Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tertúlia das Cerejas

Collapse
X

• Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

• RE: Tertúlia das Cerejas

EliGee (18-12-2009)Bom dia Cerejal!

Ontem lá passei a tarde com o homem. Quando cheguei estava animadito, até fez piadola com o facto de ter sentido o sismo á 1 e tal da manhã e ter pensado «não me faltava mais nada, tremores de terra e eu sem poder fugir! Cai p'rái!»:w00t: mas que depois hesitou: ninguém se manifestou nos corredores, nem na rua, nem o colega de quarto... «boa, afinal é a minha carola que ainda tá meio apardalada!»:w00t: e só de manhã viu nas notícias que afinal tinha mesmo havido um sismo!

Depois da visita do médico, piorou. Ele estava com o joelho flectido (uma posição confortável que alivia ador) e o médico disse que não podia ter a perna assim, tinha de estar direita e fazer exercícios de contracção muscular e tentar levantar a perna... 5 minutos de pois foi vê-lo a ficar calado, pálido e de sorriso amarelo. Dores. Lá pedi á enfermeira analgesia mas... veio 1g de paracetamol... coitado: é o que tomo para as dores de cabeça!:w00t:

Mas em princípio tem alta hoje... graças a deus, que não me apetece andar no fim-de-semana a correr para o hospital...

Praline, tadinha da tua amiga. Vá, pensamento positivo. Vai correr tudo bem, concerteza. Fico a torcer por ela e pelo bébé!

a piadola do teu marido, fez-me lembrar o meu pai, quando foi o sismo de 98 aqui nos açores, nos perdemos as nossas casas, e uma semana depois o meu pai foi atropelado a partiu uma perna (ena que sorte) e como andavam sempre a fazer replicas, fugiamos e ele coitado por vezes era esquecido eheheh e dizia o mesmo!

espero que as dores acalmem.........e realmente em casa ele estara mais confortavel e vcs tambem!

Comentar

sunrise (18-12-2009)
      EliGee (18-12-2009)Sun, gostei muito da tua teoria sobre o choro dos bébés no tópico da faneka!!! Nunca tinha pensado nisso... que giro!

Bom dia a todas.

Sabes que eu quando tenho dúvidas sobre qualquer coisa em relaçção aos bebés penso sempre em como agiria se vivesse nas cavernas. E quando li aquele artigo pensei: afinal tem lógica pensar assim.

Tenho família em Moçambique e reparo sempre que as crianças de lá são mais relaxadas, calmas apesar de correrem e saltarem e subirem às árvores. Não admira que tenham tantos filhos. Os bebés nascem, e passam os dias "pendurados" na mama dentro do pano tradicional "kapolana". As mulheres lavam a roupa, cozinham etc com o bebé ali a dormir juntinho da mãe. Dormem quase todas com as mães e é engraçado que não amamentam de noite (nunca tive coragem). É tradição os homens mudarem de quarto nos primeiros 40 dias. Nem sequer questionam isso. É normal e a mulher têm menos essa "preocupação. Em resumo, a mulher tem tempo para as tarefas, os bebés mamam e dormem ao seu ritmo e é normal passar das costas da mãe para outros familiares enquanto a mãe toma banho etc. Acho giríssimo! os bebés quando começam a interessar-se pelo mundo "pedem" para sair de lá e andam por aí a explorar o mundo. Todos têm quintal e a s crianças só entram em casa para comer e tomar banho para dormir.

Tive cá uma prima de férias um mês com um menino de dois anos e ela dizia: nem sei como vocês conseguem criar aqui os filhos, Se eu vivesse cá só tinha um. Criar um filho aqui dá muito trabalho! Já escrevi muito mas adoro o tema.

Quanto ao maridinho, vem aí o tempo do frio e da chuva para estar a recuperar em frente a lareira. Por acaso quando vi o Pepe no telejornal lembrei-me do teu marido.

Caalex: toca a fazer filhos! A Europa precisa de gente nova....

