Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Exercícios físicos seguros para grávidas

Collapse
X
Collapse

  • Exercícios físicos seguros para grávidas

    A prática de exercício fisico durante a gravidez traz bastantes beneficios. Tem à sua disposição várias modalidades pelas quais pode optar, mas cuja prática deve ser sempre precedida por uma consulta ao seu médico.

    Natação

    Nadar é uma excelente forma das mulheres grávidas fazerem exercício fisico. Para além disso, melhora a circulação sanguínea, a resistência física, coloca menos pressão sobre as articulações, aumenta a força, tonifica os músculos e reforça a musculatura abdominal e dorsal. Tem ainda a vantagem de fazer com que a grávida se sinta menos pesada enquanto nada e de ser quase impossível magoar-se.

    Se já praticava natação antes de engravidar, então é muito provável que possa continuar a fazê-lo normalmente. Se não o fazia, pode, ainda assim, começar a nadar, desde que o faça tendo certos cuidados. Em ambas as situações deverá sempre, previamente, consultar o médico.

    Note-se que já existem em muitas piscinas aulas especiais para grávidas.

    Durante o primeiro trimeste de gestação, poderá nadar diariamente durante, pelo menos, 20 minutos. Se optar por nadar logo pela manhã, tal facto poderá neutralizar os enjoos matinais e dar-lhe energia para o resto do dia.

    Durante o segundo trimestre, apesar do aumento progressivo do seu peso, não será , em princípio, necessário diminuir o ritmo e/ou a frequência deste exercício, pois a água apoia as articulações, prevenindo lesões e impedindo-a de sobre-aquecer.

    No terceiro trimestre, muito provavelmente, poderá continuar com o seu esquema normal, se não sentir necessidade de o alterar. Nesta altura, já será recomendável, dado o aumento inevitável de peso, o uso de um fato de banho específico para grávidas, para que se sinta confortável enquanto faz exercício.

    Caminhar

    Este é considerado um dos melhores exercícios que qualquer grávida poderá praticar, pois mantém-na em forma sem prejudicar os joelhos ou os tornozelos. É a actividade mais fácil de iniciar para quem não se exercitava antes de engravidar e pode ser praticada de forma segura durante toda a gravidez.

    Durante o primeiro trimestre, não será necessário esforçar-se muito para além dos seus hábitos normais de marcha, mas é absolutamente necessário que esteja munida de calçado específico para que os seus pés tenham o apoio necessário. É porém aconselhável que não faça este tipo de exercício se o tempo estiver quente e húmido, uma vez que com este tempo está mais susceptível ao sobre-aquecimento.

    No segundo trimestre, já terá aumentado razoavelmente de peso, por isso é necessário dar atenção à postura corporal de forma a não fazer demasiado esforço com a coluna.

    No terceiro trimestre, poderá continuar a fazer este exercício enquanto o conseguir e se sentir confortável. É, contudo, de evitar trajectos difíceis que possam fazê-la perder o equilíbrio.

    Aeróbica de baixo impacto

    Os exercícios aeróbicos fortalecem o coração, os pulmões e ajudam a tonificação muscular. Se antes de engravidar já praticava esta modalidade, pode continuar a fazê-lo, desde que realize unicamente exercícios de baixo impacto. Dado o seu estado, será preferível escolher uma aula específica de aeróbica para grávidas, que existem em muitos ginásios.

    Durante o primeiro trimestre, aconselha-se que use roupas confortáveis e monitorize o ritmo cardíaco. No segundo trimestre, não se esqueça de beber bastante água antes, durante e depois do exercício, caso contrário corre o risco de ficar desidratada, o que poderá causar cãimbras e contracções prematuras, com risco de aborto espontâneo.

    No terceiro trimestre, o abdómen, provavelmente, impedi-la-á de praticar determinados movimentos. Se for demasiado desconfortável praticar alguns exercícios, será melhor não os fazer e, em vez deles, limitar-se a marchar no mesmo lugar. Assim manterá regular o seu ritmo cardíaco.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X