Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

*****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE:

    ainda do mesmo blog


    O sono do bebé

    Advice from Dr Sears on Pregnancy and Childbirth, Parenting and Behavior, Feeding and Eating, and Health Concerns, plus special features and video tips.


    Segundo William Sears, existem 5 princípios sobre o sono do bebé que deveremos considerar:



    1. Como é que os bebés adormecem: quantas vezes nós estamos a embalar ou a amamentar o nosso filho quando reparamos que as pálpebras dele começam a fechar-se, em sinal de sono? Quando a Joana era pequenina, ela adormecia muitas vezes aninhada no meu colo e, mal a deitava na alcofa, ela abria os olhos e despertava. Parece que adivinhava que iria sair do meu colo. Umas semanas mais tarde, estava eu a ler o livro do pediatra Mário Cordeiro (“O grande livro do bebé”), quando me deparo com um dado curioso: é natural que o bebé desperte se o deitarmos na sua caminha ou alcofa antes de passarem cerca de 20 minutos depois de adormecer. E porquê? Porque antes deste período, o bebé ainda está no chamado sono leve, em que qualquer movimento o desperta. Tentei este método com a Joana e resultou. Agora, viremo-nos para o ritual nocturno: neste caso, urge acrescentarmos mais 20 minutos aos 20 minutos iniciais. É quase uma hora mas o que sucede é que muitas vezes pensamos que o bebé já está a dormir, deitamo-lo e ele acorda. O que é que significa? Que temos que voltar ao ponto zero novamente. Por isso, para os bebés mais pequeninos, vale a pena experimentarmos este método.
    Paralelamente, há bebés que precisam dos pais para dormir, outros que são colocados na sua caminha ainda acordados e adormecem por si. Nenhum bebé é igual ao outro e o facto dele adormecer ou não sozinho ou de acordar mais ou menos vezes, depende do seu temperamento e dos seus ciclos de sono: de facto, os bebés mais sensíveis tendem a demorar mais tempo a adormecer, enquanto que os bebés mais calmos conciliam melhor o sono. Para além disso, há bebés que caem num sono profundo mais rapidamente do que outros, ultrapassando com relativa brevidade os 20 minutos de sono leve.
    E para os bebés que acordam várias vezes durante a noite? Vejamos os pontos seguintes;


    2. Os bebés têm ciclos de sono mais curtos do que um adulto e há bebés cujos ciclos de sono são interrompidos por despertares nocturnos. Façam a seguinte experiência: permaneçam junto à caminha do bebé enquanto ele dorme. Cerca de uma hora depois dele ter adormecido, ele começa a encolher-se, vira-se, as suas pálpebras mexem, esboça um sorriso, a respiração torna-se irregular, os seus músculos contraem-se. O bebé está a entrar na fase de sono leve. O tempo de transição entre o sono profundo e o sono leve é um período vulnerável durante o qual muitos bebés acordam se houver algum estímulo desconfortável ou irritante, como fome ou ruido. Se o bebé não acordar, ele permanecerá neste período de sono leve durante os próximos 10 minutos e retorna novamente ao sono profundo. Os ciclos de sono dos adultos (passagem de sono leve para profundo e depois de volta ao sono leve) duram em média 90 minutos. Os ciclos de sono dos bebés é mais curto, durando 50 a 60 minutos. Assim sendo, é natural que alguns bebés despertem algumas vezes durante a noite. Quando o bebé entra no ciclo de sono leve, o que poderemos fazer é colocar uma mão carinhosamente nas costas dele e cantar-lhe uma canção, baixinho, fazer-lhe festinhas na cabeça ou sussurrar um ligeiro “Shhh” (mas não perto do ouvido do bebé). Assim, será pouco provável o bebé acordar durante a transição de ciclos de sono. Alguns bebés "auto-suficientes" podem superar o período vulnerável sem despertarem completamente e se eles acordam, podem voltar ao sono profundo sozinhos. Outros bebés não. O mais importante é mantermos uma atitude calma, positiva, reconfortante para o bebé, mesmo que acordemos várias vezes durante a noite e mesmo que, no dia seguinte, tenhamos que ir trabalhar, como é aliás, a realidade mais comum entre nós, pais. Se acordarmos mal-dispostos, contrariados, acabamos por passar este estado de espírito para o bebé que, em vez de relaxar, vai ficar estimulado (pela negativa), demorando ainda mais tempo para adormecer;


