Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Novembrinhos de 2010

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por lmngs Ver Mensagem
    E agora as novidades!

    (...)
    Restrições alimentares são apenas "as do bom senso para qualquer criança: poucos condimentos, poucas gorduras, evitar marisco, polvo e lulas".
    (...)
    Cá em casa somos muito pouco sensatos: A Marta já experimentou lulas. Estava a planear fazer uma lagosta este fds para ela...

    Parabéns pelas curvas ganhas!

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por lmngs Ver Mensagem
      E agora as novidades!
      Hoje fomos ao médico. A Lara recuperou as curvas dela todas!! Recuperou tudo o que tinha "perdido" quando esteve na creche, e já está novamente entre os percentis 50-75. Pesa 11150g e mede 80cm. Está óptima, só ainda não tem a moleirinha toda fechada, mas o pediatra diz que ainda não é preocupante, que varia de criança para criança, e algumas só fecham aos 2 anos. Restrições alimentares são apenas "as do bom senso para qualquer criança: poucos condimentos, poucas gorduras, evitar marisco, polvo e lulas".
      Quando à fala...a primeira pergunta que ele fez foi "mas ela percebe o que dizem?". Sim, ela percebe tudo!! Então não é preocupante (se não percebessem seria...), apenas não podemos facilitar-lhe a vida, ou seja. Quando estica a mão a pedir alguma coisa, não devemos dá-la logo; devemos esperar, dizer o nome do que quer e dar um tempinho, para ela ganhar vontade de o dizer. Disse que o facto de estar com os avós pode "ajudar" a que não fale tanto porque "normalmente os avós facilitam-lhes a vida". Também concordo, e claro que não é por mal. Disse que esse é um ponto que devo notar boa evolução com a ida para a creche no próximo mês. "um bébé que está na creche, entre os 18m e os 2 anos começa, por norma, a falar".
      Também falamos na volta à creche, e agora pareceu-me que defende que agora sim, já começa a ser benéfico. Já vai numa época completamente diferente, e dificilmente voltará a acontecer o que aconteceu antes.
      Sendo assim, as noticias são boas!
      Ah, um pormenor: perguntei se deveriamos por alguma coisa nas pisaduras nas pernas, ele disse que apenas gelo, mais nada.
      Boaaaaaaaaaa

      A Lara estä optima e logo logo vai "conseguir controlar as birras muito bem" ë a frase que usamos cä em casa, mais com a mais velha, mas começamos a "treinar" a Bruna
      Cada vez que a Sofia faz birra, digo que tem que controlar a birra e pergunto se quer ajuda, dar-lhe a mão, um abraço ou algo do género, depois de ela parar com a birra digo sempre um: muito bem, controlaste a birra mais depressa que antes! ou algo do género...
      Também comecei a usar a técnica do elogio com a Bruna, depois de passar a tempestade, digo sempre que foi linda e que controlou muito bem a birra ou o que quer que tenha sido...

      Beijinhos


      Comentar


      • Inserido Inicialmente por vgr Ver Mensagem
        Cá em casa somos muito pouco sensatos: A Marta já experimentou lulas. Estava a planear fazer uma lagosta este fds para ela...

        Parabéns pelas curvas ganhas!
        Lulas e polvo também já estão...

        Mariscos vou esperar mais uns meses porque acho mais perigoso


        Comentar


        • Inserido Inicialmente por lmngs Ver Mensagem
          É, tenho que voltar a ler... Eu vou lendo uma fase de cada vez (adiantada ), recordo-me da negatividade, mas não me recordo de falar em nos baterem como reacção. E essa parte é a que mais me preocupa e mais me chateia!

