Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tertúlia das Cerejas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Tertúlia das Cerejas

    EliGee (03-11-2009)
    Lanuga (03-11-2009)Eli: Nem queria acreditar quando li que te "ficaste" com a resposta dessa médica. Tão persistente para a tua filha e tu????? Ai ai ai que levas tau-tau! Faxabô de ir ver isso!

    Tenho-me esquecido de perguntar: como está o teu marido? Recuperado a 100%?

    Outra: não é esta semana que vais com a F ao médico?
    Vou sim... e fazer a citologia que passou do prazo porque não consegui credencial a tempo (há 1 ano atrás) e ver da tiroide que a GO mandou ver há buéeeeeeeee!!!! ops:

    Não sei ainda quando vou com a F. ao medico. O meu homem tinha o trabalho todo engatado á espera dele e esta semana não sei como vai ser... vai daí que ainda não marquei! Recuperado não: parece o Dr. House, c'a muleta e a coxear e ainda tem o joelho inchado... acho que é normal haver inchaço até 6 semanas após a lesão...
    Ai se eu estivesse ao pé de ti... Vias-me a mim a torcer o nariz!!!

    Faça o favor de ir tratar disso Sô Dona Eliana! Ai que tenho de me zangar!

    Coitado do teu marido... Bem se for só o joelho inchado já não é mau...

    Comentar


    • RE: Tertúlia das Cerejas

      A minha mãe por vezes diz que sou muito exigente, mas eu já lhe disse milhentas vezes que a avó é ela e a mim cabe-me incutir as regras, logo não podemos lidar as duas da mesma forma com elas. Ex: Os meus pais têm piscina, e muitas vezes está frio mas o meu sobrinho está na água, eu não deixo, logo sou a má da fita, aliás, se estiver tempo encoberto e frio nem para a rua as deixo ir.



      Também tenta de vez enquando desautorizar-me, só que como boa refilona que sou digo logo " a mãe sou eu, eu é que sei!" ela não insiste muito, mas a diferença de educação entre nós e a nossa irmã... Bem ela basicamente não conhece o mecanismo de recompensa, porque tem sempre tudo apesar de ser péssima aluna e nem a cama dela fazer...Até para tomar banho (com 14 anos) tem de ir a minha mãe lavar o cabelo à menina, e é claro que a malta goza com a cena...



      Mas depois quando fala com alguém enche a boca para dizer que eu dou uma excelente educação às netas, que elas conhecem muito bem os limites, que se sabem comportar em qualquer lugar, que o meu pai até é todo esquisito mas levam-nas de férias. E que o meu sobrinho não vai porque é mais velho mas não se sabe comportar...



      Vai-se lá entender...


      Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
      Johann Wolfgang Von Goeth

      Comentar


      • RE: Tertúlia das Cerejas

        EliGee (03-11-2009)
        Caalex (03-11-2009)

        Trabalhei com uma rapariga que era do mais inseguro e um pouco incompetente (quer pessoal ou profissionalmente) que conheci, fiquei a saber que enquanto viveu com os pais nada do que ela fazia era suficientemente bom e muitas coisas eram sempre mal feitas aos olhos dos pais. Estes pais têm muito responsabilidade quanto à pessoa insegura que ela se tornou.


        ressalvo no teu testemunho o facto de falares em pais, plural.



        a minha mãe seeeeeeeempre (e ainda hoje) me criticou, nunca nada era suficiente ou bem feito, se aplaudia alguma coisa, logo vinha a crítica a galope: as minhas amigas eram sempre mal escolhidas, os namoros idem, as notas podiam ser melhores, era má com ela... enfim.



        Se há coisa que não tenho é uma auto-estima afectada!



        Mas e para veres que não discordo da tua postura...

        conheço uma menina de 13 anos que

        foi abandonada sozinha aos 2 anos, num barracão, com a irmã de 9 meses e foi encontrada dias mais tarde pela policia com sinais de maus tratos. Mãe e pai toxicodependentes.

        nessa altura foi entregue á avó com quem vive no maior conforto e carinho, rodeada de outros familiares (os pais desapareceram!) que a adoram.

        hoje é uma criança muito difícil, desafiadora, com atrasos no desenvolvimento cognitivo, meiga mas terrivelmente instavel, demasiado estranha...

        tinha 2 anos. quem diria que aos 2 anos já não vamos a tempo de desfazer o mal feito com um ser humano...