    3. Acordar durante a noite traz benefícios à sobrevivência do bebé. Nos primeiros meses de vida, as necessidades do bebé estão no limite máximo, mas a sua habilidade em comunicá-las é mínima. Suponhamos que um bebé permanece profundamente adormecido durante a maior parte da noite. Algumas necessidades básicas não iriam ser satisfeitas. Os bebés de tenra idade têm estômagos diminutos e o leite materno é digerido muito rapidamente. Se o estímulo de fome do bebé não o acordasse facilmente, isso não seria bom para a sobrevivência dele. Se um nariz entupido e uma dificuldade respiratória, ou um ambiente frio o incomodassem e o estado de sono estivesse tão profundo que ele não pudesse comunicar tais necessidades, a sobrevivência dessa criança estaria em jogo...


    4. Acordar durante a noite tem os seus benefícios em termos de desenvolvimento. Pesquisadores do sono acreditam que os bebés dormem de forma mais "inteligente" do que os adultos. Eles teorizam que o sono leve ajuda o cérebro a desenvolver-se porque este não descansa durante o sono REM. De facto, o fluxo sanguíneo até o cérebro quase duplica durante o sono REM (este aumento de fluxo sanguíneo é particularmente evidente na área do cérebro que controla automaticamente a respiração). Durante o sono REM o corpo aumenta a sua produção de certas proteínas nervosas, os "tijolos" de construção do cérebro. Acredita-se que a aprendizagem também ocorra durante o estágio activo de sono. O cérebro pode usar esse momento para processar informações adquiridas enquanto desperto, armazenando o que é benéfico ao indivíduo e descartando o que não é. Alguns pesquisadores do sono acreditam que o sono REM age para auto-estimular o cérebro em desenvolvimento, facultando imagens benéficas que promovem o desenvolvimento mental. Durante o estágio de sono leve, os centros mais elevados do cérebro permanecem em funcionamento, mas durante o sono profundo esses centros “desligam-se” e o bebé é “mantido” através dos centros inferiores do seu cérebro. É possível que durante o estágio de crescimento rápido do cérebro (o cérebro dos bebés cresce até cerca de 70% do volume adulto durante os primeiros 2 anos), o cérebro precise de continuar a funcionar durante o sono para desenvolver-se. É interessante notar que os bebés prematuros passam ainda mais tempo do seu sono (aproximadamente 90%) em REM, talvez para acelerar o crescimento cerebral. Como podemos ver, o período da vida em que os bebés dormem mais e o seu cérebro se desenvolve mais rapidamente é também aquele em predomina o sono activo.


    5. À medida que crescem, os bebés atingem a maturidade do sono. “Tudo bem, mas quando é que o bebé vai dormir a noite toda?”, podemos perguntar-nos. Segundo o pediatra William Sears, a idade na qual os bebés se acomodam (isto é quando eles adormecem rapidamente e permanecem adormecidos), varia enormemente. Alguns adormecem facilmente, mas não permanecem adormecidos. Outros adormecem com dificuldade mas permanecem adormecidos. Outros bebés, pura e simplesmente, lutam vezes sem conta contra o sono, acabando por adormecer por exaustão. Nos primeiros 3 meses de vida, os bebés raramente dormem por mais que 4 horas seguidas sem precisarem de uma mamada por causa dos seus pequenos estômagos. Mesmo assim, eles dormem cerca de 14 a 18 horas por dia. Entre os 3 e os 6 meses de idade, a maioria dos bebés começa a acomodar-se. Eles estão acordados por períodos maiores durante o dia e alguns podem até dormir 5 horas seguidas durante a noite. Entre os 3 e os 6 meses, importa estarmos preparados para um ou dois despertares durante a noite. No entanto, vamos verificar que o período de sono profundo vai aumentar: os períodos vulneráveis para acordar durante a noite diminuem e os bebés são capazes de entrar num sono profundo mais rapidamente. A isto chamamos de maturidade do sono. Há uma variação entre os bebés sobre quando eles amadurecem para esses padrões de sono semelhantes ao dos adultos. Entretanto, apesar dos bebés atingirem essa maturidade do sono entre a segunda metade do primeiro ano de vida, muitos ainda acordam. Que causas poderão estar por detrás desses despertares? Estímulos dolorosos, como constipações e o nascimento dos primeiros dentes; saltos desenvolvimentais, como gatinhar e caminhar; ansiedade de separação e pesadelos ou um dia demasiadamente estimulante.
    Para os bebés mais crescidos, que não gostem de dormir no escuro, podemos usar uma luz de presença azul, que é a cor mais relaxante para eles, segundo a pediatra Márcia Hallinan, do Laboratório do Sono da Universidade Federal de São Paulo.