          Quanto à cama, a minha irmã também me disse para fazer isso, também o fez com a minha sobrinha já nesta idade (e os feitios são parecidos, apensar de que a minha parece um bocadinho "mais brava" e tem mão bem mais pesada!), também funcionava e não ganhou aversão à cama. A verdade é que a pus lá uma única vez e pouco tempo, dizendo-lhe vezes sem conta "estás de castigo, isso não se faz!", e agora quando faz uma dessas e lhe digo "vou-te pôr de castigo!" ela disfarça, muitas vezes até encosta a cara à minha a "dar beijinhos" (ela aida não dá mesmo) - é pouco impostora, é! Lol Confesso que tem a quem sair, sempre fiz isso à minha mãe! Começo a achar que funciona, mas vamos indo e vamos vendo.
          Ora bem, estás a ver, já percebe bem a ideia de castigo, isso ajuda-a ao mesmo tempo a lidar com a frustração. Espero mesmo que melhore e que esta fase passe logo
          Um aparte: com a Sofia durante imenso tempo também era só falar no castigo (que para ela que era bem-comportada era só sentar quietinha no sofá e ela n saia). Acho que às tantas ela já nem se lembrava de alguma vez ter estado de castigo, só que era mau e a evitar
          Agora tem castigos mais elaborados e de acordo com a infracção...


          Comentar


          • Inserido Inicialmente por vgr Ver Mensagem
            Cá em casa somos muito pouco sensatos: A Marta já experimentou lulas. Estava a planear fazer uma lagosta este fds para ela...

            Parabéns pelas curvas ganhas!
            ahahahahahha

            cá a algarvia andou a dar no caracol e os filhos não ficaram atrás

            Luisa: gostei muito de saber que a nossa Lara Reguila está a evoluir bem.
            Quanto à fala, não concordo muito com o pediatra: os meus dois rapazes, ambos criados com os avós (no caso do Gabi até aos 3), são completamente distintos na fala. O Gabi falava muito bem com a mesma idade que o Tiago tem agora. Mas o Tiago já executa pequenas tarefas muito melhor. Aprendeu com a Bruna a deitar a fralda no lixo

            Soni: adorei a expressão "controlar a birra". Acho que vou roubar

            Nós: temos um Tiago às pintinhas! Era de prever, precisamente 2 semanas depois do irmão. Nem o médico o quis ver Juntamos a isso dois dentes a romper (acho que são os caninos) e tenho um menino cheio de mimo.
            Felizmente não perdeu o apetite e descobrimos que ele é louco por nesperas. Ainda bem que temos uma árvore no quintal.

            Comentar


            • Olá a todas!
              Ando há imenso tempo para escrever mas isto tem andado complicado .

              lmngs Acho que já tiveste boa orientação. Eu espero que isso seja só uma fase como tantas que têm... Apesar de a Eva ainda não lhe ter dado para a agressão mas é muito agitada e, às vezes esperneia e refila bastante, as minhas costas estão solidárias com as tuas...

              alucas As melhoras rápidas para o Tiago.

              Tive um dia da mãe delicioso! Recebi um bloco para fixar no frigorífico, com um morango por cima, pintado com o dedo dela. Fez na creche e depois entregaram ao meu marido para me ser oferecido no dia da mãe. Perguntei-lhe:
              - Eva, o que é isto que estás a oferecer à mãe?
              - Um tomato!
              Pronto, também é vermelho com folhinhas verdes por cima . E a rapariga, não sendo apreciadora de morangos, lembra-se logo é que aquilo tem ar de tomate.
              Já anda a perder a mania de me tratar pelo nome (ainda bem!). E está a passar uma fase muito meiguinha. De vez em quando, no meio das correrias, vem dar um abracinho e diz "Tão bom!" porque é o que lhe costumo dizer a ela.
              Mas continua a mesma criança irrequieta de sempre, não consigo fazer quase nada em casa aqui com ela, ir com ela às compras é para esquecer... Até roupa para ela prefiro ir comprar enquanto a deixo na ama, correndo o risco de lá voltar para trocar. É menos stressante para ela e para mim. Senão começa a lutar com as fitas do carrinho e é um filme!

              Beijinhos a todas.
              . . . .