        Nem tudo é linear, felizmente. Depende da própria personalidade, do relacionamente que tens com outras pessoas, etc.

        No caso em particular que te falei, a atitude dos pais ia além da que descreveste da tua mãe. Tudo que fazia era mal, não a deixavam sair de casa, o pai era um ditador e a mãe vivia subjugada ao que o Sr. decidia e não era muito carinhosa com a filha.

        Tenho primas que tiveram um pai deste género, e uma delas é perfeitamente normal, a outra não é que não seja mas é revoltada, desafiadora,...





        Quanto ao caso da criança que falaste, não dizem que - salvo erro - os traços principais da personalidade da pessoa são desenvolvidos na 1ª infância?

        A história dessa criança é horrível, é horrível pensar que há pais que são capazes de atitudes assim...

        Comentar


        • RE: Tertúlia das Cerejas

          Bidusha (03-11-2009)A minha mãe por vezes diz que sou muito exigente, mas eu já lhe disse milhentas vezes que a avó é ela e a mim cabe-me incutir as regras, logo não podemos lidar as duas da mesma forma com elas. Ex: Os meus pais têm piscina, e muitas vezes está frio mas o meu sobrinho está na água, eu não deixo, logo sou a má da fita, aliás, se estiver tempo encoberto e frio nem para a rua as deixo ir.


          Fizeste-me lembrar Portugal! Se eu fizesse isso, as miúdas passavam 9 meses dentro de casa!!



          As coisas que ouço quando vou de férias a Portugal no Inverno: "está tanto frio para andar com as meninas cá fora!", "estão tão mal agasalhadas?", "vão ficar doentes"...





          Embora eu já não seja uma portuguesa típica (o frio e o ar livre fazem muito bem) ainda tenho de trabalhar muito para ter a mesma postura em relação às condições atmosféricas de algumas pessoas, principalmente dos nórdicos que cá andam!

          Comentar


          • RE: Tertúlia das Cerejas

            queria comentar aquilo do desmame. lá po casa acho q vou ter o mesmo problema com o meu, que nunca aceitou biberon!



            a rotina é sempra a mesma: banho, jantar, historinha, maminha e cama. e ainda acorda algumas vezes durante a noite a pedir mama, ou melhor nem chega a acordar é mais um rabujar.



            nunca pensei dar mama tanto tempo, até porque para mim nunca foi uma coisa prazeirosa como ouço tantas mãmãs dizerem (mas também não faço nenhum frete).

            neste momento penso dar até ele fazer um aninho, estou a precisar mesmo de uma noite seguida de sono, de um fim-de-semana (ou uma noite) a dois e das minhas maminhas de volta! e enquanto ele estiver dependente da mama não dá.



            durante o dia ele só pede se eu estiver c ele, de resto é só quando chego a casa ao fim da tarde e para dormir, mas ainda é muito (só ontem dei umas 5 vezes...).



            ah também tenho aqui uma carie levezinha a precisar de arranjo, mas o dentista só me arranja quando eu deixar de dar peito porque sem anestesia nada feito! [no parto nao precisei de epidural, agora p o dentinho quero anestesia!)


            [hr]

            Comentar


            • RE: Tertúlia das Cerejas

              [quote]mctc (03-11-2009)
              [b]



              Quando puder passo por aqui. Tenho hora marcada no meu "spa" especial hoje à tarde.




              espero que não tenhas muitas mais horas marcadas nesse spa!

              Comentar


              • RE: Tertúlia das Cerejas

                mctc (03-11-2009)

                Isso do positivismo tem dias... Uns dias melhor, outros dias pior... Digamos que estava a pensar passar o Verão de barriga e não com falta de cabelo mas são as partidas que a vida nos prega.

                Vi ontem este tópico e gostei muito. Fez-me lembrar aquelas tertúlias à antiga

                Quando puder passo por aqui. Tenho hora marcada no meu "spa" especial hoje à tarde.

                Beijos a todas


                :smooch:



                Passa sempre que puderes, acho que hoje não consegui trocar 2 palavras contigo... fica para mais logo ou amanhã! que aqui o tema nunca acaba!