    Relembrando algumas estratégias desenvolvidas por Tracy Hogg, uma enfermeira pediátrica, cujo livro recomendo ("Secrets of th baby whisperer"), entre os 6 e os 9 meses de idade, quando o bebé acorda, podemos adoptar o método “Levantar/Deitar”. Isto é, quando o bebé desperta, nós vamos ao seu quarto. Normalmente, encontramo-lo de pé, agarrado às grades da caminha. O que fazemos é, sem tirar o bebé da cama, levantá-lo e voltar a deitá-lo. Ele pode protestar, chorar mas o facto de repetirmos esta acção as vezes que forem necessárias (sem levantar o bebé da cama, excepto, claro está, se ele tiver a fralda molhada), faculta ao bebé uma sensação de segurança e, ao mesmo tempo, de determinação por parte dos pais quanto à necessidade do bebé dormir. É importante não cedermos, apesar de nem sempre ser fácil. Sobretudo quando, no dia seguinte, temos que nos levantar cedo para irmos trabalhar. Mas posso garantir-vos, por experiência pessoal, que resulta. A Joana acorda, em média, duas vezes por noite.Habitualmente tem fome e o que eu faço e deitá-la novamente e dar-lhe um biberon. Ela adormece rapidamente. Nunca a levanto da cama, excepto quando tem a fralda molhada ou quando está com febre e preciso de lhe colocar um Ben-u-ron. Experimentem esta táctica com os vossos filhos, mais renitentes em adormecer novamente. Podem passar por uma semana menos fácil mas verão os frutos da vossa persistência.

    Comentar


    • RE:

      Onde andam as mamãs??
      Assim so pro ano (LOL) é q chegamos as 300paginas...
      .
      No dia 26 de Novembro de 2008 chegou o meu principe encantado


      E no dia 14 de Setembro de 2010 chegou o meu segundo principe encantado


      Madrinha: Cat&Vasco

      Comentar


      • RE:

        Inserido Inicialmente por Patrial
        Ontem acabei por ligar para a saude24 novamente, e fomos às urgências, porque a respiração dele já tava com piera e eu notava-o mais atrapalhado.
        Para resumir caso não tenham tempo ou paciência para ler o resto, tem uma bronquiolite.
        Então chegámos ao HGO por volta das 20h40, o suposto fax da saude 24 nem vê-lo, voltei a ligar e reenviaram. Só às 21h é que foi chamado para a triagem. Claro, e eu a pensar que ia ser rápido por causa do fax da saude 24, e a contradizer o meu marido que me dizia para irmos para a Cuf que ele tem seguro, bem arrependida estou, e enquanto me lembrar não volto a pôr os pés no HGO, já não gostava daquilo, mas agora então muito menos.
        Entretanto ele tinha mamado às 19h15, e eu avisei a enfermeira q ele mama de 2 em 2 horas por norma, portanto se fosse demorar a consulta para me deixar dar logo a maminha. Como ele estava a dormir, nem foi pesado, nem tiraram febre, nada, com a desculpa que ia ser já visto, porque era prioritário (pela idade e pela patologia). Sabem o que é prioritário no HGO? É esperar que a única médica jante, ponha a conversa em dia, ande no laréu, veja afinal outros meninos qd supostamente o gôdo seria o próximo (era o mais novinho que lá estava), não me deixarem dar mama ao menino com ele cheio de fome e ser atendido pela médica às 22h50!!! Sem comer!!!!! Um hospital amigo dos bebés.... A médica só o pesou porque eu insisti, dizendo que ele já não era pesado há mais de uma semana, aumentou portanto 90gr numa semana e ela só me repetia que o meu bebé é gordinho, está tudo bem, não faz mal ele estar sem comer (!?!?!!!?!?) Nem a febre lhe tirou... Bem, fizémos aerossois, dei de mamar já eram 23h30, foi novamente auscultado e a médica mandou fazer Rx. Bolas, Rx!?!? Ok, percebo que fosse para despistar peneumonia ou assim, mas se a suspeita de alguma coisa era grave o suficiente para Rx, como é que ha a desplicência de nem a febre lhe tirarem!?!? Nem soro, nem aspiração, nada!?!? claro que eu só qd cheguei a casa é que me pus a pensar nisto tudo, lá até pedia ao meu marido para não me falar mais nos perigos do Rx, já estava a ficar stressada, só queria levar o menino para casa e que ficasse bem.
        Felizmente o Rx deu negativo, viemos para casa já quase às 2h da manhã, novamente, um bebé com 2 meses e uma semana, super "prioritário", com indicação de fazer Ventilan de 8h/8h durante 5 dias.
        Mas digo-vos, não estou nada sossegada, nada mesmo, nada confiante, acho que foi tudo muito negligente, nem tirarem a febre ao miúdo?!? Eu posso não saber tirar a febre como deve de ser, penso que faz parte dos procedimentos básicos de enfermagem para se fazer um diagnóstico correcto! Nem soro lhe pôem no nariz? Até me deviam ensinar a colocar o soro para eu fazer em casa!!! Tou danada, de coração apertado. vou dar o dia de hoje a ver se melhora alguma coisa, senão, vou novamente às urgências, desta vez longe do HGO (merecia reclamação mas ontem não tinha cabeça), de preferência um particular, Luz, Lusíadas, ou a Cuf Descobertas.
        E não, não noto que ele esteja melhor de ontem para hoje, mas tb foi pouca terapêutica ainda.
        Obrigado a todas por me "ouvirem".
        Beijocas
        Tadinho do Gabi
        Tiveste mesmo mt azar com o atendimento no HGO...eu quando lá estive por acaso tive sorte...não estive lá mais de 1h e aquilo tava a rebentar pelas costuras e o teu caso era sem duvida mais grave...
        Vou ver se te apanho no msn para saber se o Gôdo está a melhorar...
        Beijinhos e as melhoras
        A minha princesa nasceu no dia 04.Dez.08 às 19h10m com 3.095Kg e 47,1cm


        Madrilhada: bcampanico - A Margarida nasceu no dia 11.Dez.08
        Afilhada: margherita - A Mara nasceu no dia 11.Dez.08

        O nosso blog: http://sonhosdalgodao.blogspot.com

        Comentar


        • RE:

          Patims - Obrigada pelos links... gostei mt
          A minha princesa nasceu no dia 04.Dez.08 às 19h10m com 3.095Kg e 47,1cm


          Madrilhada: bcampanico - A Margarida nasceu no dia 11.Dez.08
          Afilhada: margherita - A Mara nasceu no dia 11.Dez.08

          O nosso blog: http://sonhosdalgodao.blogspot.com

          Comentar


          • RE:

            Boa noite!

            Muito rapidamente:

            as melhoras pa todos os bebés doentes em especial para o Gabriel da Patrial... tiveste azar mas o pior é mesmo a bronquiolite que n é brincadeira... já consultaste o tópico da pediatria que fala sobre isso?
            O rodrigo ainda tá um bocadinho entupido mas nada que se compare com a outra vez!
            bjocas!

            amanhã conto o fim-de-semana


            Comentar


            • RE:

              Inserido Inicialmente por carochinha81
              Bom dia!

              Hoje estou um pouco em baixo... o bebé da minha prima, de apenas 5 meses, está internado no hospital. Os dentinhos já estão a nascer e está com duas otites! Fez análises e um rx. As análises detectaram um valor baixo e então ficou internado a soro e, mais tarde, serão repetidas as análises!

              Doía-me o coração de o ver ontem: só gemia e nem dava sorriso algum - quando me vê e eu falo com ele é só sorrisos, mas ontem não tava mesmo nada bem!

              Só peço a Deus que melhore depressa pra vir pro meu colinho, pra lhe dar muitos miminhos e ver o seu sorriso novamente!ray1:

              A minha prima estava muito em baixo ao ver os médicos e enfermeiras de roda do bebé a ligarem-lhe ao soro e a fazer os exames todos...