Realmente essa tua prima tem muito, mas muita razao!e eu sou uma preveligiada, porque tenho um quintal, onde o tiago poderia explorar e brincar muito, no entanto cofesso que o deixo/incentivo ir para o quintal, ou andar de bicicleta no patio muito poucas vezes................eu fui uma criança que sempre brinquei com imensas meninas/os na rua........e tive uma infancia tao feliz..........mas o importante é tentarmos que os nosso sejam tao felizes quanto nos é possivel nos dias de hj!

Comentar

Xaninha18 (18-12-2009)

a piadola do teu marido, fez-me lembrar o meu pai, quando foi o sismo de 98 aqui nos açores, nos perdemos as nossas casas, e uma semana depois o meu pai foi atropelado a partiu uma perna (ena que sorte) e como andavam sempre a fazer replicas, fugiamos e ele coitado por vezes era esquecido eheheh e dizia o mesmo!

espero que as dores acalmem.........e realmente em casa ele estara mais confortavel e vcs tambem!

:roflmao:

coitado!!!

:hehe:

Obrigado Xaninha!!!

Aproveito para contar que o meu homem já teve alta e está a caminho de casa dos pais! (eu hoje tenho mesmo de acabar o que me falta para poder ficar em casa 2ª feira...)

Comentar

sunrise (18-12-2009)Caalex

Acho que o que facilita e muito a vida das mãe em meios como o que descrevi é .... a falta de informação!! por vezes a informação em excesso é prejudicial.

A mãe não questiona a qualidade do leite, se deve dar 20 minutos em cada mama ou até esvaziar, se deve dormir de costas, ou de barriga, se deve arrotar assim ou assado, se a tabela de precentil serve para alguma coisa a não ser para o médico. Dão mama porque é o natural e nem questionam os benefícios da amamentação. Nem perdem tempo a pensar nisso!

É muito stress para uma mulher só!!!

Claro que tive uma prima que não amamentou porque era RH - e mais alguns problemas e teve que dar biberão mas é o médico que avalia e se preocupa com isso.

Mas do que ouço e observo, o que facilita e muito a vida é a estrutura familiar.

Por exemplo: eu adoro os meus sobrinhos, mesmo! Mas não tenho aquele sentimento de obrigação como eles lá tem. Os filhos dos irmãos são como se fossem nossos. Não consigo explicar melhor.

Sei que a recém mamã está 40 dias de molho, tem avós e tias mais velhas que dão banho ao bebé, aconselham, acalmam o bebé, ensinam aqueles truques que passam de geração em geração (como talo de couve), as massagens na barriga etc.

Vão ao peso e ao pediatra mas seguem muito o instinto e o saber dos avós. E a criança é de todos, todos ajudam, todos cuidam.

A minha mão tem uma vizinha recém mamã e ouvia o bebé chorar tanto e os soluços da mãe por cima do choro. Foi lá bater a porta. A rapariga estava de pijama, desgrenhada, o bebé e amãe choravam compulsivamente. Ele só precisava de uma massagem na barriguita e a mãe só precisava de um banho. Não tem nenhuma família que a ajude (os avós ainda trabalham). Dez minutos no colo da minha mãe e o bebé calou e adormeceu. A mãe foi tomar o banho, o pequeno almoço e o ritual repetiu-se por mais alguns dias. Era só o que a mãe precisava para acalmar: alguém que olhasse pelo bebé por 20 minutos! Mas a o nosso modo de vida por vezes não se compadece com a nossa biologia.

minha santa mae, que me ajudou muito!

Comentar

EliGee (18-12-2009)
            Xaninha18 (18-12-2009)

coitado!!!

Obrigado Xaninha!!!

Aproveito para contar que o meu homem já teve alta e está a caminho de casa dos pais! (eu hoje tenho mesmo de acabar o que me falta para poder ficar em casa 2ª feira...)

Ai Xaninha! Coitado do homem! lol

Eligee, Se está com a mamã está bem entregue Ainda bem que já saiu. O Hospital aibda deprime mais as pessoas.

[hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

Comentar

EliGee (18-12-2009)
              Xaninha18 (18-12-2009)

coitado!!!

Obrigado Xaninha!!!

vai la entao e aproveita bem o fim de semana!