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por alucas Ver Mensagem
                ahahahahahha

                cá a algarvia andou a dar no caracol e os filhos não ficaram atrás

                Luisa: gostei muito de saber que a nossa Lara Reguila está a evoluir bem.
                Quanto à fala, não concordo muito com o pediatra: os meus dois rapazes, ambos criados com os avós (no caso do Gabi até aos 3), são completamente distintos na fala. O Gabi falava muito bem com a mesma idade que o Tiago tem agora. Mas o Tiago já executa pequenas tarefas muito melhor. Aprendeu com a Bruna a deitar a fralda no lixo

                Soni: adorei a expressão "controlar a birra". Acho que vou roubar

                Nós: temos um Tiago às pintinhas! Era de prever, precisamente 2 semanas depois do irmão. Nem o médico o quis ver Juntamos a isso dois dentes a romper (acho que são os caninos) e tenho um menino cheio de mimo.
                Felizmente não perdeu o apetite e descobrimos que ele é louco por nesperas. Ainda bem que temos uma árvore no quintal.
                As melhoras para o Tiago.
                Quanto ao pediatra, não me pareceu que o dissesse com censura, até porque, mais que ninguém, ele sempre defendeu que ela ficasse com os avós. Acho que o que ele quis dizer, juntamente com a parte de mesmo nós não lhe facilitarmos a vida, é que a Lara não tem muita vontade de falar (já dela) e que com estes "facilitismos" faz com que essa vontade seja cada vez menor. E convenhamos que os avós facilitam sempre mais... Ou seja, não os culpou, disse que provavelmente era um factor que não ajudava (diferente de "piorava"). Mesmo relativamente às birras disse o mesmo...e nessa parte sou mesmo obrigada a concordar: a menina tem tudo o que quer, basta um "ai". Já lhes disse k não pode ser assim, eles riem-se e dizem que não é, mas o meu pai, para se "defender", diz que os netos são para estragar, quem os educam são os pais! Lolol E depois, ao fim de semana, quando ela faz uma birra connosco e chora como uma doida eles dizem "nunca a vi assim, ela durante a semana nunca chora!". Ahahahahha POIS NÃO, TEM/FAZ TUDO O QUE QUER!!



                Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por lmngs Ver Mensagem
                  As melhoras para o Tiago.
                  Quanto ao pediatra, não me pareceu que o dissesse com censura, até porque, mais que ninguém, ele sempre defendeu que ela ficasse com os avós. Acho que o que ele quis dizer, juntamente com a parte de mesmo nós não lhe facilitarmos a vida, é que a Lara não tem muita vontade de falar (já dela) e que com estes "facilitismos" faz com que essa vontade seja cada vez menor. E convenhamos que os avós facilitam sempre mais... Ou seja, não os culpou, disse que provavelmente era um factor que não ajudava (diferente de "piorava"). Mesmo relativamente às birras disse o mesmo...e nessa parte sou mesmo obrigada a concordar: a menina tem tudo o que quer, basta um "ai". Já lhes disse k não pode ser assim, eles riem-se e dizem que não é, mas o meu pai, para se "defender", diz que os netos são para estragar, quem os educam são os pais! Lolol E depois, ao fim de semana, quando ela faz uma birra connosco e chora como uma doida eles dizem "nunca a vi assim, ela durante a semana nunca chora!". Ahahahahha POIS NÃO, TEM/FAZ TUDO O QUE QUER!!

                  Na parte das birras, subscrevo!
                  Agora já não me custa tanto, já ganhei calo, mas ficava muito magoada quando me diziam que eles só fazem fita comigo.

                  E há também os hábitos fantabulásticos: um paposeco sempre que vai ao supermercado, mesmo que não tenha pedido; uma passagem pelo corredor dos brinquedos, fruta ralada quando já sabem mastigar bem, bolachas de fantasia, dar comidinha à boca...... Enfim, uma grande irritação que é largamente compensada pelo carinho e cuidado com que os meus meninos têm sido tratados.

                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por Bug Ver Mensagem
                    Olá a todas!
                    Ando há imenso tempo para escrever mas isto tem andado complicado .

                    lmngs Acho que já tiveste boa orientação. Eu espero que isso seja só uma fase como tantas que têm... Apesar de a Eva ainda não lhe ter dado para a agressão mas é muito agitada e, às vezes esperneia e refila bastante, as minhas costas estão solidárias com as tuas...

                    alucas As melhoras rápidas para o Tiago.

