios passa pela alimentação. A grávida deve incluir nas suas refeições diárias:
    • Alimentos à base de hidratos de carbono complexos – massa, batatas e arroz – que aumentam a resistência e exercem um efeito calmante sobre o cérebro.
    • Alimentos ricos em ferro – carne vermelha magra – para ajudar a evitar a anemia.
    • Alimentos ricos em zinco – marisco, gemas e lacticínios – necessário ao metabolismo energético.
    • Alimentos ricos em ácido fólico – legumes de folhas verde escura – para a formação dos glóbulos vermelhos.
    • Alimentos ricos em vitamina B12 – carne, peixe e ovos – para um sistema nervoso saudável e para evitar a anemia.

    Por outro lado, é conveniente a grávida evitar o consumo de estimulantes (café, chá e bebidas à base de cola) que podem aliviar a fadiga a curto prazo, mas que, em excesso, provocam uma sensação de cansaço.

    Background photo created by Dragana_Gordic - http://www.freepik.com
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X