              Beijinhos grandes ao Gonçalo e volta depressa pra casa! :rose:
              As melhoras para o Gonçalo e que volte depressa para casa pró pé dos papás!!! :angelyel:

              Comentar


              • RE:

                Inserido Inicialmente por MissTia
                Olá mamãs...

                O Afonso contipou-se ontem (peguei-lhe eu) tadinho, não gosto nada de o ver assim... Até o chorar tá diferente por causa da ranhoca
                Ja o aspirei tantas vezes e sai sempre bastante... Esta noite dormiu das 00h até às 9h, nunca tinha dormido tanto. E durante a noite tive q o aspirar pois parecia-me q não respirava bem... Depois mamou as 9h e dormiu até quase as 14h...

                É normal ele andar mais sonolento? :? :?

                Beijinhos
                O Tomás tb anda constipado e noto que dorme muito mais e come muito menos De noite costuma sempre acordar de 3 em 3 horas pra comer e desde que está constipado é capaz de dormir das 22h às 4h da manhã...

                As melhoras para o Afonso
                Bjks

                Comentar


                • RE:

                  Inserido Inicialmente por Pinky_AR
                  A Maria faz hoje 3 mesinhos como o tempo passa...
                  Novidades da Maria... já pesa 6kg e 57cm...
                  Ai minhas queridas queria tanto ter um minuto de descanso... a Maria é um bebe tão dificil... passa o tempo a chorar... n dorme nada durante o dia e a noite acorda tantas vezes durante a noite... pareço um morto vivo... ando tão cansada :?

                  As melhoras aos bebecas q se encontram doentinhos... as melhoras para o gonçalo "da carochinha".
                  Peço desculpa mas n sou capaz de me actualizar pq teria que ler tudo practicamente desde a pagina 100 :-" que acho q foi onde fiquei... mas agora com o msn já se começa a escrever menos por aqui por isso pode ser q comece a conseguir acompanhar

                  beijocas
                  Parabéns à tua menina!! Já está uma senhorita
                  Imagino que não seja fácil... O Tomás tb acorda umas 3 vezes por noite e eu há dias que pareço uma zombie

                  Beijinhos para as duas

                  Comentar


                  • RE:

                    olá a todas,

                    como mais vale tarde do que nunca cá fica umas fotos do meu amor com a mama, não são muito recentes mas não tinha outras. aqui já tem 2 meses.
                    [img]
                    [/img]



                    o meu menino esta cada vez maior, já dá muita atenção a tudo e esta sempre a rir, as gargalhadas na hora do banho e de trocar a fralda são maus que muitas já dorme das 22.30 /23h as 10h (acordo as 6 para lhe dar maminha mas ele continua a dormir, come sem acordar)

                    o ambiente cá em casa esta fantástico, o namorido revelou-se um pai fenomenal sempre disposto a tratar do filho, agora um dia do fim se semana fica com ele para eu ir dar as minhas voltinhas descansada, a até vai tirar um mês de licença de paternidade, assim o filhote só vaio para a ama com 6 meses.

                    agora também esta na fase de por as mãos na boca, e há baba por todo o lado, enfim um festim.

                    um segredo:-$ o Tomás não gosta de colo, facto que tenho andado a tentar contrariar, afinal um bocadinho de colo não faz mal a ninguem, mas se o queremos ver feliz é colocalo na cama, ma espreguiçadeira ou no ginásio.

                    bem já estou a escrever muito...

                    Almoço
                    : sim por mim pode ser dia 12, não pode é ser muito tarde porque tenho pós -parto as 17 horas em setúbal.

                    as melhoras bara os bebes doentes, em especial para o gabi que é o que esta mais doentinho e para o primo da carochinas (vai tudo correr bem só temos que acreditar)

                    as melhoras para as mamas.

                    beijocas
                    Vera


                    Madrinha: MLC-É uma Sofia

                    Comentar


                    • RE:

                      Inserido Inicialmente por blueeyes77
                      Olá!
                      Só passei para deixar uma beijoca docinha aos bébés doentinhos e outra para os que fazem mesinhos!
                      Fomos hoje ao novo pediatra e adorei. ANAMEG obrigada (parece que nos cruzámos e tudo no consultório eh eh)
                      Explicou-me tudinho sobre a plagiocefalia (com o reposicionamento já está a melhorar IUPI! :d ), tirou-me as dúvidas todas em relação a tudo! Muito prestável, profissional e amoroso com a bebecas (ela foi só sorrisos para ele).
                      Então a minha senhora Princesa está com 5,090 Kg e 60 cm (é o que digo vai ser uma Top Model lol), está óptima e recomenda-se!