                (Lany: sugestão - 2ª mudança no título do Topico - A Tertúlia das Cerejas!)

                Comentar


                • RE: Tertúlia das Cerejas

                  [quote]Caalex (03-11-2009)
                  mctc (03-11-2009)
                  [b]





                  Quando puder passo por aqui. Tenho hora marcada no meu "spa" especial hoje à tarde.




                  espero que não tenhas muitas mais horas marcadas nesse spa!


                  Acabam dia 13



                  A Tertúlia das Cerejas é um nome nuito giro
                  [hr]

                  Comentar


                  • RE: Tertúlia das Cerejas

                    Lanuga (03-11-2009)
                    Bidusha (03-11-2009)

                    Não sei se viram aquela reportagem acerca do ensino doméstico que deu na SIC, mas chocou-me imenso o facto de 2 pais lidarem com a filha de 9 anos como se de uma adulta se tratasse, depois diziam que tanto brincava como se debruçava sobre questões filosóficas como sentido da vida, os dos autores do "plano curricular" da miúda era Kant, entre outros filósofos...

                    Até posso estar a ser mazinha, mas uma criança com 9 anos não tem maturidade para compreender esse tipo de leitura. por algum motivo é que ela só é introduzida no 11º ano de escolaridade. Lá pelo meio pai lá disse que tanto ele como a mulher sofreram muito na escola, porque eram um pouco mais inteligentes e utilizavam uma linguagem mais "avançada", e não quiseram isso para a filha...

                    Não gosto de ver a Rafa armada em macaquinha aos saltos, muito menos se estou na rua, agora daí a querer que seja uma "mini me"...E é bem verdade que mais de metade das maldades que fazem é mesmo para chamar a atenção...

                    lanuga-a minha mãe utilizava essa expressão :lol: , aliás, ela tem umas expressões bem giras. Tinha uma bastante confusa:"tás aqui tás a levar um soquete que vais na moda" meu Deus...:lol:
                    Não vi a reportagem que falas e esse é um tema que a mim me aborrece sobremaneira.

                    Porque raio não deixamos as crianças serem crianças? Porque havemos de querer que sejam à nossa imagem? Porque raio havemos de querer que elas sejam o que nós não conseguimos ser (manequins, modelos)?

                    É algo que não consigo perceber e conceber...

                    E sobre expressões, não usava o "chego-te a roupa ao pêlo" ou mesmo o "dou-te o arroz"?


                    e pior meninas...



                    esses pais eram ambos psicologos



                    sabem a ideia com que fiquei?



                    estavam a fazer uma experiência pseudo-científica com a filha... que horror...

                    Comentar


                    • RE: Tertúlia das Cerejas

                      rubinha (03-11-2009)

                      Lembro-me de uma vez para aí com 17 anos, já não o via para aí desde os 12 e de ele me entrar pela loja onde eu trabalhava a dentro (e eu toda contente ainda a pensar que me vinha ver) e espetar-me um murro porque eu tinha "desdenhado" da sua actual... :w00t:




                      Eu queria comentar, mas nem sei como!

                      Comentar


                      • RE: Tertúlia das Cerejas

                        Caalex (03-11-2009)mctc era isto que queria escrever! Sou péssima com iniciais e com nº, troco sempre a ordem. Vi o teu tópico, e admiro o teu positivismo e força perante a adversidade.

                        Os castigos têm de ser aplicados com cara de má, voz decidida e manter a postura enquanto eles duram.

                        Não sei se a facto de os tempos serem outros, da vida ser difícil servem para justificar a forma como fomos educados. A minha mãe levou muita porradinha (e contudo sempre adorou o pai) e não quis aplicar esse modelo de educação comigo. Normalmente sabia como me levar com falinhas mansas, e eu já grandinha caía quase sempre. O meu pai tb. nunca foi muito de bater, lembro-me apenas de algumas vezes; mas tentava excercer a autoridade porque era o Pai, e isso nunca resultou comigo, eu fazia sempre o contrário do que ele esperava nem que fosse de propósito; e lembro-me de lhe deixar de falar porque queria que ele me pedisse desculpa! No entanto sempre o adorei e é muito bom pai.