Comentar

sunrise (18-12-2009)

Brincar com lama é bom porque sim! Sei lá se desenvolve as sensações, o tacto ou qualquer outra coisa. Apanhar flores e subir às árvores é bom. Correr à parva saltar e brincar sem nenhum "jogo" pré-definido com o objectivo de desenvolver esta ou aquela competência é tão bom!

TODAS as brincadeiras têm um lado lúdico e um lado pedagógico... todas as brincadeiras desenvolvem qualquer competência independentemente de conhecermos quais os aspectos que estimulam concretamente.

Simplesmente fizeram-se estudos sobre brincar, sobre brinqudos, sobre actividades. Começaram por ser auxiliares á psicologia infantil para desenvolvimento de competências em crianças pouco estimuladas ou com atrasos de desenvolvimento em determinadas áreas ou no melhoramento de determinadas capacidades intelectuais. As empresas aproveitaram-nos para criar uma industria do brinquedo e da criança... lamentável em muitos casos...

... chupam-nos o dinheiro em brinquedos carissimos que cedo percebi não têm o encanto de um balde cheio de terra ou de um garrafão de plástico vazio para arrastar pela casa!!!

Comentar

Faz-me muita confusão ver recem mamas que nao aceitam nem sequer ouvir a opiniao das avos ou bisavos, que teem imensa experiencia nem que seja por terem criado imensos filhos................nem sequer as dao hipoteses de falar, ate porque o que lhes interessa é apenas o que o pediatra aconselhou!lembro-me que o tiago era muito pequenino (dias) e tinha muita dificuldade em pegar na chucha, esta a minha avo (a que esta internada no hospital) que criou 9 fihos e mais tantos netos, estava ela com o tiago ao colo, e diz-me.: ó xana, esse menino tem um freio da linguinha muito preso! eu: ó vó por favor nao comeces com as tua teorias........... ficou-se por ali, à noite confesso que comecei a pensar bem no assunto e fiquei preocupada e ate com pena de lhe ter respondido assim.....procurei um medico que à primeira me disse que nao, voltei a insistir, e de facto estava preso e bem preso, quase na totalidade!o certo é que me aconselhou uma pequena cirurgia, a partir daí sempre lhe mostrava o tiago (com intençao de ela dar mesmo as suas opinioes) assim que ela o via, ou pela cor, ou pela maneira de comer, sabia sempre se ele estava ou nao com falta de apetite, e acertava sempre, o que deveria fazer, sopas mais saudaveis, e dava os seus conselhos..........se eu seguia tudo?nao, nem sempre...confesso, mas que ela ficava bem mais feliz, por os dar, sim ficava!e eu tb, que aprendia!

mas existe muita gente, muita mesma, que nao é capaz sequer de ouvir, e isso é tao triste!parece que criamos os filhos segundo padroes institucionalizados, medicados e regrados!é o nosso mundo!

Comentar

EliGee (18-12-2009)
                    sunrise (18-12-2009)

Brincar com lama é bom porque sim! Sei lá se desenvolve as sensações, o tacto ou qualquer outra coisa. Apanhar flores e subir às árvores é bom. Correr à parva saltar e brincar sem nenhum "jogo" pré-definido com o objectivo de desenvolver esta ou aquela competência é tão bom!

TODAS as brincadeiras têm um lado lúdico e um lado pedagógico... todas as brincadeiras desenvolvem qualquer competência independentemente de conhecermos quais os aspectos que estimulam concretamente.

Simplesmente fizeram-se estudos sobre brincar, sobre brinqudos, sobre actividades. Começaram por ser auxiliares á psicologia infantil para desenvolvimento de competências em crianças pouco estimuladas ou com atrasos de desenvolvimento em determinadas áreas ou no melhoramento de determinadas capacidades intelectuais. As empresas aproveitaram-nos para criar uma industria do brinquedo e da criança... lamentável em muitos casos...