                      Beijocas para todas
                      Fico muito feliz por saber que está td a correr bem com a tua princesa

                      Será que me podes dar o contacto desse pediatra e me dizer onde fica?

                      Bjs

                      Comentar


                      • RE:

                        Inserido Inicialmente por blueeyes77
                        Inserido Inicialmente por MLC
                        Inserido Inicialmente por FMD
                        Inserido Inicialmente por MLC
                        Eu também não sei o que a Sofia vai oferecer ao papá! E tou super cansada já de tanto pensar nisso! Ja tinha pensado na t-shirt, mas eu não sei onde posso mandar fazer isso aqui na zona..tenho que indagar...

                        Quanto ah moldura dos pezinhos já ofereceram uma à Sofia mas ainda não fiz aquilo do pé... tenho q ver se faço senao qq dia o pe ja n cabe la´!! ehheheh

                        Quanto ao almoço ah varios restaurantes no parque das naçoes sme ser no vasco da gama... é uma questão de procurar.até pq de semana devem ter muito espaço e nao ser necessario marcações! talvez se o tempo tivesse bom, era bom almoçar talvez numa esplanada porque com carrinhos e afins...

                        Mas na verdade nao estou dentro dos preços...

                        beijokas
                        MLC, digo-te o mesmo que disse há pouco à blueeyes77... se quiseres manda pm, ok?.
                        Bjinhos
                        é pena!!!
                        Ja mandei fazer o tapete :S
                        OH !!! Também já fiz a encomenda!! É pena pois a minha irmã está cá e até tinha trazido a t-shirt!!
                        Obrigada na mesma e para a próxima já sei!!
                        Isso da t-shirt mandaste fazer pela net ou em alguma loja?
                        Tb tinha pensado em algo assim...

                        Comentar


                        • RE:

                          Inserido Inicialmente por carochinha81
                          Então meninas já decidiram uma nova data pro almoço?!

                          Sempre fica pra dia 12?!

                          À mesma hora e no mesmo local?!

                          Por mim pode ser!

                          Beijinhos.
                          Por mim também está super combinado
                          Relembrem-me é qual é o local e a hora...

                          Comentar


                          • RE:


                            Inserido Inicialmente por Patricia12
                            E aqui ficam duas fotos da minha pipoca com 3 mesinhos!!

                            [img][/img][img][/img]

                            Beijinhos
                            Ah que coisa mais linda!!!
                            ADOREI a saia dela Está tão fofa!!!!

                            Comentar


                            • RE:

                              Inserido Inicialmente por sarafofa1

                              Olá mamãs

                              Ontem de tarde fiquei sem net e vocês aproveitaram para dar ao dedo#-o #-o tanta página k deixei para trás

                              O Afonso ontem esteve muito rabugento, hoje de manhã não dormiu nada, mas agora já está a dormir desde as 13H30...

                              Na passada quinta feira, quando ele completou os 2 meses estive a tirar umas fotos, aqui ficam duas delas

                              Bjx


                              Que giro que está o Afonso
                              Pelos vistos é como o Tomás, tb gosta de tomar banhinho

                              Comentar


                              • RE:

                                Inserido Inicialmente por VRute
                                Inserido Inicialmente por Patricia12
                                E aqui ficam duas fotos da minha pipoca com 3 mesinhos!!

                                [img][/img][img][/img]

                                Beijinhos
                                Ah que coisa mais linda!!!
                                ADOREI a saia dela Está tão fofa!!!!
                                Obrigada
                                É realmente mt fofa...eheh
                                A minha princesa nasceu no dia 04.Dez.08 às 19h10m com 3.095Kg e 47,1cm


                                Madrilhada: bcampanico - A Margarida nasceu no dia 11.Dez.08
                                Afilhada: margherita - A Mara nasceu no dia 11.Dez.08

                                O nosso blog: http://sonhosdalgodao.blogspot.com

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X