                        Lanuga, uma mãe por mais problemas que tenha não pode dizer certas coisas aos filhos; tudo que nos é dito -sobretudo por aqueles que nós amamos - durante a infância e adolescência condicionam-nos para o melhor e para o pior.

                        Trabalhei com uma rapariga que era do mais inseguro e um pouco incompetente (quer pessoal ou profissionalmente) que conheci, fiquei a saber que enquanto viveu com os pais nada do que ela fazia era suficientemente bom e muitas coisas eram sempre mal feitas aos olhos dos pais. Estes pais têm muito responsabilidade quanto à pessoa insegura que ela se tornou.


                        Ena ena... tanto que escreveste! Andas-te a esmerar...



                        Sobre os "outros tempos, mais difíceis" a mim não me convence. Para nós também não é fácil. Há outros problemas e outras vantagens, que não haviam antigamente. Isso para mim não é desculpa. Temos, sim, como a tua mãe ter o discernimento, a capacidade de "inovar" na educação dos nossos filhos. Não é fazer porque também nos faziam a nós (e atenção que estou a falar quando já admiti que o facto de ter apanhado me possa ter influenciado com a educação que dei/dou À joana). Depois de falar convosco, mudei drasticamente na forma como o faço.

                        Concordo em pleno com o teu último parágrafo. Acredito que tenha sido pelo que passei que tenho a personalidade que tenho: no melhor e no pior. Por exemplo, no melhor: sou uma pessoa com discernimento, nada negativa, nem sofro por antecipação (o oposto da minha mãe). No pior: sou uma people pleaser - as pessoas que não me são próximas não consigo dizer o que penso, com medo de as magoar...

                        Vou-te/vos contar outra coisa: quando tinha 7 anos fui violada. Eram 3, apenas 1 conseguiu o que queria. Como morava numa aldeia toda a gente soube. Quando fui confrontada pelos meus pais, tive tanto medo que a minha mãe me batesse que lhes disse que não tinha sido eu, mas outra menina. E eles até viram o sangue nas minhas cuecas... Isto é educação? Espero conseguir que a minha filha me diga TUDO! Há coisas que me vão ser difíceis "assimilar" - a parte do sexo, por exemplo - mas eu quero saber tudo, ajudá-la em tudo

                        Bolas, os marretas estão mesmo atrofiados que já estou a chorar. Bolas!

                        Comentar


                        • RE: Tertúlia das Cerejas

                          EliGee (03-11-2009)
                          Lanuga (03-11-2009)
                          Bidusha (03-11-2009)



                          Não sei se viram aquela reportagem acerca do ensino doméstico que deu na SIC, mas chocou-me imenso o facto de 2 pais lidarem com a filha de 9 anos como se de uma adulta se tratasse, depois diziam que tanto brincava como se debruçava sobre questões filosóficas como sentido da vida, os dos autores do "plano curricular" da miúda era Kant, entre outros filósofos...



                          Até posso estar a ser mazinha, mas uma criança com 9 anos não tem maturidade para compreender esse tipo de leitura. por algum motivo é que ela só é introduzida no 11º ano de escolaridade. Lá pelo meio pai lá disse que tanto ele como a mulher sofreram muito na escola, porque eram um pouco mais inteligentes e utilizavam uma linguagem mais "avançada", e não quiseram isso para a filha...



                          Não gosto de ver a Rafa armada em macaquinha aos saltos, muito menos se estou na rua, agora daí a querer que seja uma "mini me"...E é bem verdade que mais de metade das maldades que fazem é mesmo para chamar a atenção...



                          lanuga-a minha mãe utilizava essa expressão :lol: , aliás, ela tem umas expressões bem giras. Tinha uma bastante confusa:"tás aqui tás a levar um soquete que vais na moda" meu Deus...:lol:


                          Não vi a reportagem que falas e esse é um tema que a mim me aborrece sobremaneira.



                          Porque raio não deixamos as crianças serem crianças? Porque havemos de querer que sejam à nossa imagem? Porque raio havemos de querer que elas sejam o que nós não conseguimos ser (manequins, modelos)?



                          É algo que não consigo perceber e conceber...



                          E sobre expressões, não usava o "chego-te a roupa ao pêlo" ou mesmo o "dou-te o arroz"?
                          e pior meninas...

