Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Contradições da gravidez: euforia e desespero

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Contradições da gravidez: euforia e desespero

    A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria e tristeza, esperança e medo, descontracção e angústia.


    Sentimentos contraditórios

    São os sentimentos contraditórios que se vão alternando ao longo da gravidez que a tornam uma experiência única. Ontem estava eufórica com o seu estado de grávida, sentia-se bem consigo mesma e com tudo o que a rodeava, hoje está mal humorada e deprimida porque se sente feia e gorda!

    Acalme-se, nem todos os dias são maus e se lhe acontecer acordar com esse espírito muitas vezes, a única solução será reagir e procurar os aspectos positivos que a sua situação lhe pode proporcionar. Acredite que a gravidez é um estado de graça que não deve ser obscurecido com a vontade de ter outro aspecto ou de pesar menos.

    Comece por abandonar todas as ideias preconcebidas de como o seu corpo se vai modificando, durante a gravidez. Este é um processo sobre o qual tem um controlo muito limitado, por isso a forma de o encarar deve ser positiva, afinal de contas tudo o que se passa nestes nove meses é por uma boa razão.


    Benefícios da gravidez

    Está com uma barriga enorme? É normal no seu estado. Desde que esteja a seguir uma dieta saudável e a fazer exercício físico ganhará apenas o peso necessário e aconselhável, isto é, entre 12 e 14 kg. Procure concentrar-se no seu bem estar e no do bebé que carrega no ventre. Depois do parto terá tempo para recuperar a forma.

    Há coisas tão simples, mas nas quais nunca pensamos e que nos podem fazer mudar de humor de um momento para o outro. Por exemplo, sabia que:
    • Com as alterações hormonais provocadas pela gravidez, o seu cabelo fica, normalmente, mais volumoso (porque cai menos e cresce mais depressa durante este período), com um aspecto saudável e brilhante e com um toque sedoso?
    • A sua pele fica luminosa e suave e com um aspecto extremamente saudável?
    • Que os seus seios aumentam de volume o que a pode fazer sentir mais sexy e desejada pelo seu parceiro?
    • A maquilhagem durante a gravidez pode fazer maravilhas por si, basta experimentar. Se não gostar pode retirar.
    • Que o seu sorriso é mais aberto e jovial e os seus olhos brilham intensamente todas as vezes que se apercebe que olham para si?

    A verdade é que muitas mulheres, depois de engravidar descuram o seu aspecto. Talvez por pensarem que a mulher grávida deve estar num plano diferenciado, imune a todas as tendências de estilo e de moda e sem qualquer direito a sentir-se bonita ou vaidosa. Não deve ser assim.
    • É muito importante que tenha consciência de que está grávida e não gorda;
    • Pode e deve continuar a perfumar-se e se o perfume que usou durante toda a sua vida subitamente começa a provocar-lhe enjôos, experimente uma fragância mais suave e fresca;
    • Continue a usar a maquilhagem que sempre usou, se já não gosta da mesma, não há problema limpe a pele cuidadosamente e mude para outra.
    • Procure realçar no seu corpo as alterações que mais gostou, vestindo-se em conformidade;
    • Trate bem de si, mime-se, vá ao cabeleireiro, à manicure, pedicure, faça massagens, vá às compras, etc.;
    • Faça exercício físico. Para além de fazer bem ao seu bebé e com que se sinta melhor, tonifica-lhe os músculos, dá-lhe a resistência e a força que necessita para suportar o peso do bebé, Prepara-a para o esforço do parto e torna muito mais fácil recuperar a forma, depois deste;
    • Procure manter-se dentro do peso recomendado durante a gravidez.

    Verá que os resultados começam a surgir:
    • Sempre que se olhar ao espelho;
    • Toda a vez que o seu parceiro a olha de uma forma que a faz sentir nas nuvens;
    • Todas as vezes que a olharem com admiração na rua e lhe disserem que está linda;
    • Sempre que olhar para as fotografias que tirou enquanto estava grávida e;
    • Quando tiver um bebé lindo e saudável nos braços e pensar que valeu a pena esperar por ele!
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X