                    Tive um dia da mãe delicioso! Recebi um bloco para fixar no frigorífico, com um morango por cima, pintado com o dedo dela. Fez na creche e depois entregaram ao meu marido para me ser oferecido no dia da mãe. Perguntei-lhe:
                    - Eva, o que é isto que estás a oferecer à mãe?
                    - Um tomato!
                    Pronto, também é vermelho com folhinhas verdes por cima . E a rapariga, não sendo apreciadora de morangos, lembra-se logo é que aquilo tem ar de tomate.
                    Já anda a perder a mania de me tratar pelo nome (ainda bem!). E está a passar uma fase muito meiguinha. De vez em quando, no meio das correrias, vem dar um abracinho e diz "Tão bom!" porque é o que lhe costumo dizer a ela.
                    Mas continua a mesma criança irrequieta de sempre, não consigo fazer quase nada em casa aqui com ela, ir com ela às compras é para esquecer... Até roupa para ela prefiro ir comprar enquanto a deixo na ama, correndo o risco de lá voltar para trocar. É menos stressante para ela e para mim. Senão começa a lutar com as fitas do carrinho e é um filme!

                    Beijinhos a todas.

                    Beijinhos!

                    Para a Dona Eva: http://youtu.be/ya8-ZKcOhiY

                    O Gabi com dois anos e picos aprendeu o nome da mãe e do pai e gostava de fazer variações: o pai era Daniel Margarido e a mãe era Daniela. Conseguem adivinhar os nossos nomes?
                    Acho que quase todos os piolhos passam por essa fase, porque durante todo o dia ouvem chamar pelas pessoas pelo nome próprio.

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por alucas Ver Mensagem
                      Enfim, uma grande irritação que é largamente compensada pelo carinho e cuidado com que os meus meninos têm sido tratados.
                      Concordo a 100%!



                      Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

                      Comentar


                      • Novidades:

                        postado em frente ao frigorifico: gugu, gugu (iogurte)
                        qué col - quero colo
                        leitinhe - leitinho
                        uau - água

                        já bebe a água sozinho pelo copo; só come a fruta se tiver garfo ou colher

                        Quanto às pintinhas, uma desgraça tem na planta dos pés, nos cantos do olhos e até na lingua fora as que estão espalhadas pelo resto do corpo. Curiosamente, tem muitas mais numa face que na outra.

                        Esta noite foi terrivel, o Senhor Tiago simplesmente não dormiu. Brincou, saltou, pulou, falou muito, conseguiu desapertar todas as molas do babygrow (fui obrigada a vestir-lhe um pijama do irmão, e conseguiu tirar os braços da camisola). Pelo menos estava bem disposto.
                        Como é óbvio, hoje estou com um humor de cão.

                        Comentar


                        • Ola ola

                          Alucas As melhoras para as pintas, apesar de sabermos der normal apanharem e de até ser um descxanso saber que não terão mais tarde, deve ser uma aflição vê-los assim... E votos de uma noite mais bem-dormida

                          Quanto às birras que só fazem com os pais, no tal livro do Brazelton, o senhor diz que o motivo será guardarem as emoções mais fortes para quem é mais importante para eles, ou seja os pais
                          Não evita que se ature a birra mas ajuda pensar que é esse o motivo

                          Hoje foi dia de consulta. No inicio, a Bruna estranhou porque como mudámos de casa não conhecia este centro de saúde e nem se quis sentar na balança para pesar, agarrou-se a mim a chorar e assim ficou. Adiámos a pesagem e medição para o final da consulta.
                          No gabinete, como havia muitos brinquedos, lá se ambientou e brincou o tempo todo, vindo-me mostrar os tesouros que ia descobrindo
                          Está óptima na parte motora e na linguagem está perfeitamente ajustada porque o exigido a uma criança de um ano é que diga 3 a 4 palavras e a uma de dois anos que diga umas 20 palavras e faça frases com duas palavras, tendo a Bruna quase um ano e meio, está bem assim.