                          esses pais eram ambos psicologos

                          sabem a ideia com que fiquei?

                          estavam a fazer uma experiência pseudo-científica com a filha... que horror...




                          A mãe psicóloga e o pai pedo-psiquiatra.

                          Comentar


                          • RE: Tertúlia das Cerejas

                            Caalex (03-11-2009)
                            Lanuga (03-11-2009)

                            Caalex: fizeste-nos falta. Nós a trabalhar e tu a passear... (fizeste muito bem!!!)

                            A I já está melhor? E diz mesmo Noddy Amarelo? A joana diz GOGUI

                            Fartei-me de rir a imaginar a S a puxar os cabelos da mana e a pedir desculpa (is escrever xacupa, mas isso não lhe pertence...)

                            E alguém se esqueceu de uma compressa após uma cesariana? Bolas! Ainda eu me queixava que tinham deixado o mano da Joana cá dentro de tão inchada que fiquei!!!!
                            A I. esta noite não tossiu, mas foi a única. Amamhã vai ser vista pelo pediatra da creche.

                            Sim diz "Noddy amarelho" acho que é por causa da música. Sabes que em FR o tipo chama-se "oui oui"!?~

                            Xacupa tem direitos de autor! O seu ao seu dono!


                            A dona do Xacupa chama o Noddy de Nony (parece um bocado fanhosa a miúda!) e não gosta particularmente dos desenhos animados. Ela gosta mesmo muito é do Noddy-Leitor-de-DVD!!!

                            Comentar


                            • RE: Tertúlia das Cerejas

                              EliGee (03-11-2009)
                              Lanuga (03-11-2009)
                              Bidusha (03-11-2009)rubinha, os meus pais também não tinham pachorra, mas a mentalidade (felizmente) mudou, quando vejo a minha mãe com as netas só penso: "quem te viu e quem te vê".
                              (vou meter a colher)

                              Ui! Podes crer.

                              No limite, a joana levar uma palmada é ouvir a minha mãe "ai não, coitadinha" "não faças isso". E isto dito pela senhora que perdia a cabeça na forma como batia: ora chapada, ora pontapé, ora com um prato de azeitonas (dos de barro).

                              Sobre o amarem-nos... Isso daria pano para mangas. Seguramente que os meus pais me/nos amavam. Mas a minha mãe tinha uma forma de demonstrar muito mázinha. Como a Caalex, disse ali para trás que não é salutar o ter medo. E eu tinha muito medo da minha mãe.

                              Quando o meu pai morreu ela chegou-e a dizer (eu nem tinha 13 anos) que me ia matar, depois matava os meus irmãos e a seguir matava-se a ela. Mesmo que se pense, não são coisas que se digam. Mas a minha mãe (a meu ver) sempre foi algo desequilibrada...
                              No fundo sentias/sentes o amor dela: caso contrário seria apenas má e nunca ponderarias a possibilidade de ter um desequilibrio emocional...

                              é isso que eu quero dizer

                              algumas atitudes dos pais podem ser graves e improprias e desrespeitadoras dos filhos... não se justificam. Ponto.

                              mas quando uma criança se sente amada não há a sensação de abandono, essa sim, terrivelmente mais devastadora e com muito mais consequencias a nível da saúde mental.
                              Ela fez-me passar por muito, amiga...

                              Boa ou má, ela é minha mãe e não a trocava.

                              Enquanto vivi debaixo do mesmo tecto que ela era insuportável (chegámo-nos a agredir fiscamente - e é algo que me envergonho)

                              Só depois de sair de casa é que nos começámos a dar bem

                              Comentar


                              • RE: Tertúlia das Cerejas

                                Caalex (03-11-2009)
                                rubinha (03-11-2009)

                                Lembro-me de uma vez para aí com 17 anos, já não o via para aí desde os 12 e de ele me entrar pela loja onde eu trabalhava a dentro (e eu toda contente ainda a pensar que me vinha ver) e espetar-me um murro porque eu tinha "desdenhado" da sua actual... :w00t:
                                Eu queria comentar, mas nem sei como!


                                Bem Caalex, eu nem sei se li e bloqueei se não li mesmo isso no comentario da doce Rubinha... fiquei minuscula...



                                oh querida Rubinha, que vida a tua amiga...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X