... chupam-nos o dinheiro em brinquedos carissimos que cedo percebi não têm o encanto de um balde cheio de terra ou de um garrafão de plástico vazio para arrastar pela casa!!!

tal e qual.....................eu nao me considero tao pouco inteligente e os meus brinquedos preferidos, eram a rua, a terra, o brincar ás casinhas, às comidinhas etc........................noto também isso no tiago, ele entretem-se muito também, com os brinquedos improvisados!mas confesso que o quarto esta cheio de jogos didacticos e legos, e sei la mais que milhares!(e brincamos com muitos deles tb :w00t

Comentar

EliGee (18-12-2009)
                      sunrise (18-12-2009)

Haja alguém que concorde comigo!

Não gosto de ver uma mãe a brincar com um filho e ouvi-la dizer: não é assim, filho! É assim! Mas é preciso aprender a brincar? Se criança quer usar copos de encaixar para fazer uma construção é deixar .... ou ela consegue ou perceb que nãó dá.
                      [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

Comentar

Xaninha18 (18-12-2009) a partir daí sempre lhe mostrava o tiago (com intençao de ela dar mesmo as suas opinioes!

É como a minha mãe. Só de os ver sabe logo se tem cólicas, se está a "chocar" alguma, se tem fome etc. Afinal foram muitos filhos e netos que ela criou.

Comentar

Bom dia.

Adorei ler-te Sun (conta mais, conta mais :banana: ).

A história da vizinha da tua mãe, vem comprovar o que dizem os entendidos, sobre a nossa ansiedade, cansaço e inseguranças passarem para os bebés e assim refletirem-se neles, não é? Mas lá sabem isso, sem pesquisas na net ou gastarem €€€ em livros pedagógicos.

Quando a minha filha nasceu tb me senti um pouco perdida no meio de tanta teoria, compilada em 9 meses: 1º filho, nunca tinhamos tido contacto directo ou tratado ou pegado em nenhum recem nascido ou bebé, estava longe dos meus pais, numa cultura diferente, tb tive que aprender sozinha, no dia a dia.

MAs acho que estes cuidados todos, todas os limites que impomos não são só fruto da nossa geração, mas sim da sociedade, dou um exemplo: a minha mãe - ela é mais antiga, no tempo dela não havia este execesso de informação que há, não haviam estas mariquices todas, mas hoje qdo eu tento dar um pouco mais de "redea solta", ela é a 1ª a meter entraves, a minha mais velha quer ir para escola com as colegas "Cuidado, não pode ir sozinha para a escola, eu ou o teu pai vamos levá-la", mesmo se vai ali a uma loja ao virar da esquina fica logo de coração nas mãos, não se pode afastar 2 m de nós na rua que fica logo de cabeça no ar, o mais pequeno não pode ir brincar para oquintal porque "está mto calor" ou "está mto frio" ou "suja-se todo", ou "leva tudo à boca", "mexe nos cas", etc etc :w00t: Eu acho que é bem pior que eu ou que o pai e ela andava descalça, não ía oa médico, etc etc, qdo era pequena.

Xaninha - Sofreram mto com o Sismo, vocÊs? Ficaram sem a casa??:w00t: Tenho tanto medo destas catastrofes, que não podemos prever. Deve ser horrivel.

Eligee - Agora é que vai ser tratar do maridinho. :hehe: Não será melhor deixá-lo em casa dos pais até melhorar???

Vais ficar em casa até ao Natal?

[hr]

http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a>Sócia n.º 86

\"O Ontem é História, o Amanhã é Mistério, o Hoje é uma Dádiva, por isso é chamado de Presente\"

Comentar

Bem, eu não gosto de muitas teorias ou conselhos sobre as minhas filhas, quer venham de médicos ou familiares.

O pediatra, é o ideal para mim - não seria para muitas de vocês - centra-se no aspecto médico e deixa o de socialização para os pais. Na altura na introdução dos sólidos apenas me deu um livro com orientações gerais, eu estabeleci o resto.

A família pode opiniar apenas com bom senso e medida. Nunca fui muito de procurar conselhos de familiares mais velhos, porque por muitos filhos que tenham criados não criaram os meus. As minhas filhas são seres únicos, o que funciona com uns bebés não funciona com outros.