                          No final lá se convenceu a sentar-se na balança mas mostrou-se muito ofendida quando teve que se deitar para medir pesou 11,9 kg e mediu 83 cm, uma texuga, portanto!

                          Agora a baba em relação a moi: segundo a senhora eu sou muito boa mãe, porque canalizei a atenção para ela sempre que ela solicitou e quando ela queria algo que não podia ter, eu explicava que não mas que poderia ter outra coisa, o que segundo os psicólogos é a atitude correcta a ter perante uma criança desta idade.

                          Houve tempo para tudo porque como foi a 1ª consulta dela neste centro de saúde, o tempo dedicado à consulta é uma hora mas não sei como ela percebeu tanto porque falo com a Bruna em português, embora tenha sabido bem ouvir

                          Beijinhos a todas que as arrumações esperam-me agora que as crianças estão na caminha


                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por alucas Ver Mensagem
                            Novidades:

                            postado em frente ao frigorifico: gugu, gugu (iogurte)
                            qué col - quero colo
                            leitinhe - leitinho
                            uau - água

                            já bebe a água sozinho pelo copo; só come a fruta se tiver garfo ou colher

                            Quanto às pintinhas, uma desgraça tem na planta dos pés, nos cantos do olhos e até na lingua fora as que estão espalhadas pelo resto do corpo. Curiosamente, tem muitas mais numa face que na outra.

                            Esta noite foi terrivel, o Senhor Tiago simplesmente não dormiu. Brincou, saltou, pulou, falou muito, conseguiu desapertar todas as molas do babygrow (fui obrigada a vestir-lhe um pijama do irmão, e conseguiu tirar os braços da camisola). Pelo menos estava bem disposto.
                            Como é óbvio, hoje estou com um humor de cão.
                            Tem todo o vocabulário que necessita para o seu dia-a-dia

                            Bebe sem tampa? E não vira imediatamente o copo? (se assim for: inbeeeeeeeeja...)


                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por Bug Ver Mensagem
                              Olá a todas!
                              Tive um dia da mãe delicioso! Recebi um bloco para fixar no frigorífico, com um morango por cima, pintado com o dedo dela. Fez na creche e depois entregaram ao meu marido para me ser oferecido no dia da mãe. Perguntei-lhe:
                              - Eva, o que é isto que estás a oferecer à mãe?
                              - Um tomato!
                              Pronto, também é vermelho com folhinhas verdes por cima . E a rapariga, não sendo apreciadora de morangos, lembra-se logo é que aquilo tem ar de tomate.
                              Já anda a perder a mania de me tratar pelo nome (ainda bem!). E está a passar uma fase muito meiguinha. De vez em quando, no meio das correrias, vem dar um abracinho e diz "Tão bom!" porque é o que lhe costumo dizer a ela.
                              Mas continua a mesma criança irrequieta de sempre, não consigo fazer quase nada em casa aqui com ela, ir com ela às compras é para esquecer... Até roupa para ela prefiro ir comprar enquanto a deixo na ama, correndo o risco de lá voltar para trocar. É menos stressante para ela e para mim. Senão começa a lutar com as fitas do carrinho e é um filme!

                              Beijinhos a todas.
                              Ainda bem que o dia foi fixe
                              Recorda-o para ganhares o ânimo de que necessitas

                              beijinho grande


                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por soni76 Ver Mensagem
                                Tem todo o vocabulário que necessita para o seu dia-a-dia

                                Bebe sem tampa? E não vira imediatamente o copo? (se assim for: inbeeeeeeeeja...)
                                ahahahah
                                eu só ponho um dedinho de água de cada vez e é um copo normal, dos nossos.

                                actualização: segundo a minha mãe, hoje já disse água, com todas as letras. Ainda não ouvi e desconfio um pouco das habilidades relatadas pelas avós, mas entretanto fico feliz.

                                Parabéns, mãe babada Uma Bruna 5 estrelas!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X