Nos 1ºs tempos de vida das meninas nunca dei muita atenção ao que 3ºs diziam (tb. no meu caso era fácil, estavam todos longe), era a altura ideal para eu e as minhas filhas nos conhecermos e quanto menos ruído, melhor.

Das vezes que fui a Portugal, abstraí-me de tudo o que diziam: tem sono; tem fome; tem cólicas; ai que chora tanto, não será melhor ir com ela ao médico?; vira-a de barriga para baixo...

As pessoas que realmente se interessam, mantêm-se atentas, sabem esperar que eu lhes peça conselhos/opiniões, ou então se acharem que devem opinar fazem-no de forma acertiva.

Comentar

Xaninha, a tua avó é mesmo um espectaculo não é??? Quando falas dela eu fico sempre maravilhada! Convivi pouco ou nada com os meus avós paternos, maternos nem conheci... adoro a mística de uma avó cheia de experiência e bom-senso...

e tens muita sorte porque o Tiago pode crescer num meio menos urbano, com mais liberdade! Sempre disse áquela minha amiga de S. Miguel que adoraria criar os meus filhos nos Açores! (embora não acredito que alguma vez venha a surgir oportunidade)

Milita, antes de mais... oh, não, tadinho do homem: é um bocado irritante ás vezes mas agora a sério que só me tem apetecido enchê-lo de mimo!!! (a pá na testa vai tardar mas não faltar, amigas... me aguardem!!! )

e concordo com o que dizes, eu também acho que se sobrevaloriza o pediatra. Mas Caalex, atenção: problemas de saúde também acho que é com o pediatra SEMPRE!!! Mesmo a introdução dos alimentos procurei respeitar, principalmente nos 1ºs meses... mas não fui sempre rigorosa e não acho que tivesse de ser. A F. nunca manifestou tendência alguma para alergias e nem eu nem o pai temos historial médico nesse sentido. Não ía adiar por 1 ou 2 meses a introdução do morango, por exemplo, se é uma fruta de época e se ela me estava a manifestar vontade de provar! Nenhum pediatra manda no que dou de comer á minha filha, a menos que existam previamente restrições por razão de problema de saúde manifestado e a ser devidamente acompanhado. De resto concordo contigo, Caalex, o pediatra deve abster-se de falar (sem ser solicitado) sobre questões que ultrapassam o domínio da saúde.

Mas... na essencia estou com a Milita: não vejo mal algum em considerar e permitir opiniões de familiares próximos (solicitadas ou não)... conheço uma criança que fez agora 20 meses. Ainda não mastiga nada (a não ser migalhinhas de pão e bolachas que deixa desfazer na boca a maioria das vezes...) e por mais que a família tente alertar os pais para o quanto isso pode comprometer os habitos alimentares num futuro proximo... eles não escutam ninguém. E o pediatra prefere (e bem, se calhar) deixar isso ao critério deles, pais. Até o rompimento dos dentes tem estado comprometido com essa atitude... o pediatra deixa andar. Porque é pediatra e não familiar? Porque não é um domínio dele, enquanto pediatra? Não sei.

Comentar

sunrise (18-12-2009)

Haja alguém que concorde comigo!

Não gosto de ver uma mãe a brincar com um filho e ouvi-la dizer: não é assim, filho! É assim! Mas é preciso aprender a brincar? Se criança quer usar copos de encaixar para fazer uma construção é deixar .... ou ela consegue ou perceb que nãó dá.

Oh Sun, só poderia concordar!!!

E tens toda a razão e corrijo muitas vezes o marido nisso, assim discretamente: «e a imaginação dela, não conta?».

A criatividade depende mais da imaginação que da capacidade de entender e cumprir esquemas pré-definidos! E desenvolver a criatividade depende de oportunidades cada vez mais escassas no dia-a-dia das crianças. Se pensarmos: a televisão, os jogos de playstation, as aulas, os brinquedos de fábrica, não dão grande margem ao improviso. Tudo está feito ou deve ser feito de acordo com regras. São mais raras as oportunidades de imaginar...

Comentar

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
                                Working...
                                X